sexta-feira, 18 de junho de 2010

Atividade Complementar: Módulo 16 "Estatística Aplicada à Educação"

Após ler a primeira Unidade do módulo 16 "Estatística aplicada à Educação", assista o vídeo abaixo e poste aqui seu parecer sobre a importância de estudar estatística.

58 comentários:

Unknown disse...

A palavra "estatística" significou por muito tempo "ciência dos negócios do Estado". Os que governavam, sentindo necessidade de informações, organizavam departamentos que tinham a responsabilidade de fazer essas investigações.
As sociedades modernas acumulam grande quantidade de dados numéricos relativos a eventos sociais, econômicos, científicos, esportivos, educacionais, etc.
Desse modo, notamos que o uso da pesquisa é bastante comum nas várias atividades humanas e a disciplina "Estatística Aplicada à Educação" tem por objetivo, fornecer subsídios aos cursistas, que o auxiliem em sua carreira profissional, desenvolvendo-lhe a capacidade de utilizar os diversos métodos estatísticos e raciocínio necessário à interpretação e análise de pesquisas na área em que atua.

Cursista: Suellen Aparecida Vinci Carlos
Tutora: Rosangela

Anônimo disse...

Tenho certeza que vou enriquecer muito o meu conhecimento, estudando este modulo 16, que nos ensina sobre estatística, poderei aperfeiçoar o que já conheço e aprender novas idéias de como fazer e aplicar a estatística, não só no campo de trabalho, como também no nosso dia a dia.

Ronaldo B. Oliveira
Profuncionário - 3ª turma
Tutora: Valéria Geraldelli
22/06/10 90:50

Anônimo disse...

Sei que apesar de encontrar um pouco de difilcldade em respeito a essa conteudo acredito que vai enriquecer e muito o meu conhecimento preciso apenas reelembrar, sei que vou gostar muito do que vem pela frente este conteudo só tem a contribuir com o meu aprendizadoe ajudar nas atividades diárias.

Aparecida P. de Souza
Tutora Auxiliadora

francisco marques de brito disse...

PARECER SOBRE ESTÁTISTICA

A ESTATISTICA É UTILIZADA DESDE OS TEMPOS DOS FARAÓS DO EGITO ANTIGO, CERCA DE 4000 ANOS A.C, ERA UTILIZADA PARA CONTAR PRISIONEIROS DE GUERRA E NO MAPEAAMENTO DOS TERRIÓRIOS CONQUISTADOS, NA INGLATERRA E NA INDIA ERA UTILIZADA NO CONTROLE DAS TAXAS DE NATALIDADE E MORTALIDADE, APARTIR DO SÉCULO XIII A ESTATISTICA FOI DESCRITIVA E APARTIR DO SÉCULO XX PASSOU A SER UTILIZADA NAS GRANDES ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS, ESPECIALMENTE NO JAPÃO, NO CONTROLE DA ECONOMIA E AUMENTO DA PRODUTIVIDADE., É ALARGAMENTE UTILIZADA NA INTERPRETAÇÃO DOS FENÔMENOS E NA INTERPRETAÇÃO DOS MESMOS.
CURSITAS: DILMA PEREIRA DE AURÉLIO E
FRANCISCO MARQUES DE BRITO
EE. JOSÉ MAMEDE DE AQUINO

Ana Claudia disse...

Estatística, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações. ela remonta à antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos.

Ana Claudia
Tutora Ivina

Anônimo disse...

A estatística e utilizada desde o começo dos tempo, e de suma importância na nossa vida hoje com ela podem projetar, prever, analizar dados para ser usado futuramente com precisão.

Unknown disse...

Acredito que este modulo vai facilitar muitas coisas no meu dia a dia, mesmo por que usamos a "dita" estatistica em casa, na rua ou no trabalho, acho que vou gostar. Até os proximos graficos.

Anônimo disse...

No mundo atual, com o grande crescimento da população, torna-se de suma importância o estudo da estatística devido ao uso frequente da mesma para mensurar, explicar e analisar muitas situações.
O conhecimento sobre estatística torna-se necessário para todos, uns para analisarem situações nas pesquisas e outros para compreenderem os resultados dessas pesquisas.
Com tantos avanços, a estatística está presente no nosso dia a dia em diferentes situações onde através de amostras de dados, chega-se a resultados de grandes problemas, proporcionando a possibilidade de rápida solução dos mesmos.
Cursista: Maridalva Amorim
Tutora: Rosângela

SILVANA disse...

