terça-feira, 9 de novembro de 2010

ATIVIDADE COMPLEMENTAR: Módulo 13 "Técnicas de redação e arquivo"

O vídeo nos apresenta um pequeno desenho motivacional mostrando como um pequeno problema com uma solução simples pode se transformar numa tragédia quando as pessoas envolvidas assumem a postura: Não é comigo!!! Diante da leitura realizado no módulo 13(Técnicas de redação e arquivo), assista ao vídeo com atenção e compartilhe com seus colegas algumas atitudes que podemos adotar para estabelecer uma boa interação com as pessoas no contexto de trabalho e reflita sobre ética profissional.

115 comentários:

angela disse...

Mesmo trabalhando com distribuição de serviço, quando são solicitados documentos urgentes pelos pais e alunos da unidade escolar, executamos o trabalho independente de quem seje responsável pela turma. O aluno não pode ser prejudicado por motivos de problemas internos.
Cursista : Angela
Tutora : Ivina

Patrícia Paniagua Cardoso disse...

Campo Grande,10 de Novembro de 2010
Acredito que devemos saber fazer de tudo dentro da escola, pois mesmo que o serviço seja distribuido , precisamos sempre um ajudar o outro.
Pois quem não vive para servir não serve para viver.
Tutora Valéria

Anônimo disse...

Na minha concepçao todos devemos estar sempre pronto a ajudar o outro, se inteirar de tudo o que acontece na Secretaria.
Cursista: Aparecida de Fatima Ferreira
Tutora:Valeria

Anônimo disse...

Primeiramente a união faz a força e temos que assumir responsabilidades num ambiente de trabalho principalmente.Não esperando aquilo que posso fazer pelo meu colega.

Tutora: Ivina
Cursista: Arlete

Irlene disse...

Um problema pequeno pode se transformar num problema sem solução, quando não assumimos nossas responsabilidades, e para um bom andamento de trabalho todos devem se unir sempre.

Tutora: Ivina
Cursista: Irlene

Priscilla disse...

Todos temos responsabilidades e serviços distintos, mas isso não pode de maneira alguma interferir no bom andamento de todo o setor, sendo assim temos que estar capacitados para interagair e assumir responsabilidades alheias quando necessário.

Tutora Ivina

Anônimo disse...

RANSUMesmo tendo serviços distintos não devemos deixar de atender aos pais ou outra pessoa que vem solicitar transferências ou outro documento, que não seja nossa responsabilidade, afinal estamos na secretaria para atender a todos sem distinção, independente de qualquer coisa, estamos trabalhando para bom andamento do serviço,o bem da comunidade escolar e qualidade de ensino.
TUTORA: IVINA
CURSISTA: JOSEANE

Anônimo disse...

Trabalhando numa escola exercendo cargo administrativo temos que saber que integramos o Grupo Operacional Básico, onde não podemos apenas focar nossa atenção e conhecimento no administrativo. Temos obrigação de nos relacionar com a escola como um todo. Se virmos algo de errado acontecendo não podemos nos omitir como no filme e fingirmos que não é com a gente. Uma "empresa" só da certo quando todos integrantes cooperam e assumem uma postura de bom profissional e dedicado ao trabalho e para isso tem que gostar do que faz. Não adianta trabalhar sem prazer.

Cursista: Denise Maria Vicente Guidoni

Tutora: Maria Auxiliadora

SILVANA disse...

A união sempre fez a força. E trabalhar em equipe é necessário para o bom andamento do nosso trabalho. E não devemos esquecer que se o "todo" vai mal, eu e vc também não estaremos bem.
O nosso trabalho depende um do outro, e se todos fizerem a sua parte no final tudo fica perfeito, e se um problema surgir a cooperaçao deve prevalecer.
Cursista: SILVANA
Tutora: VALÉRIA

Ana Claudia disse...

Apesar de engraçado o filme nos releva uma situação recorrente em nosso ambiente de trabalho, claro que esperamos que os maus profssionais sejam a minoria dentro das escolas, mas basta um servidor não ter comprometimento com as suas atividades para que todo o trabalho do grupo fique prejudicado, temos que pensar e agir em equipe, buscando sempre a eficiência e o bem estar de todos.


Cursista:Ana Claudia Rossato
tutora: Maria Auxiliadora

Maria Helena disse...

Mesmo que não saibamos resolver na hora, devemos pelo menos dar atenção ao solicitante ou tentar resolver o problema.

Cursista - Mª Helena
Tutora - Valéria

Anônimo disse...

Bom, pelos comentários dos colegas da Secretaria Escolar não entendo como a maioria menciona "os tais serviços distintos", pois onde eu trabalho todos fazemos de tudo um pouco, ou seja, todos sabemos fazer o trabalho. Apenas há divisão entre os cursos executados.

Anônimo disse...

Não dá para implementar um modelo de funcionário de uma empresa privada e um funcionário público, pois executamos os trabalhos que nos compete e isso deve ser feito da melhor forma possível.

tutota- Ivina
cursista - Maria Masae

Anônimo disse...

