terça-feira, 5 de outubro de 2010

ATIVIDADE COMPLEMENTAR - Módulo 11 - Leia o texto abaixo e faça uma reflexão, de como se dá a participação democrática em sua comunidade escolar.

Gestão democrática traz em si a necessidade de uma postura democrática. Essa postura introduz a educação e o ensino, onde o poder público, o coletivo, juntos estarão sintonizados para garantir a qualidade do processo educativo. A gestão democrática na escola é um processo de construção da cidadania emancipada. Para tanto são quatro os elementos indispensáveis: Participação, pluralismo, autonomia e transparência. Mais há quem não aplique esses elementos e se considere gestor democrático e efetivo na classificação. Um fator muito claro que influencia todo o sucesso da gestão democrática e sua eficácia é a consolidação do conselho escolar. O conselho escolar, entre outros mecanismos, tem papel decisivo da gestão democrática na escola, se for utilizado como instrumento comprometido com a construção de uma escola cidadã.

119 comentários:

Patricia Paniagua Cardoso disse...

Campo Grande,05 de outubro de 2010.
Na escola onde trabalho temos a participação de todos os segmentos para tomada de decisões; desde alimentação até compra de materiais didáticos.O nosso diretor realmente é democrático em sua atitudes , não ficando apenas no papel. Tutora Valéria

angela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
angela disse...

Na escola o Conselho Escolar é representado por pais, estudantes, professores, funcionários não docentes, membros da comunidade local e o diretor da escola.
Cabe ao Conselho Escolar cuidar da manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino.
Tutora- IVINA
Cursita- ANGELA MARIA

Mª Helena disse...

Não há democracia na escola nem participação sem o Conselho Escolar, pois nele estão representados cada segmento da comunidade...


Mª Helena
Tutora: Valéria

Maria Eglantine disse...

O Conselho Escolar tem sido um instrumento para consolidação da gestão democrática. Alguns funcionários são membros do Conselho e junto com a comunidade escolar participam das tomadas de decisões da organização escolar.
Cursista: Maria Eglantine
Tutora: Ivina

Mirian disse...

Na escola em que trabalho, a gestão democratica e um processo no qual estamos todos aprendendo a caminhar, com falhas e acertos, o colegiado escolar, formado com a participação de cada membro dos segmentos existentes na escola, os quais foram eleitos, fato esse que concretiza o inicio da democracia na escola, mas ainda falta um compromisso maior na participação de todos e um grau maior de autonomia, para que a democracia saia mesmo do papel
Tutora: Ivina
Cursista: Mirian

Eudalia disse...

Para que a escola tenha um bom desempenho de suas atividades, é necessário que sua gestão seja de forma democrática, ou seja, que todos participem das atividades desenvolvidas na instituição, que estejam interados de tudo que ali acontece, mesmo que essas atividades não se refiram a sua função. É necessária a interação de todos, pais, alunos e funcionários, para que o ensino e a educação seja referência na unidade de ensino.
Abraços a todos os colegas.
Eudalia / cursita.
Tutora: Maria Auxiliadora.

Anônimo disse...

Não há democracia sem a participação coletiva.O Conselho Escolhar onde trabalho é formado por funcionários administrativos, diretora, professores,alunos,pais de alunos e membros da nossa comunidade, o conselho tem grande influêcia para uma gestão democrática, eficiente, transparente, nas decisões a serem tomadas com relação a manutenção da escola, aquisições de materiais, alimentos, materiais pedagógicos, nas áreas de administração e finanças.Com a participação e contribuição de todos, temos uma educação de qualidade.
Tutora: Ivina
Cursista: Joseane

Unknown disse...

A nossa escola, todos trabalham para participação democrática,com o bom envolvimento de todos segmentos: família, comunidade e equipe escolar. A realização de ações a curto, médio e longo prazo, de forma coletiva, atendendo a necessidade da comunidade. Planejamento, trabalho em equipe. Discussão, reflexão e dialogo sobre a linha de ação o que fazer.
Cursista: Graziela.
Tutora: Valéria.

Priscilla disse...

O conselho escolar é realmente um mecanismo democratico da escola, sendo contituido por um representante de cada setor interessado, tomando decisões que beneficiam a todos, demonstrando assim que a democracia funciona na construção de uma escola cidadã .

Cursista Priscilla
Tutora Ivina

celia roseli disse...

uma gestão democrática é construida com a participação e envolvimento de todos os seguimentos escolares.
Faço parte de uma escola que caminha para o seu melhor tempo, onde a qualidade, o humano e tecnologia somandos forma uma dupla embativel.
tutora IVINA

Maria Lúcia disse...

O Conselho Escolar é necessário para que haja a democracia na escola, ele é formado por componentes de cada segmento da escola: aluno, pais, professor, funcionário administrativo e diretor.
Ele é responsável por tomar decisões juntamente com a direção escolar, sejam decisões financeiras ou pedagógicas.
Tutora: Ivina
Cursista: Maria Lúcia

Anônimo disse...

CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS SOLIDÁRIA E DE UMA ESCOLA MAIS DEMOCRÁTICA. PARA QUE ISSO ACONTEÇA, DEVEMOS NOS IMPORTAR COM O QUE PREPARAMOS PARA SER APLICADO NELA.

Anônimo disse...

CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS SOLIDÁRIA E DE UMA ESCOLA MAIS DEMOCRÁTICA. PARA QUE ISSO ACONTEÇA, DEVEMOS NOS IMPORTAR COM O QUE PREPARAMOS PARA SER APLICADO NELA.
TUTORA: AUXILIADORA
CURSISTA:SANDRA
6 de outubro de 2010 13:54

Anônimo disse...

Na minha escola há participação do Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres nas decisões a serem tomadas, principalmente na utilização dos recursos financeiros recebidos pela escola.Isso é gestão democrática.
Cursista: Dalzenir
Tutora: Auxiliadora

Tereza Cristina disse...

Na escola que estou a gestão não é tão democrática assim não, as decisões na maioria são tomadas pela direção e apenas pelo presidente do colegiado, apesar de termos todos os segmentos representados, nas reuniões as opiniões são até ouvidas mas as decisões são sempre deles.
Tutora Ivina

Anônimo disse...