Entendo que Estatística extrai informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam e considero necessário o estudo da mesma porque fazemos diversas vezes durante o ano a busca de dados solicitados pela SED.
Cursista: SILVANA DE ALMEIDA PEREIRA
Tutora: ROSÂNGELA BAIRD

Marcia disse...

Como na vida, vive-se rodeado de incertezas. Ou seja, são elas que movem a curiosidade, consequentemente, engendram as veredas do saber. Tal e qual são os conceitos estatísticos que, além de possibilitar e facilitar a leitura e a compreensão da realidade, permitem estimar tais incertezas.
Cursista: Marcia P. Gomes
Tutora: Valéria

Nilma Silva disse...

A estatística é utilizada desde os tempos antigos até hoje para organizar, calcular e expressar quantidades. Apesar de ter um pouco de dificuldade para entender sobre estatísitca, sei que vou aproveitar e aprender muito neste módulo.
Cursista: Nilma Pereira da Silva de Freitas
Tutora: Valéria

Soraia disse...

A estatistica no cotidiano escola é uma ferramenta indispensavel para
tragar de forma objetiva os rumos que serão tomados dentro da instituição, tanto no ambito Curricular como na Gestão Escolar. Este trabalho tem a intenção de exemplificar algumas das aplicações da estatisitca na escola.

Cursista: Soraia
Tutora: Rosangela

cida colombo disse...

Cida Colombo
A Estatística oferece informações importantes através dos dados coletados para que possamos através deles buscar soluções para as situações problemas que se apresentam.
Cursista: MªApda Americo Colombo
Tutora: ROSÂNGELA BAIRD

Anônimo disse...

A HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA ESTA PRESENTE EM NOSSA VIDA DESDE OS GREGOS COM OS ESTUDOS DA MATEMÁTICA ONDE OS CALCULOS ERAM MENSURADOS POR MEIO DA ESTATISTICA COM COLETA DOS DADOS, ANALISE E MENSURAÇÃO DOS MESMOS E ASSIM DETECTADOS OS PROBLEMAS PARA A TOMADA DE DECISÃO APROPRIADA.

CURSISTA: DOUGLAS MARQUES
TUTORA: ROSANGELA

acilda disse...

Profuncionario
QUARTA-FEIRA, 21 DE JULHO DE 2010
Acilda disse...
Estatistica é a mais perfeita tecnica de organização é a ciência que estuda a matematica em seu contexto geral,é através da estatistica que coletamos dados e analisamos situações e problemas em nosso dia a dia.Assim tomando decisões apropriadas para os mesmos.
PROFUNCIONARIO 2010/ACILDA TUTORA VALERIA

JANETE DOS rEIS disse...

Nesse video´podemos afirmar aquilo que tivemos nos encontros sobre estatística. As atividades nos remete a conhecementos que nem lembravamos mais. Por isso que vale a pena participar desse curso

Unknown disse...

A estatística,é a relização de uma pesquisa que envolve muitas etapas, eu vou aprender muita com ela, para o meu dia a dia. o video esta muito bom.
Graziela
Tutora Rosãngela

Anônimo disse...

No meu entendimento - A importância de estudar estatística vai alem dos números, uma vez que a Estatística é uma ferramenta multidisciplinar, onde os conceitos estatísticos têm exercido profunda influência na maioria dos campos do conhecimento humano. As informações estatísticas são concisas, específicas e eficazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão. Na educação é uma ferramenta indispensável para traçar de forma objetiva os rumos que serão tomados dentro de uma Instituição Escolar, tanto no âmbito curricular, como na gestão escolar, onde a Estatística fornece dados para a tomada de decisões quanto aos rumos que devem ser seguidos a fim de melhorar o processo escolar como um todo. Administrativamente a Estatística é usada na gestão escolar, pelo diretor, coordenador, assistentes administrativos, através de tópicos estatísticos como: índices de repetência e evasão, densidade escolar, média geral das turmas.
Adozinda F Viegas
Profuncionário - 3ª Turma
Tutora: Valéria

Anônimo disse...

Muito utilizada nos dias atuais, a estatística é uma parte da matemática que fornece, meios para coletar, analisar e interpretar dados. Surgiu a mais de 4000 anos a.c., devido a necessidade de fazer registros de pessoas. Os faraós já utilizava a estatística para contar seus escravos.
Aparecida Lemes
Profuncionário - 3ª Turma
Tutora: Auxiliadora

Jaira disse...