Bom, pelos comentários dos colegas da Secretaria Escolar não entendo como a maioria menciona "os tais serviços distintos", pois onde eu trabalho todos fazemos de tudo um pouco, ou seja, todos sabemos fazer o trabalho. Apenas há divisão entre os cursos executados.

tutora: Ivina
Cursista: Vanessa

Anônimo disse...

Numa escola devemos sempre lembrar que servidores, ou seja, devemos sempre fazer nosso trabalho na secretaria de forma integrada ajundando uns aos outros.


Cursista: Cirlei
Tutora: Ivina

MIRIAN disse...

No ambiente escolar não existe diferença de trabalho, somos responsaveis pelo bom andamento da secretaria e trabalhar em equipe é a melhor maneira de união para o bom andamento da secretaria escolar, se esta ao nosso alcançe porque deixar para o outro?
CURSISTA: MIRIAN
TUTORA: IVINA

Maria Jose disse...

Trabalhando em uma escola o funcionário não pode focar sua atenção no conhecimento e exercício de sua função temos que integrar e relacionar com toda escola. Não podemos omitir quando acontece algo errado e nosso dever buscar soluções imediatas independentedo cargo ou função exercido. Somos responsáveis pelo bom andamento da escola, temos que pensar e agir equipe buscando o bem estar de todos.

Cursista: Maria Jose do N. A. Santos
Tutora: Valeria

Anônimo disse...

Acilda disse...
Na minha opinão todos os fucionáros da secretaria devem estar sempre pronto a ajudar o outro, mesmo com os trabalhos distribuidos devemos ser solidário pois os alunos não devem ser prejudicados.

Marcia Gomes disse...

Eu penso que mesmo havendo a distribuição de trabalhos, precisamos colaborar com serviços que "não fazem parte da minha rotina", concordo com os colegas abaixo que a união faz a força, e todos devem estar interados com os serviços da secretaria.
Cursista: Marcia P. Gomes Leal
Tutora: Valéria.

Tereza Cristina disse...

Dentro da secretaria todos fazem de tudo, e tem que ser assim para o trabalho fluir e os clientes estarem satisfeitos, afinal se não tem satisfação com nossos serviços, existem muitas escolas loucas para pegar novos alunos. Tudo quem ser feito com presteza e responsabilidade. Tutora Ivina

neuza disse...

Temos, que nos conscientizar que trabalhamos na Secretaria para atender a todos, juntar-mos esforços e ajudar uns aos outros, para que os pais e alunos não sejam prejudicados na solicitação de documentos.
Tutora- IVINA
Cursista- NEUZA

Cátia Regina disse...

é isso aí, devemos trabalhar em equipe, assumir responsabilidades, saber de tudo um pouco para o bom andamento dos trabalhos da escola ou de qualquer empresa.
cursista: Cátia Regina
Prof. Valéria

Doraci disse...

Cursista: Doraci
Tutora: Ivina
Trabalhamos em equipe, cada um com a sua responsabilidade, demostrando habilidade e auxiliando um ao outro em que for necessário.A educação, gentileza faz parte de nosso dia-dia.

Anônimo disse...

Todos nós funcionários temos que trabalhar com união, porque cada um acaba colaborando com o outro, quando vimos algo errado precisamos dar opinões para poder colaborar, nunca podemos deixar que as coisas erradas aconteçam nas nossas vistas, e não fazemos nada.

Anônimo disse...

Todos nós funcionários temos que trabalhar com união, porque cada um acaba colaborando com o outro, quando vimos algo errado precisamos dar opiniões para poder colaborar, nunca podemos deixar que as coisas arradas aconteçam nas nossas vistas, enão fazemos nada.

Tutora: Auxiliadora
Cursista: Zélia

Anônimo disse...

No exercício de nosso trabalho, dentro da secretaria, devemos estar sempre interada de tudo o que acontece.Independente de qual a função que estamos responsáveis, temos que estar prontos a atender todos.
CURSISTA: Elineuda
TUTORA: Maria Auxiliadora

Unknown disse...

Devemos trabalhar em equipe, com o objetivo de mudar a realidade para o bom desenvolvimento no atendimento na escola.
Quando isso acontece está instalado o espírito de equipe, em que todos os elementos da escola trabalharão para atingir as metas estabelecidas no plano escolar.
Cursista: Graziela.
Tutora: Valéria.

Cris Oliveira disse...

O video trata num primeiro momento da falta de educação e de responsabilidade e as consequências que um único ser pode causar a uma comunidade inteira.
Em um outro momento o resultado desta inconsequência que, também, poderá causar um outro problema: o jogo de empurra empurra para se saber QUEM irá solucionar e, assim, quase até as últimas consequências.
Este é o posicionamento típico de um grupo que não possui espírito de equipe, nem tampouco, possui um líder.
Pode-se, também, levar em consideração a falta de iniciativa de cada pessoa, para a qual o problema foi apresentado, a postura individual deixou a desejar.
Desta forma, entende-se que há situações críticas, que não pode ficar na dependência de se aguardar alguém para a tomada de decisão e, sim o primeiro a se deparar com ela deve ter iniciativa e assumir responsabilidade em resolvê-la.
Cursista: Cris Oliveira
Tutora: Valéria Geraldelli

Cris Oliveira disse...