Realmente, o Conselho Escolar, entre outros mecanismos, tem papel decisivo da gestão democrática na escola, mas só tornará efetiva a partir de um processo que visa desenvolver condições para favorecer o processo democrático no cotidiano da escola. Para garantir a democracia exige-se a participação popular, a presença e intervenção ativa de todos. Não vale estar presente e somente ouvir e/ou consentir, é preciso aprender a questionar e a interferir. Exercendo verdadeiramente a cidadania, a população – pais, mães, alunos, professores, gestores e pessoal administrativo –, devem ser capazes de superar a tutela do poder estatal e de aprender a reinvidicar, planejar, decidir, cobrar e acompanhar ações concretas em benefício da comunidade escolar pois, “só participa efetivamente quem efetivamente exerce a democracia”. (Antunes, 2002, p. 98)

Tutora: Valéria
Cursista: Adozinda

Irlene disse...

Na escola em que trabalho, existe um Conselho Escolar muito atuante, fazendo assim com que todos os segmentos: Pais, Alunos, Professores e funcionários ajudem a Direção na tomada de decisões. Sendo assim temos uma Gestão bastante Democrática.

Cursista: Irlene
Tutora: Ivina

cida colombo disse...

Cida Colombo diz:
O conselho escolar é realmente um mecanismo democrático da escola, contituido em 2009 em nossa escola por um representante de cada segmento que esperamos definam caminhos para tomar decisões administrativas, financeira e político-pedagógicas condizentes com as necessidades e potencialidades da escola.
Estamos na expectativa!!!
Tutora : Maria Auxiliadora
Cursista: Cida Colombo

Moacir disse...

No mundo atual em que vivemos a democracia deve estar presente em todos os aspectos e setores de nossas vidas haja visto que vivemos em um país dito democrático. No entanto como diz no texto que lemos anteriormente, nem sempre a democracia é aplicada ou vivida no nosso cotidiano. Muito há o que se fazer ainda para que a democracia propriamente dita seja exercida e respeitada, principalmente no meio escolar!...

Suellen Vinci disse...

A Gestão Democrática se dá de forma que possibilite a participação e transparência, porém há muito que se fazer para que a democracia propriamente dita seja exercida e respeitada, principalmente no meio escolar.

Marcílio Teixeira Arante disse...

Na comunidade escolar em que eu trabalho, a participação democrática é um processo de construção da cidadania emancipada. Para tanto é parte primordial desse processo democrático, os quatros elementos especificados na unidade 2; participação, pluralismo, autonomia e transparência. O Conselho Escolar e a APM entre outros mecanismos, tem o papel decisivo na gestão democrática da escola. E assim constitui-se como órgãos representativos da comunidade escolar local, atuando em sintonia com a administração da escola e definindo caminhos para tomar decisões administrativas, financeiras e político-pedagógicas em conformidade com as necessidades e potencialidades da escola.

TUTORA: IVINA
CURSISTA: MARCÍLIO T. ARANTE

edinalva disse...

A escola democrática prevista na LDB desde 1996, ainda está caminhando para sua real efetivação, felizmente há escolas com bons gestores que pensam coletivamente e buscam a participação da comunidade escolar, que estão aberto a sugestões e se comprometem com a melhoria do ensino. No entanto, infelizmente há muitos gestores que fazem a democracia só no papel; na escola é ele que decide tudo e a comunidade escolar acaba virando platéia.

Tutora: Ivina

Ana Claudia disse...

A participação democrática na escola em que trabalho, acontece principalmente através do Conselho por exemplo em assuntos financeiros, melhoria da escola, etc. Os pais tambem participam tambem com opiniões através do facil acesso a nossa Dieretora que está sempre pronta para ouvir e acatar as informações.

Ana Claudia disse...

A participação democrática na escola em que trabalho, acontece principalmente através do Conselho por exemplo em assuntos financeiros, melhoria da escola, etc. Os pais tambem participam tambem com opiniões através do facil acesso a nossa Dieretora que está sempre pronta para ouvir e acatar as informações.

Tutora Ivina
Cursista Ana Claudia

Cris Oliveira disse...

Primeiramente, torna-se válido informar,que para a formação do Conselho Escolar, ou seja: a cada processo de escolha dos representantes de diversos segmentos, há uma grande dificuldade em encontrar servidores interessados a candidatura. É preciso que diretora e secretária invertenham no sentido de convencimento. Após constituído o Conselhor Escolar a diretora trata, decidi e depois apresenta as questões administrativas e pedagógicas aos representantes do referido Conselho. Entende-se que a dinâmica da escola depende de decisões, muitas vezes, emergenciais e até mesmo em cumprimento de um plano maior.Então, compreende-se o posicionamento solitário da figura do gestor, onde não se tem tempo hábil para aguardar "boa vontade" de alguns. Portanto, na unidade educacional que trabalho não há uma participação efetiva e espontânea do grupo resultando em entraves que impedem o exercício da gestão democrática.
Cursista: Cris Oliveira
Tutora: Valéria Geraldelli

Naurelino disse...

Esta palavra,democracia, está em moda desde 1988 quando a nossa constituição atual, "cidadã", foi promulgada. Para que se faça faler temos que estar incluidos no processo administrativo e pedagógico, saber as leis (LDB,CF)e querer participar das discuções e decisões.
Quando são escolhidos os representantes que irão compor o conselho escolar, devemos escolher aqueles que realmente estão interassados em participar de todo o contexto deste cargo para que faça faler a gestão democrática. A importância do conselho escolar deve ser divulgada para toda a comunidade escolar, para que esta participe mais das discuções principalmente na parte financeira e pedagógica.
cursista:Naurelino
tutora:Valéria

doraci disse...

Através do conselho escolar passa a participar ativamente do processo educativo para tomar decisões dar liberdade e autonomia para que, de forma cada participante possa opinar e expor sua idéias é a democracia!!!!!

Tutora: Ívina
Cursista: Doraci

Edmundo disse...

De fato, um Conselho Escolar sólido e eficiente é de fundamental importância para assumir a luta pela efetivação do direito à educação no âmbito de suas atribuições. Ou seja, lutar pela garantia do acesso à escola, na educação infantil, ensino fundamental e no ensino médio, e para efetuar a melhoria do processo ensino – aprendizagem daqueles que estão na escola.

Anônimo disse...