A estatística e utilizada desde o começo dos tempos, e de muito importante na nossa vida, hoje com ela podem projetar, prever, analisar dados para ser usado futuramente com precisão.
Jaira Leite
Profuncionário 3ª turma

Izabel disse...

Como vimos a estatística é a ciência das probabilidades, permite fazer previsões sobre algo, ou seja, fazer um estudo a partir de uma amostragem significativa.
A importância que os conhecimentos estatísticos tem na vida de qualquer indivíduo é tão significativa e natural.
E já que a matemática e conseqüentemente a estatística faz parte do nosso cotidiano, a escola não escapa do rol de locais propícios para a atuação dessa ciência.
Então vamos lá para esse desafio: Transformar dados em informação.
Cursista: Izabel
Tutora: Valéria

Unknown disse...

Achei interessante e relevante os vídeos da história da Estatística, pois enriquece o nosso aprendizado
Cursista:Nice
Tutora: Valéria

Anônimo disse...

A Estatistica é necessária para o nosso dia a dia, é a maneira mais prática e clara para passarmos dados que muitas vezes apenas na forma de levantamentos de dados em números não é tão esclarecedor, e jogando nos gráficos temos uma visão clara dos mesmos dados, por isso é importante saber como fazer.
cursista: Vânia
tutora: Auxiliadora

Anônimo disse...

"Estatística Aplicada à Educação" tem por objetivo utilizar os diversos métodos estatísticos,raciocínio necessário a interpretação e análise de pesquisa na aréa da Educação, a ser realizada a coleta de dados, e processamento das informações.

Cursista:Maristela
Tutora: Maria Auxiliadora

MARCIO LUIZ disse...

bom eu aprendi um pouco arespeito desta ciencia e gostei e acho que ,devemos nos interessar um pouco mais e a equipe do profuncinarios esta de parabens mesmo valeu. Um abraço atodas e todos fiquem com Deus .

Anônimo disse...

A estatística tem como meio os dados
Cursista
T

neuza disse...

Eu, como funcionária da secretaria, passaria o problema para a secretária geral e esta por sua vez passaria para a Direção.
Quanto a entrega de notas, deveria ser entregue na reunião com os pais e professores, para não tumultuar a janela da secretaria.
Tutora- Ivina
Cursista- Neuza

Anônimo disse...

A importância do estudo da Estatística prende-se com o fato de que hoje em dia, para ler um simples jornal é necessário entender a linguagem dos números. Até mesmo nos documentos oficiais que no cotidiano estamos usando na escola aparecem muitas informações expressas em números e que é necessário entendê-las.

Cursista:Nariman
Tutora: Auxiliadora

Anônimo disse...

Atividade Complementar do módulo 16.

A estatistica é importante porque é através dela que sabemos dos dados feitos para o levantamento em vários campos atuantes da sociedade.

Tutota: Auxiliadora
Cursista: Zélia

CELIA ROSELI disse...

USAMOS A ESTATISTA DIARIAMENTE, NOS LEVANTAMENTOS DE DADOS COMO: NOTAS, FALTAS,ETC...
A PRINCIPIO PARECE UM BICHO DE SETE CABEÇAS...MAS É TAO ESSENCIAL QUANTO O AR QUE RESPIRAMOS.
TUTORA IVINA

Anônimo disse...

A importância do estudo da Estatística prende-se com o fato de que hoje em dia, para ler um simples jornal é necessário entender a linguagem dos números. Até mesmo nos documentos oficiais aparecem muitas informações expressas em números e é necessário entendê-las.
Um funcionário administrativo tem de saber interpretar um despacho um decreto etc… A estatística passou a ser usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica.
Cusista: Marta Vandes
Tutora : Auxiliadora

Anônimo disse...

A importância do estudo da Estatística prende-se com o fato de que hoje em dia, para ler um simples jornal é indispensável perceber a linguagem dos números. Até mesmo nos documentos oficiais aparecem muitas informações divulgadas em números e é necessário entendê-las.
Um cidadão mediamente o letrado tem de saber interpretar as diversas formas de comunicação entre elas a leitura de gráficos, tabelas, etc
Cursista:Nariman
Tutora: Auxiliadora

Eudalia disse...