...continuação...
Embora, em alguns casos, tenhamos dificuldades de relação interpessoal em nosso local de trabalho a meta deverá ser SEMPRE a seguinte: O FOCO É O ATENDIMENTO EFICIENTE E EFICAZ, independente de questões internas e na medida do cabível e possível, também, de hierárquia.
Cursista: Cris Oliveira
Tutora: Valéria Geraldelli

Anônimo disse...

Campo Grande,20 de outubro de 2010.
A educação,a gentileza, o respeito e a responsabilidade devem fazer parte de nossas vidas. No setor de trabalho,devemos estar atentos em como tratar os nossos clientes que são os alunos, professores, pais e demais funcionários, que diregem a nós,solicitando documentos, pedindo informações, atendo ao telefone... Temos que aprender a realizar as tarefas com amor e comprometimento, assim todos ficarão satisfeitos ao se dirigirem à secretaria.
Tutora:Maria Auxiliadora
Cursista:Maristela

Marcílio Teixeira disse...

Na minha opinão todos os funcionários da escola e não somente os que trabalham na secretaria, todos devem estar sempre pronto a ajudar uns aos outros para que não aconteçam casos como este, pois conforme vimos no vídeo, um simples problema que poderia ser resolvido de imediato caso houvesse um trabalho em equipe, más por falta de colaboração entre os departamentos por pouco um simples problema não ser tornou uma tragédia. É preciso reconhecer que tudo que acontece de ruim em nosso locar de trabalho vai refletir no grupo todo. Um pouco de coleguismo não faz mal a ninguém.

Cursista: Marcílio Teixeira Arante
Tutora: Ivina

Anônimo disse...

Na minha concepçao todos devemos estar sempre pronto a ajudar o outro, se inteirar de tudo o que acontece na Secretaria.
Executamos o trabalho independente de quem seje responsável pela turma. O aluno não pode ser prejudicado por motivos de problemas internos.
Cursista:sandra
Tutora:Auxiliadora

cida colombo disse...

Deve-se agir sempre como um servidor competente, para que o trabalho do grupo não seja desabonado.
Trabalhar,pensar e agir em equipe visando o bem estar de todos.


Cursista:Cida Colombo
tutora: Maria Auxiliadora

Jaira disse...

Trabalhar em equipe é fundamental para não deixar que um pequeno problema se transforme em uma tragédia.
Na escola que trabalho, quando falta um funcionário seus colegas de turno imediatamente assumem o seu serviço para não deixar que os alunos sejam prejudicados, pois a união faz a força e numa comunidade escolar não pode haver distinção de trabalho, todos tem que trabalhar em pró do aluno.
Cursista: Jaira
Tutora: Auxiliadora

Anônimo disse...

A situação apresentada no vídeo etrata muito bem a realidade de algumas organizações, pois existem "profissionais" que fingem que trabalham, mas que na realidade estão sempre procurando alguém que seja responsável pelas ocorrências, não assumindo nada. Vimos que muitas vezes a solução do problema é bem simples quando executada logo no início do processo, mas quando ninguém assume temos que apagar incêndios.

Cursista: Maridalva
Tutora Valéria

Anônimo disse...

A situação apresentada no vídeo retrata muito bem a realidade de algumas organizações, pois existem "profissionais" que fingem que trabalham, mas que na realidade estão sempre procurando alguém que seja responsável pelas ocorrências, não assumindo nada. Vimos que a solução de muitos problema é bem simples quando executada logo no início do processo, mas quando ninguém assume temos que apagar incêndios.

Cursista: Maridalva
Tutora Valéria

Anônimo disse...

CAMPO GRANDE-24/11/2010

A HIERARQUIA SEMPRE DEVE EXISTIR.PORÉM NÃO PODEMOS ACEITAR NENHUMA FORMA DE OMISSÃO,POIS O COMPROMETIMENTO E A RESPONSABILIDADE FAZ PARTE DA EQUIPE QUE INTEGRA UM SÓ CORPO.

CURSISTA:AURINETE ROCHA
TUTORA:MARIA AUXILIADORA

AURINETE disse...

A HIERARQUIA SEMPRE DEVE EXISTIR.PORÉM NÃO PODEMOS ACEITAR NENHUMA FORMA DE OMISSÃO,POIS O COMPROMETIMENTO E A RESPONSABILIDADE FAZ PARTE DA EQUIPE QUE INTEGRA UM SÓ CORPO.

CURSISTA:AURINETE ROCHA
TUTORA:MARIA AUXILIADORA

Ronaldo disse...