Na maioria das escolas a gestão não é tão democrática, as decisões são tomadas apenas pela direção. Mesmo após a criação dos conselhos escolares e todo os segmentos serem representados ali, ainda não há espaço para a tomada de decisões junto a direção. Espero que a democratização realmente ocorra onde trabalho.
Tutora: Maria Auxiliadora
Cursiata: Elineuda

Anônimo disse...

Na escola onde trabalho, falta mais democracia, e para haver democracia é necessário que todos participem das atividades desenvolvidas, é necessário a integração de pais, alunos, funcionários, professores, coordenação, direção e de um colegiado escolar mais ativo e eficaz, para que a educação sai fortalecida. Tem que haver participação, pluralismo, autonomia e transparência, para que se possa dizer que há democracia.

Cursista: Ronaldo
Tutora: Valéria

Ronaldo disse...

Na escola onde trabalho, falta mais democracia, e para haver democracia é necessário que todos participem das atividades desenvolvidas, é necessário a integração de pais, alunos, funcionários, professores, coordenação, direção e de um colegiado escolar mais ativo e eficaz, para que a educação sai fortalecida. Tem que haver participação, pluralismo, autonomia e transparência, para que se possa dizer que há democracia.

Cursista: Ronaldo
Tutora: Valéria

Anônimo disse...

É muito importante a participação do conselho escolar, não só para manter a tranparencia , mas também para se fazer presente a participação dos pais e de todos os seguimentos que compoe o conselho, seu papel dentro da escola é de elaborado e participar de todas as ações.

Tutora Auxiliadora
Cursista Aparecida Pereira

Ana Claudia disse...

a gestão democrática com certeza é a melhor forma de gestão,onde todos estão envolvidos no processo educacional e de tomada de decisões, trabalhando em prol de um ensino de qualidade.

Cursista: Ana Claudia
Tutora: Maria Auxiliadora

douglas disse...

Na escola onde eu trabalho a diretora toma todas as decisões, um poder autoritário, mas se tratando do conselho escolar há envolvimento de todos os membros do conselho e a participação é democrática.

tutora: Auxiliadora.

Anônimo disse...

Campo Grande-MS, 18 de outubro de 2010
Uma gestão democrática comprometida com a educação, ela estará introduzida e sintonizada com toda comunidade escolar, para garantir a participação de todos na formação do conselho escolar, convidar, envolver e comprometer a participação do cidadão, buscando o melhor caminho,contribuindo no processo democrático e transparência no funcionamento, planejamento das ações coletivas, na desições e elaborações de projetos e apalicações dos recursos finaceiros conforme necessidades da escola.

Tutora: Maria Auxiliadora
Cursita: Nivaldo Brandão
3º Turma

Anônimo disse...

Campo Grande-MS, 18 de outubro de 2010
Uma gestão democrática comprometida com a educação, ela estará introduzida e sintonizada com toda comunidade escolar, para garantir a participação de todos na formação do conselho escolar, convidar, envolver e comprometer a participação do cidadão, buscando o melhor caminho, contribuindo no processo democrático e transparência no funcionamento, planejamento das ações coletivas, na decisões e elaborações de projetos e aplicações dos recursos financeiros conforme necessidades da escola.

Tutora: Maria Auxiliadora
Cursita: Nivaldo Brandão
3º Turma

Anônimo disse...

Para que se tenha uma gestão democrática, é necessário também postura democrática, onde todos estejam visando um processo educativo de qualidade, o exercício da democracia participativa e a democratização da sociedade.
Quanto à escola, tem o Conselho Escolar que que a princípio tem esse papel de decisão da gestão democrática.
Em nossa escola passamos a ter o Conselho Escolar recentemente a partir de 2009, com a idéia de abrir espaços para a participação da sociedade, mas vejo que não é totalmente democrático, pois o Conselho pode expor idéias mas, se a direção escolar não concordar não dará seu parecer favorável, sendo assim ainda vejo certa hierarquia.
Tutora: Auxiliadora
Cursistas: Josana e Alfredo

EDNA( TUTORA/ AUXILIDORA) disse...

COM A IMPLANTAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS QUE ANTES SÓ EXISTIAM NAS ESCOLAS ESTADUAIS, A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS SEGMENTOS DA COMUNIDADE ESCOLAR CONFERE A GESTÃO QUE JÁ SE LEVAVA EM CONSIDERAÇÃO A OPINIÃO DO GRUPO, UMA ADMINISTRAÇAO CADA VEZ MAIS DEMOCRATICA E PARTICIPATIVA

Maria Jose disse...

Em muitas escolas a gestao não e totalmente democratica, mas na escola onde trabalho a gestao e transparente e participativa, onde funcionários, professores e pais participam do Conselho Escolar e as tomadas de decisões tem a participação de todos.

Tutora Valeria
Cursista Maria Jose do Nascimento Araujo Santos

aurinete rocha disse...

Não vamos ser hipócritas,dizendo que a nossa escola faz tudo como de ve ser.Nós sabemos que muitas das vezes a realidade é outra.
Porém procuramos melhorar a cada situação, buscando soluções práticas para nos aperfeiçoar a cada dia.E com certeza chegaremos ao sucesso,pois a nossa gestão está indo no caminho correto que necessitamos.

tutora:maria auxiliadora
cursista:aurinete

Marcia Gomes disse...

Considerando a grande necessidade de se fazer educação de qualidade e o Conselho Escolar como o melhor instrumento para proporcionar uma educação democrática, a escola onde trabalho adota a gestão participativa, aqui todas as decisões são tomadas dentro de um consenso, visando sempre à educação, para que possamos tornar nossos alunos verdadeiros cidadãos emancipados.

Cursista: Marcia P. Gomes Leal
Tutora: Valéria

Anônimo disse...

mtusoldaNa minha escola a gestão da escola desenvolve uma característi-
ca de atuação que pretende organi-
zar,mobilizar e articular condições
materiais ehumanas necessárias para
o avanço do processo- sóciopolítico
educacional.Pois o diretor da minha
escola é realmente democrático em
suas atitudes.Gestão Democrática e a participação da comunidade esco -lar de todos os atores da escola e
nas decisões e implementações de iniciativa vinculada á vida esco - lar.
Cursista: Rita Goret d"Anunciação
Tutora:Auxiliadora

Anônimo disse...

Na escola em que trabalho o Conselho Escolar é atuante, participativo, com isso a diretora consegue administrar a escola de forma democrática juntamente com a APM.