A estatística é comum nas mais diversas atividades, como: agricultura, comércio, economia, educação e muitas outras; apresentando análise de dados e formulando soluções apropriadas, baseadas em tais análises.
Tutora: Maria Auxiliadora.
Cursista: Eudalia.

Cátia Regina disse...

neste módulo percebi como é importante saber um pouco de estatistica pois é uma ferramenta muito útil que auxilia no planejamento, nas pesquisas de diversas áreas de conhecimento facilitando a tratamento, a analise e interpretação dos dados coletados.
cursista: Cátia Regina
Prof. Valéria

edimir disse...

Percebe-se que a estatística o uma descoberta por necessidade, o que seria do hoje sem ela. A estatística é a base para a economia do mundo.

edimir disse...

Percebe-se que a estatística foi uma descoberta por necessidade, o que seria do hoje sem ela. A estatística é a base para a economia do mundo.

Edna (tutora Auxiliadora) disse...

È comum nos deparmos com dados como:
- 16% dos eleitores votaram em branco no segundo turno.
- o total de feriados no calendário escolar corresponde a 3% do total das aulas válidas.
Isso nos parece totalmente superficial mas, a partir do estudo da estatistica verificamos que há todo um trabalho de coleta de dados, distribuição dos mesmos e conclusão que levará a compreensão dos dados informados.

Clarice disse...

A estatística utiliza-se através das teorias probabilísticas para explicar a frequência de fenómenos e para possibilitar a previsão desses fenómenos no futuro.

Cursista: Clarice Lopes Fernandes Cáceres

Tutora: Auxiliadora

Cleuza disse...

A importância dos conhecimentos de estatística reside no esforço do homem para melhor compreender o mundo, tanto do ponto de vista físico como social. Na sociedade científica, da qual fazemos parte atualmente, a investigação é parte essencial do nosso trabalho diário.
Cursista: Cleuza M. e Silva
Tutora : Auxiliadora

Simone disse...

A estatística foi criada para nos ajudar a trabalhar com os numeros e com dados específicos,ela permiti que planejemos trabalhos e atividades com mais perfeição e êxito.
No meu trabalho dentro da secretaria escolar a estatística é muito utilizada ela é de suma importancia para a realização do Censo Escolar e de outras atividades.

Cursista:Simone Amorim
Tutora:Maria Auxiliadora

Simone disse...

A estatística tem papel fundamental na educação ela vem trazendo mais organização e ajudando no planejamento de atividades escolar e adminstração escolar.No meu local de trabalho a estatística aparece principalmente no Censo Escolar.

Cursista: Simone Amorim
Tutora: Maria Auxiliadora

Jairo disse...

A importância do estudo da Estatística prende-se com o facto de que hoje em dia, para ler um simples jornal é necessário entender a linguagem dos números. Até mesmo nos documentos oficiais aparecem muitas informações expressas em números e é necessário entendê-las.

Cursista: Jairo de S. Freitas
Tutora: Auxiliadora

Joana Cruz disse...

Estatística é um conjunto de técnicas de pesquisa de coleta de dados.Analisar para projetar, prever para ser futuramente usado com precisão.
tutora ivina

Elaine Leão disse...

Atualmente vivemos rodeados por uma quantidade de informações tão grande que não podemos
deixar de pensar o quanto a Estatística nos é útil e o quanto esta ciência vem configurando-se como
uma das competências mais importantes para quem precisa tomar decisões.



Elaine Leão

jairo disse...

ESTATÍSTICA APLICADA Á EDUCAÇÃO
Estatística, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações. Ela remonta à antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos.
Cursista: Jairo de S. Freitas
Tutora: Auxiliadora

Eliete disse...

A Estatística é usada desde os primórdios dos tempos, sendo de fundamental importância para os dias atuais. É através dela que o governo pode medir a quantidade de atendimentos públicos e verificar a qualidade dos serviçõs prestados. O nosso trabalho na secretaria lida o tempo todo com a estatística, temos que informar quase que diariamente os números de alunos, quantos aprovados, reprovados, transferidos e assim por diante.
Tutora: Valéria

Vera disse...

Estatística é a ciência das probabilidades, através dela podemos prever números atuais de algo, e através disso resolver problemas antes deles aparecerem, é muito importante a estatística em todas situações existentes no mundo uma vez que ela tranforma dados em informações que permitirão acões futuras para todos. Como na educação, através estatística prevêem a quantidade de livros a ser distribuido por escola, verbas, indice do desenvolvimento dos alunos e outras informações necessárias para os governos ivestirem no setor educacional.
Cursista:Vera
Tutora: Valéria

Abadia disse...