Em um ambiente de trabalho escolar, não pertencemos a um só setor e sim a unidade escolar. Se há algo de errado,não podemos ficar de braços cruzados,temos que agir, se cada um assumir as suas responsabilidades, fazer o seu dever,auxiliar no que for preciso, ser solidario,profissional e Trabalhando em equipe,tudo irá bem independente do setor ou do cargo, todos sairam ganhando e a educação agradece.

Cursista: Ronaldo
Tutora: Valéria

Maria Lúcia disse...

Penso que o trabalho deve ser distribuido entre os funcionários da secretaria, porém todos deve estar capacitados para realizar qualquer trabalho desse setor. Temos que por em prática o princípio da cooperação.

Cursista: Maria Lúcia
Tutora: Ivina

Norma disse...

Norma disse...
Na escola onde eu trabalho o serviço é distribuido, mas todos ajudam quando precisa e todos sabem um pouco de tudo na secretaria escolar.

cursista: Norma
Tutora: valéria

Anônimo disse...

Em um ambiente escolar ou em qualquer outra repartição pública ou privada, devemos lembrar que somos uma equipe, e ninguém trbalha sozinho, o trabalho de um depende direta ou indiretamente do trabalho outro. Acho que devemos estar dispostos a ajudar mesmo que não faça parte da nossa função, devemos exercitar a solidariedade, a ética, o companheirismo,e o respeito com os nossos colegas de trabalho e com as pessoas que solicitam o nosso serviço.

Tutora: Ivina
Cursista: Débora Regina

Anônimo disse...

Se trabalharmos em equipe tudo fica mas facíl mesmo alguns funcionários tendo funções distintas e determinadas pela secretaria ou pela diretora elas sabem que algumas pessoas tem capacidade para exercer alguns serviços e eoutros não, trabalhamos em escolas onde envolve muitas pessoas, trabalhando em equipe o serviço fica mais facíl de ser realizado e as responsabilidades não pesam em uma só ou em algumas pessoas afinal todos tem o mesmo objetivo desenvolver suas funções em prol de uma educação de boa qualidade. Infelizmente o filme mostra uma grande realidade que acontece em muitos setores públicos no nosso país.

Campo Grande - MS, 25 de Novembro de 2010.
Cursista: Maria do Socorro Sobrinha Moreira
tutora: Valéria

Anônimo disse...

Olha, o video não abre no meu computador. Nos fazemos o nosso trabalho e ainda quando tem outros que a direção nos encaminha.
Mas sempre tentamos fazer com destreza e cuidados para desempenhar o nosso bom serviço.
Leonir
Tutora Auxiliadora

Cursista: Enilza Maria Ferreira disse...

Boa parte dos funcionários ainda convive com esse tipo de problema na instituição onde atua; no entanto, sabemos que tem gente que não consegue lidar com pessoas adversas e com opiniões diferentes da sua, e deixam se levar por uma impressão negativa sem ao menos procurar compreendê-las e conhecê-las mais detalhadamente. Outro vilão que pode prejudicar o relacionamento entre os membros de uma equipe é o mau humor; o que faz com que essas pessoas (mal humoradas) criem uma espécie de escudo e fiquem isoladas das demais. Isso impede que seus colegas se aproximem para pedir algum tipo de ajuda, ou até mesmo para ajudá-los.
A contribuição dos pares e a forma que eles são tratados ajudam o funcionário atingir suas metas e desenvolver suas atribuições de maneira eficaz. Para isso, é necessário saber lidar com a diversidade existente na instituição, respeitando as diferenças e as particularidades de cada um; com isso, é possível conquistar o apoio dos demais e fazer um bom trabalho em equipe, afinal, ninguém trabalha sozinho.
Outro fator importante nesse processo é o papel do gestor, pois é de sua responsabilidade administrar os conflitos existentes entre as pessoas do time, e fazer com que o clima interno seja agradável, permitindo um ambiente sinérgico e que prevaleça a união e a cooperação entre todos. Essa forma de conduta está relacionada ao estilo de gestão que se aplica e suas ações, e pode influenciar no desempenho dos liderados; este gestor terá que dar o exemplo para os demais, saber como falar com seus funcionários, pois a maneira com que irá tratá-los poderá refletir no relacionamento entre gestor x funcionário e, conseqüentemente, nas metas e objetivos da instituição.
Cursista: Enilza Maria Ferreira
Tutora:Ivina Machado de Mattos Fernandes

Anônimo disse...

Mesmo que os trabalhos sejam distribuidos, todos devem entender que não é problema nenhum fazer o trabalho que está incumbido ao colega, já pensou se o funcionário fica doente e entre de licença? não podemos deixar de atender as solicitações só porque achamos que não é nossa responsabilidade.
Tutora: Auxiliadora
Cursista: Dalzenir

Anônimo disse...