Cursista: DÉBORA REGINA
Tutora: IVINA

Anônimo disse...

suas atividades, é necessário que sua gestão seja de forma democrática, ou seja, que todos participem das atividades desenvolvidas na instituição, que estejam interados de tudo que ali acontece, mesmo que essas atividades não se refiram a sua função. É necessária a interação de todos, pais, alunos e funcionários, para que o ensino e a educação seja referência na unidade de ensino.Comentário feito pela cursista Eulalia, eu concordo inteiramente com ela, mesmo que não seja a função do funcionário é muito importante que ele participe e saiba dos assuntos referentes a sua escola ou seja o local de trabalho, desta forma acredito que cada um possa dar mais de si e todos na escola ganham com isso.
Tutora MAria Auxiliadora
Cursista Regina C.M.Valentim.

SILVANA disse...

Gestão Democrática no meu conhecimento é administrar com a participção de todos os membros participantes da Unidade a ser administrada.
Nos dias de hoje a educação passa por um efeito e um movimento são os processos de descentralização da gestão escolar, hoje percebidos como uma das mais importantes tendências das reformas educacionais em nível mundial e um tema importante na formação continuada dos docentes e nos debates educacionais com toda a sociedade.
A gestão democrática da educação formal está associada ao estabelecimento de mecanismos legais e institucionais e à organização de ações que desencadeiem a participação social: na formulação de políticas educacionais; no planejamento; na tomada de decisões; na definição do uso de recursos e necessidades de investimento; na execução ds deliberações coletivas; nos momentos de avaliação da escola e da política educacional. Também a democratização do acesso e estratégias que garantam a permanência na escola, tendo como horizonte a universalização do ensino para toda a população, bem como o debate sobre a qualidade social dessa educação .

Para funcionar em uma perspectiva democrática, os Conselhos, devem respaldar-se em uma prática participativa de todos os segmentos escolares (pais, professores, alunos, funcionários). Para tal, é importante que todos tenham acesso às informações relevantes para a tomada de decisões e que haja transparência nas negociações entre os representantes dos interesses, muitas vezes legitimamente conflitantes, dos diferentes segmentos da comunidade escolar. Os conselhos e assembléias escolares devem ter funções deliberativas, consultivas e fiscalizadoras, de modo que possam dirigir e avaliar todo o processo de gestão escolar, e não apenas funcionar como instância de consulta.
O projeto político-pedagógico deve ser construído através do planejamento participativo, desde os momentos de diagnóstico, passando pelo estabelecimento de diretrizes, objetivos e metas, execução e avaliação, a escola pode desenvolver projetos específicos de interesse da comunidade escolar, que devem ser sistematicamente avaliados e revitalizados. A gestão democrática da escola significa, portanto, a conjunção entre instrumentos formais - eleição de direção, conselho escolar, descentralização financeira - e práticas efetivas de participação, que conferem a cada escola sua singularidade, articuladas em um sistema de ensino que igualmente promova a participação nas políticas educacionais mais amplas.

cursista: SILVANA
tutora: VALÉRIA

Anônimo disse...

A escola que constrói o seu PP de forma participativa tem autonomia para a tomada de decisões a favor da coletividade e para a transformação social. É lamentável que isto, muitas vezes, fica somente no papel.

Tutora: Maria Auxiliadora
Cursista: Maria José Bacarin

Anônimo disse...

Na escola temos a participação de todos os seguimentos na tomada de decisões na compra de materiais, alimentação, pois nele estão representantes de pais, alunos, professores,e funcionários administrativos.

Cursista:Maria Luci
Tutora:Maria Axiliadora

Acilda disse...

Acilda disse,

Não há democracia na escola nem participação sem o conselho escolar,pois nele estão representados cada segmento da comunidade, onde trabalho é adotada a gestão participativa, mas nem sempre as decisões são tomadas dentro de um consenso.

Tutora Valeria.

Cátia Regina disse...

Na escola onde trabalho acontece a participação de todos da comunidade escolar na tomada de decisões e organização da escola, mas ainda é preciso um maior comprometimento de alguns segmentos para que a gestão democrática se concretize plenamente.
Cursista: Cátia Regina
Tutora: Valeria

Aparecida Lemes disse...

A gestão democrática e um processo no qual ainda estamos aprendendo a caminhar. Na escola em que atuo, o colegiado escolar é formado com a participação de cada membro dos segmentos existentes na escola, os quais foram eleitos de forma democrática, efetivou-se dessa forma o inicio da democracia na escola, porem ainda falta uma maior participação por parte de todos e maior autonomia, para que a democracia saia mesmo do papel.
Cursista: Aparecida Lemes
Tutora: Auxiliadora

Anônimo disse...

Na educaçao para uma gestao democratica eficaz o conselho escolar é peça fundamental para o bom desenpenho de todos os segmentos em uma unidade escolar, onde todos tenham consciencia de suas atividades mesmo aquelas que nao fazem parte de sua funçao.

Anônimo disse...

Na educaçao para uma gestao democratica eficaz o conselho escolar é peça fundamental para o bom desenpenho de todos os segmentos em uma unidade escolar, onde todos tenham consciencia de suas atividades mesmo aquelas que nao fazem parte de sua funçao.
Cursista Aparecida
Tutora Valeria

Anônimo disse...

Na minha Unidade Escolar o Conselho Escolar é representado pelos pais, estudantes, professores, funcionários não docentes, comunidade, diretor e diretor adjunto. Cabe ao Conselho Escolar prezar pela manutenção da escola e participar de toda gestão administrativa, pedagógica e financeira. Temos uma Gestão Democrática atuante em nossa escola.

Tutora: Maria auxiliadora

Cursista: Denise Maria Vicente Guidoni

Anônimo disse...

Acilda disse...

Na minha opinião, a secretária convivendo com esse problema deveria organizar uma reunião com sua equipe e fazer um planejamento de trabalho, para resolver as dificuldades da secretaria.
quantoa entrega de notas os professores e coordenadores deveriam fazer reunião com os pais e entregar os boletins.

Silva Pereira disse...

Para que uma gestão seja de fato democrática, deve-se considerar a participação de todos os segmentos, inclusive as opiniões nas tomadas de decisões.

Cursista: Silvana C. Pereira
Tutora: Valéria

Anônimo disse...