Estudar esttística para mim sempre foi muito complicado, pois matmática nunca foi o meu forte. Mas foi ótimo esse módulo, eu consegui desenvolver bem as atividades e até descobri que o bicho não é tão feio como se pinta. Foi ótimo, muito enriquecedor.

Cursista: Abadia
Tutora: Valéria

GISLENE disse...

A estistica faz parte da nossa vida, seja ela nas ações mais simples como no orçamento familiar ou mesmo no desenvolvimento de um pais como o nosso.

Tutora: Valeria

GISLENE disse...

GISLENE disse...
A estatística faz parte da nossa vida, seja ela nas ações mais simples como no orçamento familiar ou mesmo no desenvolvimento de um pais como a nossa.

Tutora: Valeria
1 de março de 2011 18:20

norma disse...

NORMA disse...

A estatistica é uma ferramenta muito
útil que auxilia no planejamento, nas pesquisas de diversas áreas de conhecimento facilitando a tratamento, a analise e interpretação dos dados coletados.
Cursista : Norma
Tutora : Valéria.

Anônimo disse...

O MAIS INTERESSANTE NA ESTATÍSTICA É O FATO DELA PODER TRAZER ATRAVÉS DE EM APENAS UMA FOLHA DE PAPEL SE TER A ANÁLISE DE TODA A REALIDADE DE UMA NAÇÃO EM UMA DETERMINADA REALIDADE, COMO O NUMERO DE MATRICULADOS NO ENSINO FUDAMENTAL.
O CONHECIMENTO DAS FERRAMENTAS, MÉTODOS ESTATÍTICOS FIZERAM COM QUE NAÇÕES PUDESSEM SE DESENVOLVER E CRESCER, COM ESSE RESUMO DE INFORMAÇÕES SE É CAPAZ DE ANALISAR, VERFICAR REALIDADES, PLANEJAR E AVALIAR TOMADAS DE DECISOES, VERIFICAR SEUS IMPACTOS E PROCURAR SOLUÇÕES, TUDO SEM MESMO MECHER NA REALIDADE, ISSO QUER DIZER ANTES DE SE FAZER QUALQUER COISA PODE-SE PREVER SEUS RESULTADOS, IMAGINEM NAÇÕES COMO A EGIPCIA SEM NENHUM COMPUTADOR?
COMO ADMINISTRAR A NAÇÃO, AS GUERRAS, AS PROVISOES, AS CONTIGENCIAS? DESDE NOSSOS PRIMORDIOS ELA TEM SIDO E É FUNDAMENTAL PARA NOSSA VIDA OFISSIONALE PESSOAL.

TUTORA: VALERIA
CURSISTA: ERNANDES

Anônimo disse...

A utilização da estatística é usada desde os antigos sem que eles se dessem conta do que se tratava. Nos dias de hoje ela é de suma importância em todos os setores de nossas vidas; nos setores público e privado ela é importante porque é onde se pode verificar como está o andamento, onde há falhas, e com isso reorganizar para melhorar.
Cursista: Simari
Tutora: Valéria

Anônimo disse...

Usada desdo os tempos primórdios, a Estatística tem papel fundamental na educação e em nosso dia dia, através dela podemos nos organizar, planejar e desenvolver nossos trabalhos com rapidez e eficácia.
Simone Raquel
Tutora: Auxiliadora

Zuleide disse...

Estatistica é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envlove o planejamento e coleta qualificada dos dados.
cursista Zuleide
Tutora Maria Auxiliadora

astrid disse...

Nesse módulo estatística,retrata bem o nosso trabalho na secretaria, com levantamento de dados,resultados finais das notas dos alunos.
cursista:Astrid Pantoja das Neves
tutora: Váleira

ELIANE-TUTORA IVINA disse...

Bem, naturalmente, a Estatística como qualquer outra ciência,
eu suponho, aplica-se à educação, na medida em que lidamos
com grandes quantidades. A despeito do que possa ser considerado
grande quantidade, não restam dúvidas quanto à sua
fértil aplicação no campo educacional, como ferramenta para
a formulação de planos, programas e projetos nos sistemas
de ensino, bem como, no interior da própria escola.

Luzia disse...

A estasticas e muito importanta na vida dos profissionais de diversas areas para a realização de levantamento de dados e interfer quando necessário.