Assim como o video assistido, a escola é cheia de problemas a serem resolvidos. As tarefas são divididas para cada Cargo/Função, mas muitas vezes precisamos ficar atentos para resolver problemas imediatos, que surgem. Se cada um ficar apontando contra o outro e dizendo "o problema não é meu, podemos gerar um "problemão" para todos.
Resumindo, "a união faz a força". Juntos torna mais fácil decidir e realizar.

tutora: Maria Auxiliadora
cursista: Maria José Bacarin

Anônimo disse...

Bom, somos sabedores de nossos deveres e responsabilidade em nossas funções, mas tem determinadas coisas e situações que não é um dever, mas sim, é responsabilidade agir no momento, mesmo sabendo que é de responsabilidade de outra pessoa, mas pode ocorrer que no momento, essa outra pessoa não agem ou mesmo o que aconteceu no filme, a situação seria de responsabilidade de todos, mesmo porque, era uma ocorrência que não era função determinada a alguém, mas sim, por ser um acontecimento inusitado para o momento e que causaria danos a todos por atingir o local de trabalho, seria responsabilidade sim, de todos agirem no momento e tentar buscar solução para o problema,
O momento de agir em terminadas situações é no começo do problema, não deixando ficar fora de controle, como aconteceu no filme. E buscar apoio uns dos outros e não apontar responsável.

Tutora: Maria Auxiliadora
Cursista: Nivaldo Brandão

Unknown disse...

A burocracia sem boa vontade pode gerar processos assim. O serviço público muitas vezes se parece com esse filme. Devemos nos conscientizar e trabalhar em equipe. Assumir responsabilidades gera o bom funcionamento da máquina.

Karina
Tutora Auxiliadora

Silvana C Pereira disse...

Um trabalho em equipe, é trabralhar em conjunto para obter um único resultado, pois o trabalho de um faz parte do outro e todos tem sua parcela de responsabilidade. Portanto dentro de uma equipe, se cada uma fizer a sua parte com eficiência,o trabalho terá um bom resultado, afinal a união faz a força.

Cursista: Silvana C. Pereira
Tutora: Valéria

Anônimo disse...

Para Refletir:
"Uma professora dividiu a turma em equipes para que fizessem um trabalho. Uma das equipes tinha quatro alunos: Todo Mundo, Alguém, Qualquer um e Ninguém.

Todo mundo tinha certeza de que Alguém o faria. Qualquer Um poderia ter feito, mas Ninguém o fez. Alguém ficou zangado com isso, pois era um trabalho de Todo Mundo. Todo Mundo pensou que Qualquer um poderia fazê-lo, mas Ninguém imaginou que Todo Mundo deixasse de fazê-lo. Ao final, Todo Mundo culpou Alguém quando Ninguém fez o que Qualquer um deveria ter feito."
In: Entender as idéias e filosofar (2009)
Eu tambem penso assim, se ninguem assumir uma atitude nada será feito, e aí ficará facil culpar os outros por não ter feito nada.Nas repartições públicas a maioria é chefe de alguma coisa mas para mandar, quando surge problemas ninguem é responsável e se algo der certo todos querem ser o autor.
Tutora Maria Auxiliadora
Cursista Regina C. M. Valentim.
29/11/2010

Aparecida Lemes disse...

O vídeo fala da falta de responsabilidade dos funcionários e as conseqüências para uma empresa inteira. O fato dos mesmos não assumirem responsabilidades, fez com que o problema se agravasse, causando outros problemas. Acredito que este posicionamento é típico de grupos que não possuem espírito de equipe. Em situações criticas como a que ocorreu, poderia ser resolvida se o primeiro que ficou a par da situação assumisse a responsabilidade e resolvesse a questão, considerando que no inicio o problema poderia ser resolvido mais facilmente.
Cursista: Aparecida Lemes
Tutora: Maria Auxiliadora

Edinalva disse...

A falta de atitude no ambiente de trabalho pode causar muitos transtornos, as vezes com apenas uma palavra correta voce pode ajudar a resolver coisas que demoraria se voce não tivesse aquela atitude. Só com a conscientização do trabalho coletivo é que teremos sucesso no desenvolvimeto do trabalho.
Cursista: Edinalva
Tutora: Ivina

Suellen Vinci disse...

Devemos saber fazer de tudo dentro da escola, pois mesmo que o serviço seja distribuido , precisamos sempre um ajudar o outro.
A união faz a força e temos que assumir responsabilidades num ambiente de trabalho principalmente não esperando aquilo que posso fazer pelo meu colega.
Suellen Vinci
Tutora: Auxiliadora

Edna (tutora Auxiliadora) disse...

Quando delegamos nossa responsabilidade a outra pessoa o trabalho emperra, da mesma maneira quando nos recusamos a compartilhar uma tarefa que não é nossa prejudicamos toda a equipe criando com isso uma bola de neve de problemas que como no vídeo precisa de ação conjunta para ter solução...

Clarice disse...

Dentro de uma secretaria escolar, todas as pessoas que trabalham ali devem saber e entender de tudo, pois na falta de um, o outro sabe dar continuidade no serviço, até mesmo fornecer uma informação.