NORMA DISSE....
Na minha escola a gestão é democratica, temos o colegiado que se reune todo final do mês ou antes se for o caso para resolver qualquer problema, o colegiado é formado de pais,alunos,professores,coordenadores,administrativo e os diretores. Tutora : Valéria.
Cursista: Norma

Cursista: Enilza Maria Ferreira disse...

O Conselho Escolar constitui-se como um órgão colegiado que representa a comunidade escolar e local, atuando em sintonia com a administração da escola e definindo caminhos para tomar decisões administrativas, financeiras e político-pedagógicas condizentes com as necessidades e potencialidades da escola. Desta forma, a gestão deixa de ser prerrogativa de uma só pessoa e passa a ser um trabalho coletivo, onde os segmentos escolares e a comunidade local se congregam para construírem uma educação de qualidade e socialmente relevante.
Já na instituição de ensino onde sou lotada – Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima - CEPEF, o Regimento Escolar não prevê a constituição de um Conselho Escolar, haja vista que trata-se de uma instituição que oferece a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, através de módulos e/ou fases, com duração diferenciada que não oferece um ensino regular, que possui como principal foco a preparação de profissionais jovens e adultos que buscam inserção no mercado de trabalho.
os professores são todos do quadro convocado, com conhecimentos específicos e de acordo com as profissões em formação e os alunos permanecem conforme a aprovação nos módulos, fases.
Considerando o fato de se tratar de uma escola diferenciada, temos que levar em conta o fato de que os professores são todos do quadro convocado, com conhecimentos específicos e de acordo com as profissões em formação e os alunos permanecem conforme a aprovação nos módulos, fases. Dessa forma há uma grande dificuldade de se manter uma equipe formada e permanente, mas a proposta pedagógica contempla os direitos do cidadão ao acesso a educação pública gratuita e de qualidade.


Nome: Enilza Maria Ferreira
Tutora: Ivina Machado de Mattos Fernandes

Anônimo disse...

Penso que um dos motivos que levam os colegiados escolares não serem mais presentes nas ações das escolas se dá ao fato de ser uma função não remunerada. Os membros do colegiados são pais, alunos e funcionários da escola que além do desempenho da própria função, precisam participar de reuniões em outros horários para deliberarem sobre diversas questões. Como o diretor recebe uma gratificação para administrar a Escola, acaba que ele mesmo resolve todas as questões cabendo ao colegiado apenas assinar.

Anônimo disse...

Penso que um dos motivos que levam os colegiados escolares não serem mais presentes nas ações das escolas se dá ao fato de ser uma função não remunerada. Os membros do colegiados são pais, alunos e funcionários da escola que além do desempenho da própria função, precisam participar de reuniões em outros horários para deliberarem sobre diversas questões. Como o diretor recebe uma gratificação para administrar a Escola, acaba que ele mesmo resolve todas as questões cabendo ao colegiado apenas assinar.

Tutora: Valéria
Cursista: Maridalva

Anônimo disse...

A participação demorática na escola é muito importante, porque todos tem uma ampla visão da maioria dos problemas que acontece em relação aos alunos, e os mesmos dão opiniões que podem colaborar com disciplina dos alunos e melhorar nas suas atitudes.

Tutora: Auxiliadora
Cursista: Zélia

Anônimo disse...

Simone Raquel....
Diante o texto exposto, nem toda gestão escolar é democrática, embora deveria ser, pois tal postura além de transmitir segurança e confiança para comunidade escolar conta com a participação de todos na integra.
Tutora Auxiliadora
Cursista Simone Raquel

Márcia disse...

Na minha escola o Conselho Escolar,foi criado no ano passado e está sendo colocado em prática este ano.Atraves dele acredito que teremos melhorias no desenvolvimento da escola, pois seu funcionamento está ligado com a participação de todos os segmentos necessários para a construção de uma escola democrática.

Cursista: Marcia
Tutora: Ivina

Anônimo disse...

3- A minha escola não possui conselho escolar, por se tratar de uma escolar especial. Com isso as decisões são tomadas pela direção escolar e comunicada a nós funcionários.

Gislene disse...

3- A minha escola não possui conselho escolar, por se tratar de uma escolar especial. Com isso as decisões são tomadas pela direção escolar e comunicada a nós funcionários.

Gislene
Tutora Valéria

Anônimo disse...

Maria do Socorro Sobrinha Moreira
Campo Grande - MS, 28/10/2010.

A luta em minha comunidade escolar para alcançar seu objetivo é grande, mas ainda falta muito para alcançarmos o ideal. Enfrentamos alguns desafios e dificuldades, uma delas vem das atitudes dos políticos nos quais as pessoas continuam ouvindo seus programas, suas propostas, seus projetos, enfim,dando-lhe seu voto e vendo-se depois ludibriados, não só porque não são cumprida as promessas, mas também porque há corrupção, roubo de dinheiro publico, crescimento das desigualdades e das injustiças da miséria e da violência. Tanto se fala em construção de escola cidadã, gestão democrática, pluralismo, participação, transparência, mas a construção de cidadania em nossa sociedade, vai além da gestão, é muito difícil despertar nas pessoas o desejo de buscar a verda. É possível afirmar que os mecanismos existentes para a construção de cidadãosde bem existe, e está sim na "educação" porém é preciso comprometimento da sociedade como um todo, para se alcançar esse objetivo e não colocar a responsabilidade simplesmente sobre o conselho escolar.

Anônimo disse...

Comentário para o blog

Pela minha visão a participação democrática em 80% das nossas escolas da rede estadual por necessitar de uma postura democrática a Gestão democrática é importante e é estudada o processo de gestão escolar pelo fato da gestão constituir uma dimensão e um enfoque de atuação com objetivo de promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos socio-educacionais dos estabelecimentos de ensino, orientados para a promoção efetiva da aprendizagem pelos alunos, de modo a torná-los capazes de enfrentar adequadamente os desafios da sociedade. E através dos quatro elementos: Participação, pluralismo, autonomia e transparência é possível se detectar os problemas educacionais e buscar abranger, pela visão estratégica e de conjunto, bem como pelas ações interligadas, tal como uma rede, os problemas que, de fato funcionam de modo interdependente. Cabe ressaltar que a gestão escolar é uma dimensão, um enfoque de atuação, um meio e não um fim em si mesmo, uma vez que o objetivo final da gestão é a aprendizagem efetiva e significativa dos alunos, de modo que, no cotidiano que vivenciam na escola, desenvolvam as competências que a sociedade demanda . O conselho escolar é um forte mecanismo que tem o comprometimento para o crescimento de uma escola cidadã, tomando decisões administrativas financeiras e politicas-pedagógicas de acordo com a necessidade escolar para que possa ser um trabalho coletivo.