Tutora:Auxiliadora

Anônimo disse...

Todos temos nossas responsabilidades e normalmente nossas funções são delegadas especificamente a cada um.
Mas isso não quer dizer que não devemos aprender a trabalhar em conjunto para que quando necessário possamos fazer o trabalho de equipe na busca de um resultado concreto.

Cursista:Josana
Tutora: Auxiliadora

Naurelino disse...

Gostei muito do vídeo, acho que vou mostrá-lo lá na escola para estimular os outro colegas.
Muitas vezes já estive nesta situaçao, quando nos deparamos com pequenos incendio (problemas burocláticos)se tiver combustível, é logico que ele vai evoluir.
Se os chefes não conseguem ver uma solução, crie você mesmo. Mas nâo mostre o que deve ser feito, faça antes.
Temos que dar nossa contribuição,ser criativo, estar atento ao problemas e as soluções.
Cursista: Naurelino
Tutora: Valéria

essnic disse...

Todos nós funcionários da escola temos que trabalhar em equipe para melhor atender a nossa razão de estamos na escola: a comunidade escolar.

Eudir
tutora valéria

Maria Eglantine disse...

A colaboração de todos é importantante para o bom funcionamento de uma secretaria,não podemos agir de forma individualizada, mas pensar no coletivo, portanto é importante que nossas atitudes seja pautada pela ética,para que assim possamos resolver os problemas que surgem de forma tranquila e eficiente.
Cursista: Maria Eglantine
Tutora: Ivina

GISLENE disse...

Infelizmente em nosso ambiente de trabalho existem pessoas com esse tipo de atitude. E delas não podemos esperar muito. O melhor é fazer a nossa parte bem feita e ficar de olho para que essa pessoa não faça da falta de compromisso dela o seu pesadelo mais tarde.

TUTORA: VALERIA

Anônimo disse...

Na minha opinião em todo setor de uma empresa pública ou privada deve
funcionar com união entre osfuncio-nários,unir mais e estar pronto em
ajudar uns aos outros se inteirando
mais na vida do ambiente escolar ou emprezarial,saber de tudo o que acontece no interior do ambiente de
trabalho.No entanto trabalhando em equipe o serviço fica mais fácil de ser realizado e as responsabili-dade não fica á cargo de um só,ou de algumas pessoas,pois todos tem a capacidade de exercer a funçãoem torno do mesmo objetivo em desenvol
ver suas atividades em prol de uma
educação com qualidade e não fica subcarregado á um só.Acredito que estiverem unidos quando surgir al-gumns problemas a equipe procura logo uma solução para sanar os problemas ocorrido,para uma escola andar bem é preciso trabalhar em equipe e sempre ajudar um ao outro porque a união faz a força.Por que
todos nós somos responsável pelo o bom andamento da escolatemos pensar e agir buscando o bem estar de todos.
Cursista: Ritinha.
Tutora:Maria Auxiliadora

Anônimo disse...

Na minha concepção todos devemos estar prontos a ajudar o outro para uma melhor interação e dando continuidade ao processo de eficiência e eficácia da secretaria escolar

Cursista: Douglas Marques
Tutora: Maria Auxiliadora

Nilce disse...

Na minha opinião devemos sempre trabalhar em equipe, todos nós devemos saber de tudo um pouco, ter responsabilidade em tudo o que vamos fazer.

Simoninha disse...

No meu local de trabalho todas as tarefas são distribuidas,mas todos sabemos fazer o serviço um do outro e se houver um imprevisto ou alguem precisar de uma forma podemos ajudar um ao outro.É muito importante que toda a equipe administrativa trabalhe bem e em harmonia isso facilita o trabalho e agiliza o atendimento a pais, professores e alunos.

Cursista:Simone Amorim
Tutora:Maria Auxiliadora

Anônimo disse...

Aqui na escola não conseguimos assistir o vídeo. Mas aqui não trabalhamos com divisões de serviços. Fazemos de tudo um pouco, quando não entendemos, procuramos auxílio de outra colega e juntos fazemos a tarefa solicitada.

Cursista: Maria Áurea
Tutora: Mª Auxiliadora

Anônimo disse...

Simone Raquel
Tutora Auxiliadora
Em nossa escola trabalhamos unidas, sempre caminhamos juntas para desenvolvermos um trabalho de qualidade e eficacia, buscando suprir todas as necessidades tanto para comunidade como para funcionários buscando facilitar o trabalho de todos e com muita responsabilidade.

Moacir disse...

Este vídeo mostra bem a realidade que algumas empresas e órgãos públicos tem vivido ultimamente. Devemos adquirir a consciência de que temos que assumir responsabilidades, seja em casa, no trabalho, na vida pessoal etc; esta atitude é de fundamental importância para que as coisa andem bem. Enquanto estivermos apontando responsabilidades e não assumindo-a;, os deveres, as obrigações e os problemas só tendem a crescer e até mesmo fugir do controle. Então, para que isso não aconteça assumamos individualmente as nossas responsabilidades e assim trabalhar em equipe para o bem do coletivo.
Cursista: Moacir dos santos
Tutora: Ivina

Anônimo disse...

Devemos estar sempre pronto a ajudar o outro, se inteirar de tudo na secretaria e independente de quem seja o responsável pela turma, pois n´s somos uma equipe e o aluno não pode ser prejudicado.
Cursista:Alfredo
Tutora:Maria Auxiliadora

Soraia disse...

Mesmo que não saibamos resolver na hora, devemos pelo menos dar atenção ao solicitante ou tentar resolver o problema, pois onde eu trabalho todos fazemos de tudo um pouco, ou seja, quando não entendemos, procuramos auxílio de outra colega, e fazemos a tarefa solicitada.

Cursista : Soraia
Tutora : Ivina

Ana Claudia disse...

O vídeo mostra claramente um exemplo de falta de ética profissional. Todos nós temos nossas respectivas competências de trabalho, mas isso não impede que possamos agilizar outros processos que estejam ao nosso alcance, até mesmo para auxiliar nossos colegas e dar um ponto final no problema. A ética profissional implica em colaboração da parte de todos, deixando de lado as desavenças.
Cursista: Ana Claudia Tognon
Tutora Ivina

celia roseli disse...

Numa secretaria, ha diversos trabalhos a serem realizados, mas para isto um não isenta o outro de sua responsabilidade.Como num xadrex somos peças importantes na construção de cidadao.Aescola tem papel fundam,ental, onde os funcionario sao equipes trabalhando num mesmo obhejetivo.

tutora IVINa

Joana Cruz disse...

No ambiente escolar somos todos responsaveis pelo bom funcionamento da secretaria escolar. E trabalhar de modo interativo e as vezes em equipe e a melhor maneira de agilizar o trabalho e fazer um bom atendimento ao público.

Anônimo disse...

Após assistir este vídeo, cheguei a conclusão da falta de educação e a irresponsabilidade de uma pessoa, na qual pode ter sérias conseqüências a uma determinada comunidade, pois assim chego conclusão que seja na educação ou qualquer outra área se faz necessário que trabalhemos em equipe e ter sempre o objetivo de não haver distinção de trabalho, pois não podemos deixar que nosso aluno seja prejudicado pela nossa falta de profissionalismo . Acho que as atividades devem ser distribuídas sim, mas todos devem saber executar suas tarefas e também outras de maneira que se for necessário um vai estar pronto para ajudar os outros sem a preocupação de dizer não e meu trabalho, mas com consciência que estou desempenando minhas atividade com a devida responsabilidade de um trabalho em equipe.
Cursista: Ana Rosa
Tutora: Valéria Geraldelli

Anônimo disse...

A escola apesar funcionar três turnos precisa funcionar de maneira unificada, é preciso trabalhar em equipe e deixar o individualismo de lado para atender pais e alunos], que sao a noss clientela.

Tutora: Ivina
Cursistas: Gladis e Sônia

moacir disse...

Repostagem.
Este vídeo mostra bem a realidade que algumas empresas e órgãos públicos tem vivido ultimamente. Devemos adquirir a consciência de que temos que assumir responsabilidades, seja em casa, no trabalho, na vida pessoal etc; esta atitude é de fundamental importância para que as coisas andem bem. Enquanto estivermos apontando responsabilidades e não assumindo-as; os deveres, as obrigações e os problemas só tendem a crescer e até mesmo fugir do controle. Então, para que isso não aconteça assumamos individualmente as nossas responsabilidades e assim trabalhar em equipe para o bem do coletivo.
Cursista: Moacir dos santos
Tutora: Ivina

30 de janeiro de 2011 22:33

Josefa disse...

Esta video infelizmente é uma realidade atual.Temos que mudar
nossa concepção de trabalhadores
"sou pago somente para fazer isto"
e termos a visão que isto e aquilo colaboram para que vc continue crescendo ou diminuindo.
Então trabalhar com alegria e vontade de crescer nos traz o desejo de aprender cada vez mais,e
as oportunidades surgem diante este
tipo de imprevistos e quem busca soluções é capacitado para vencer!

Anônimo disse...

Trabalhar em equipe é necessário para o bom andamento da secretaria, devemos estar sempre interados de tudo o que acontece, independente de qual a função que estamos responsáveis.
Cursista: Claudineia
Tutora:Ivina

Elaine disse...

Cursista Elaine
Tutora Valéria

A cooperação é palavra chave em nossa vida, principalmente no ambiente de trabalho.A secretaria não se faz sozinha é necessário que cada pessoa que ali se encontra tenha consciência de seu papel consigo e com os outros. Somos um dente na roldana e para que esta funcione é preciso a integração e união de todos.

Nilma disse...

Quando não assumimos a responsabilidade por um serviço solicitado, o problema pode se tornar grande demais. Devemos nos unir para que o serviço seja executado em tempo.