Cursista: Ana Rosa
Tutora: Valéria Geraldelli

Unknown disse...

Em minha escola esse processo está sendo construído, o Conselho Escolar tem participado de forma efetiva nas decisões e nos trabalhos. Porém sempre há como melhorar, mas creio que estamos no caminho certo.

Karina - Tutora Maria Auxiliadora.

Cursista Nilce disse...

A gestão democrática na escola em que trabalho se dá pela aplicação dos elementos principais; participação, plurarismo, autonomia e transparencia. O Conselho Escolar e a APM entre outros mecanismos, tem o papel decisivo na gestão democrática na escola. E assim constitui-se como órgãos representativos da comunidade escolar.

essnic disse...

Na escola em que trabalho o Conselho Escolar é atuante e participativo.
by Eudir
tutora Valéria

Anônimo disse...

Eu acho muito impotante a participação democrática na escola para melhor construção de uma escola cidadã.
Marly
Tutora: Valéria

Anônimo disse...

O conselho escolar é de suma importância para que a escola democratica exista realmente.
Sua atuação se faz necessária.
cursista: josefa
Tutora; Ivina

josefa disse...

O conselho escolar é de suma importância para que a escola democratica exista realmente.
Sua atuação se faz necessária.
cursista: josefa
Tutora; Ivina

maria disse...

Parabéns às colegas pela brilhante participação!
Concordo com as colegas: Enilza e Adozinda! O ponto de vista de vocês, fará a diferença!
Tutora: Ivina Cursista: Maria Masae

Anônimo disse...

Campo Grande 09/11/2010
Na escola onde trabalho temos a participação de todos os seqmentos para tomada de decisões desde alimentação até copra de materiais didáticos.
Tutora Maria Auxiliadora
Cursista Zuleide

Anônimo disse...

A participação democrática se da como um processo de construção de cidadania,
Onde trabalho é uma escola em que á participação de diversos segmentos escolares e da comunidade, onde e administrada com seriedade e transparência.
tutora- Maria Auxiliadora
cursista- Jaira

Anônimo disse...

Realmente o Conselho escolar tem sua participação muito importante nesta gestão.
A comunidades em si sempre sera participativa em tudo que se apresente e escrareça e que seja transparente em tudo que se faz na escola.
Leonir
Tutora Auxiliadora.

Anônimo disse...

Na gestão democrática todos devem trabalhar em conjunto, ou seja (gestor, professores, alunos, funcionários, pais e comunidade do entorno da escola), buscando assim diminuir as dificuldades encontradas e não medindo esforços para tornar agradável o ambiente escolar; desta forma a gestão da Unidade Escolar nos faz sentir que estamos caminhando para a melhoria da qualidade de ensino. Não basta simplesmente se articular com esses setores dando somente um suporte básico, precisamos envolvê-los, revigorando-os, fazendo-os sentirem-se participantes e sendo atuantes nesse processo.

Tutora: Ivina
Cursista: Cirlei

Anônimo disse...

Criar, pensar, discutir, conscientizar, mobilizar, são ingredientes necessários para uma boa interação da escola com a comunidade, onde tudo isso faz parte de uma gestão compartilhada, ou seja democrática. Se conseguirmos semear esta semente no seio da nossa escola, no futuro bem próximo conseguiremos colher bons frutos, tais como: redução da evasão, da repetência e a melhoria da qualidade do ensino.


Tutora: Ivina
Cursista: Vanessa

Anônimo disse...

Vimos neste módulo a importância da Gestão Democrática conta com a par-ticipação de toda comunidade esco-lar.A gestão democrática trata-se de um desafio carregado de ideologias,marcado inconstância do tempo,mas é possível democrati-zar.No entanto é que esta gestão seja comprometida e sintonizada com toda a comunidade escolar gra-dativamente garantindo a participa-
ção de os seguimentos para a forma-
ção do conselho escolar,pois a educação é um processo em cons-trução para que esta construção seja sólida necessita de ações que atendam as demandas educacio-nais fazendo com que todas as pessoas estejam envolvidos no processo educacional.
Curssista:Ritinha
Tutora:Auxiliadora.

Anônimo disse...

Vimos neste módulo a importância da Gestão Democrática conta com a par-ticipação de toda comunidade esco-lar.A gestão democrática trata-se de um desafio carregado de ideologias,marcado inconstância do tempo,mas é possível democrati-zar.No entanto é que esta gestão seja comprometida e sintonizada com toda a comunidade escolar gra-dativamente garantindo a participa-
ção de os seguimentos para a forma-
ção do conselho escolar,pois a educação é um processo em cons-trução para que esta construção seja sólida necessita de ações que atendam as demandas educacio-nais fazendo com que todas as pessoas estejam envolvidos no processo educacional.
Curssista:Ritinha
Tutora:Auxiliadora.

Anônimo disse...

A Gestão Democrática das Escolas deveria desenvolver uma caracterís-tica de atuação que poderia orga-
nizar,mobilizar e articular condi-
ções materiais e humanas necessá-rias para o avanços dos processos sócio - politico - educacionais. Pois só assim podemos refletir a importância da prática social da educação,naq gestão democrática no sistema de ensino e na escola,e que esta ação deverá ser de todos em ação educativa, e todos educadores,comunidade envolve nesta ação paticipativa dentro do processo educativo da escola.
Curssista;Rita goret
Tutora;Auxiliadora.

Anônimo disse...

Campo Grande, 20 de novembro de2010
A gestão Democrática é um processo de construção de cidadania.Junto com o conselho escolar tem um papel decisivo na escola se for utilizdo com comprometimento com a construção de uma escola cidadã.É preciso ser transparente e a participação
de todos os segmentos:Pais,alunos,professores e funcionários, junto com a Direção ajudem na tomada de decisões.
Tutora: Maria Auxiliadora
Cursista: Maristela

Penha disse...

Para que se tenha uma gestão democrática é necessário também postura democrática.
a Gestão democrática com certeza é a melhor forma de gestão,onde todos estão envolvidos no processo educacional e de tomada de decisões.
O colegiado escolar e formado com participação de cada membro dos segmentos existentes na escola.
Cursista:Penha
Tutora: Ivina

Unknown disse...

O Conselho Escolar em minha escola tem grande participação. Estamos caminhando em direção à gestão democrática,porém ainda falta bastante para alcançarmos todos os objetivos.

Karina
Tutora Auxiliadora

Clarice disse...

Na escola onde trabalho a participação democrática se dá com a participação de todos os membros: pais, alunos, funcionários.


Tutora:Auxiliadora

Sérgia Cristina disse...

O Centro de Educação Especial onde trabalho não tem conselho escolar ou APM, mas vejo que a gestão do Centro como democrática considerando que todas as decisões a serem tomadas sempre são discutidas com todos os coordenadores e esses com os técnicos até a chegada de um consenso que seja benéfico a todos sem distinção. Trabalhamos com uma diversidade muito grande de pessoas com ou sem deficiência e esta situação faz com que a gestão tenha sempre um cuidado muito grande pra atender ao máximo possível a todos dentro das suas necessidades.

Tutura: Valéria

Cursista: Sérgia Cristina

Simone disse...

O Conselho Escolar vem fazendo uma ponte entre a escola e a comunidade ele é fundamental para uma Gestão Democrática participativa.A Gestão Democrática
é a participação de todos dentro da escola na organização e administração com ela todos nos temos direitos e deferes a serem cumpridos.

Cursista:Simone Amorim
Tutora: Maria Auxiliadora

Nilma disse...

Na escola deve haver participação do Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres nas tomadas de decisões para que exista gestão democrática. Na minha escola tem gestão democrática em todos os setores.

Nilma disse...

Na escola deve haver participação do Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres nas tomadas de decisões para que exista gestão democrática. Na minha escola tem gestão democrática em todos os setores.

Tutora:Valéria
Cursista: Nilma

Anônimo disse...

Aqui o nosso Conselho Escolar é recente. Mas tanto o conselho Escolar quanto a APM já estão em busca de uma gestão democrática, particpando das reuniões em que são repassados todos os problemas que tem na escola e também os recursos disponíveis para solucionar tais problemas e juntos com a Direção decidem com consenso o que fazer.

Anônimo disse...

Aqui o nosso Conselho Escolar é recente. Mas tanto o conselho Escolar quanto a APM já estão em busca de uma gestão democrática, particpando das reuniões em que são repassados todos os problemas que tem na escola e também os recursos disponíveis para solucionar tais problemas e juntos com a Direção decidem com consenso o que fazer.
Cursista:Maria Áurea
Tutora: Mª Auxiliadora
27 de janeiro de 2011 13:04

Eliete disse...

É de fundamental importância o Conselho Escolar, haja vista que ele é composto de vários segmentos da comunidade escolar, sendo eles o segmento de pais, alunos, professores, funcionários e gestão, todos juntos democraticamente para buscar uma escola mais justa e com um ensino público de qualidade, sempre buscando meios e soluções para melhoria das condições enfrentas no dia a dia da escola. Tutora Valéria

Joana Cruz disse...

O envolvimento da comunidade escolar nas atividades realizadas no ambito escolar e importante para que haja transparencia onde as verbas estão sendo aplicadas. Tambem e impotante saber qual e a real necessidade da escola no momento.Vale ressaltar que as verbas são enviadas para cada segmento da escola.
Tutora:ivina

Claudineia disse...

gestão democratica e um processo onde todos estamos aprendendo a caminhar, com falhas e acertos, contando com a participação todos, na participação das atividades desenvolvidas da escola.
Tutora: Ivina
Cursista: Claudineia

Anônimo disse...

A Gestão Democratica na escola só é possível quando existe um Colegiado Escolar atuante, pois é nele que todos os segmentos da unida de escolar estão representados, podendo assim manifestar suas opiniões sobre os assuntos relacionados a gestão da unidade escolar. Em minha escola o colegiado escolar é presente e atuante nas decisões de interesse da escola.

Tutora: Ivina
Cursistas: Gladis e Sônia

Vera disse...

Vera diz:
Em nossa escola há participação de todos os segmentos em todas as tomadas de decisões, acontecimentos, etc...é uma escola democrática.
Cursista: Vera
Tutora: Valéria

Elaine disse...

Acredito que muito ainda tem que ser feito para que a Democracia se consolide no ambiente escolar.
É preciso que os sujeitos escolares se conscientizem da importância da participação, opinião e debate das idéias de todos, para que esta não fique somente na teoria. Assim iremos vivenciar na realidade a democracia.

Silvelena disse...

Silvelena
Na nossa escola é democrática, direção, colegiado e funcionário participam para que tudo corra da melhor forma possível e o bom andamento da escola.
cursista: Silvelena
Tutora: Valéria

Anônimo disse...

Cleuza Mendes diz:
O conselho escolar é um mecanismo democrático da escola, constituido por um representante de cada segmento que esperamos definam caminhos para tomar decisões administrativas, financeira e político-pedagógicas condizentes com as necessidades e potencialidades da escola.
Estamos na expectativa!!!
Tutora : Maria Auxiliadora
Cursista: cleuza

Anônimo disse...

Para que a gestão escolar seja sealmente democrática é necessário que tanto a APM quanto o Conselho Escolar tenham participação nas decisões da direção, e esta contemple todos os setores da escola tanto aceitando opinião como procurando melhorar o ambiente e o desenvolvimento dos trabalhos.
Simari Costa
Tutora Valéria

marta disse...

Conselho Escolar é representado por 1 pais, 1 estudantes, 1 professores, 1 funcionários administrativo e odiretor da escola, conselho tem grande influêcia para uma gestão democrática, eficiente, transparente, nas decisões a serem tomadas com relação a manutenção da escola, aquisições de materiais, alimentos, materiais pedagógicos, nas áreas de administração e finanças.Com a participação e contribuição de todos, temos uma educação de qualidade.
Tutora: Auxiliadora
Cursista: Marta Vandes

Elaine Leão disse...

O Conselho é formado por representantes de todos os grupos envolvidos com a educação: funcionários e professores da escola, pais e outros membros da comunidade. Ao trazer todos os interessados para discussão e tirar as decisões da mão de poucos, ele transforma a escola em um ambiente mais democrático e transparente.


Elaine Leão

jairo disse...

Atividade Complementar Módulo 11
Gestão democrática nos sistemas e na escola

Na Escola EE. Dolor Ferreira de Andrade O conselho Escolar e representado por: pais, estudantes, professores, funcionários e membros da comunidade. O conselho cuida da manutenção da escola e participa da gestão administrativa pedagógica e financeira assim contribuindo com a qualidade de ensino.
Cursista: Jairo
Tutora: Auxiliadora

Cleverson disse...

A gestão democrática na escola é um processo de construção da cidadania livre para opinar dentre alguns fatores a participação, pluralismo, autonomia e transparência, são fundametais para que se realize de forma correta. Um fator muito claro que influencia todo o sucesso da gestão democrática e sua eficácia é a consolidação do conselho escolar.
Cursista: Cleverson
Tutora: Auxiliadora

Cleverson disse...

A gestão democrática na escola é um processo de construção da cidadania livre para opinar. Para que isso aconteça é necessário alguns fatores: a participação, o pluralismo, a autonomia e a transparência, são fundametais para que se realize de forma correta. Um fator muito claro que influencia todo o sucesso da gestão democrática e sua eficácia é a consolidação do conselho escolar.
Cursista: Cleverson
Tutora: Auxiliadora

Idalina da Silva disse...

O CEPEF por ser o primeiro centro de educação profissional da rede estadual do Brasil, ja evoluiu muito em sua gestão, temos a participação de todos os segmentos, a direção e indicada pela SED, e mesmo assim os candidatos a direção passaram pelo curso e pela prova para concorrer a função de diretor.
Cursista - Idalina da Silva
Tutora - Ivina

Anônimo disse...

O estatuto do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima não prevê a organização de Conselho Escolar, mas todas as gestões que passaram e a atual gestão, pautaram-se sempre pela transparência na aplicação dos recursos recebidos, por uma preocupação em oferecer Educação Profissional de nível médio com qualidade a todos que ali estudam e de atender sempre com carinho os alunos, professores, demais servidores do Centro e qualquer pessoa que busque informação no CEPEF. O objetivo até hoje tem sido o de tornar o CEPEF como referência em Educação Profissional, buscando assim, a integração de todos os setores, para que esse objetivo se concretize.
Cursista Evanilce
Tutoras Rosângela/Ivina

Abadia disse...

Com certeza, uma gestão democrática e quando a direção usando de sua competência consegue administrar de forma que todos participem nessa administração, caminhando sempre junto com o o conselho escolar,a APM e toda a comunidade escolar. Nessa gestão democrática todos devem participar para a melhoria do ensino na escola.Se isso não acontecer, não existe democracia.
Cursista: Abadia
Tutora: Valéria

Anônimo disse...

A participação democrática na nossa comunidade escolar são de todos os segmentos que ajudam a decidir sobre todas as questões e prioridades. E o Conselho Escolar representado por todos os segmentos cuida para que tudo seja feito como foi decidido.
Cursista: Nice
Tutora: Valéria

Joanice disse...

Na escola que trabalho a gestão democrática não é tão democrática assim, as decisões são tomadas apenas pela direção e pela presidente do colegiado, apesar de termos todos os segmentos representados, nas reuniões as opiniões até são ouvidas mas as deciões são sempre deles.
Cursista: Joanice
Tutora: Ivina

Jeová disse...

Numa escola onde o gestão deve ser democrática,o Conselho Escolar desempenha um papel relevante tendo em vista ser constituido por membros dos diversos segmentos da comunidade escolar e que tem extrema importância nas tomadas de decisões que venham de encontro com as necessidades da escola e dos membros que dela participam de forma direta e indiretamente.
Os representantes do Conselho Escolar são escolhidos de maneira democrática e trabalham em conjunto com a direção escolar decidindo os melhores rumos na elaboração dos projetos que atendam a necessidade de todos ou da maioria e na melhor forma de aplicação dos recursos adquiridos para a unidade escolar.
Esta interação possibilita uma visão mais ampla pois no Estado Democrático ouvir as opiniões, debater as questões com liberdade expressa o direito de participação de todos na figura de seus representantes.
Cursista: Jeová Moreira.
Tutora: Valéria.

Izabel disse...

A gestão escolar sabe como trabalhar os conflitos e desencontros e tem competencia para buscar novas alternativas e que as mesmas atenda aos interesses da comunidade escolar, compreende que a qualidade da escola depende da participação ativa de todos os membros, respeitando individualidade de cada um, busca nos conhecimentos individuais novas fontes para enriquecer o trabalho coletivo. É um constante aperfeiçoamento, pois, essa participação passa a ser eficiente e eficaz.

Cursista: Izabel
Tutora: Valeria

Anônimo disse...

Na escola onde trabalho temos uma boa participação da comunidade, tanto interna como externa, nos momentos que são chamados, consultados e motivados a participarem sempre correspondem, existe muito em podemos avançar, mas de modo geral é boa a participação de todos.

Tutora: Valéria

Cursista: Ernandes Joel Marques

soraia disse...

O conselho escolar é um forte mecanismo que tem o comprometimento para o crescimento de uma escola cidadã, tomando decisões administrativas financeiras e politicas-pedagógicas de acordo com a necessidade escolar para que possa ser um trabalho coletivo.

Tutora: Ivina
Cursista: Soraia

Soraia disse...

O conselho escolar é um forte mecanismo que tem o comprometimento para o crescimento de uma escola cidadã, tomando decisões administrativas financeiras e politicas-pedagógicas de acordo com a necessidade escolar para que possa ser um trabalho coletivo.

Tutora: Ivina
Cursista: Soraia

19 de março de 2011 13:11

Astrid disse...

Esse módulo tratou muito bem das diversas questões democráticas, principalmente que a educação e um direito de todo cidadão brasileiro,visando a educação como uma prática social.

Cursista:Astrid Pantoja das Neves

Tutora: Váleria

janete disse...

O trabalho na escola deve ter uma gestão democratica e esse processo faz com que todos aprendam a caminhar, mesmo com dificuldades.

Nariman disse...

Na escola o Conselho Escolar é representado por pais, estudantes, professores, funcionários não docentes, membros da comunidade local e o diretor da escola.
Cabe ao Conselho Escolar cuidar da manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino.
Foi muito importante criar o Conselho escolar para que os pais se interagem mais na escola e fazem que seus filhos passem a ter mais cuidados com a escola.