MARIA LUIZA disse...

Mesmo trabalhando com distribuição de serviço, quando são solicitados documentos urgentes pelos pais e alunos da unidade escolar, executamos o trabalho independente de quem seje responsável pela turma. O aluno não pode ser prejudicado por motivos de problemas internos

Tutora Valéria

Janete dos Reis Silva disse...

Ao trabalhar com divisão de trabalho fazemos um trabalho arganizado e eficiente, no entanto todos os envolvidos tem que saber desenvolver cada etapa do trabalho, pois ao acontecer alguma evetualidade não haja prejuizo para a comunidade.

Anônimo disse...

O trabalho em equipe tem por excelência sempre um resultado positivo em todos os sentidos. O que acontece, principalmente no poder público, a falta de disciplina em alguns servidores, causando com isso resultados negativos. Não é porque o meu colega é indisciplinado que eu tambem vou cruzar os braços, devemos acreditar que ele tambem pode mudar sua postura, e passar a fazer parte do grupo com resultados positivos, contruibuindo para o sucesso de todos.

Cursista: Adozinda
Tutora: Valéria

JAIRO disse...

"ATIVIDADE COMPLEMENTA: MÓDULO 13"
"TÉCNICAS DE REDAÇÃO E ARQUIVO"

A DISTRIBUÇÃO DO TRABALHO NA SECRETARIA DA ESCOLA E IGUAL A TODOS OS FUNCIONARIOS PORQUE O ALUNO NÃO DEVE SER PREJUDICA NA SUA VIDA ESCOLAR INDEPENDENTE DO FUNCIONARIO RESPONSAVEL DO PERIUDO O ALUNO E O MAIOR BEM DA ESCOLA .
JAIRO
TUTORA:AUXILIADORA

Anônimo disse...

Acho que todos devemos pelo menos ter noção de como funciona cada setor da escolar, pois em uma emergência podemos colaborar.
Especificamente na Secretaria, mesmo que o trabalho seja dividido, todos devem ter boa vontade para aprender um pouco de cada coisa pois quando o encarregado daquela parte não estiver presente a pessoa consegue atender a clientela ou pelo menos ter boa vontade para procurar ajuda e resolver a situação.
Simari Costa
Tutora Valéria

Elaine Leão disse...

Dentro do ambiente de trabalho, devemos ser unidos, pois tempos os mesmos objetivos que a qualidade da educação e o bem estar de nosso alunos, unidos vamos longe.


Elaine Leão

marta disse...

Apesar do video ser engraçãdo,ao mesmo tempo foi uma tragedia as vezes achamos que devemos fazer so o que achamos que e nosso dever, um exemplo se eu estou ali para cozinhar não posso pegar um copo que esta no chão mesmo que eu tropece nele, mas não e assim devemos nos ajudar uns aos outros para que podemos trabalhamos em equipe e assim evitar as tragedia.
Tutora: Auxiliadora
Cursista: Marta Vandes

Clevevrson disse...

Apesar de cada um de nóis termos nossas funções, não impede de contribuir com serviços em outros setores, em nosso ambiente de trabalho e nossa vida no dia-a-dia.
Cursista: Clevevrson
Tutora: Auxiliadora

Idalina da Silva disse...

É na escola que podemos desenvolver sentimentos de confiança, de participação,de cooperação, para que possamos exercer a cidadania.
introdução do módulo 13, por tudo que foi dito durante o curso temos que ter noção da importacia do nosso trabalho dentro das unidades de ensino.O aluno não chega na sala de aula sem antes passar pela secretaria da escola e fazer sua matricula, e passar pela burocracia, e se a sala estiver suja como fica quem limpa? e a segurança? a alimentação?e a manutenção? quem vai cuidar da entrada e saida dos alunos?por isso somos todos muito importantes para a educação.
Cursita - Idalina da Silva
Tutora - Ivina

Vera Soardi disse...

Penso que cada escola tem uma equipe de trabalho. Logo,equipe deve ser unida, forte para vencer. Assim,todos devem estar comprometidos e dispostos a trabalhar pela escola, dandoomelhor de si como profissional, educador... e estar sempre pronto para resolver qualquer problema, mesmo que não saiba leve até a direção para solucionar, mas problemas não podem ficar pendentes,alunos e pais, devem sair da escola com suas dúvidas esclarecidas e não nos criticando, dizendo quenão sabemos nada..blá,blá... além do mais sentir-se útil,apto-(a), dinâmico(a), educado(a, atencioso(a)é muito satisfatório pranós mesmos, se não for assim, nossas ações no trabalho ficam morgas, sem graça,cansativo, desmotivado... para mim devemos pensar positivo sempre, fazer o melhor, e pedir em todo o tempo ao Único e Grande Deus:sabedoria,amor e a paz Dele que excede todo o entendimento e nos dá alegria de viver em qualquer lugar ou situação.
Cursista:Vera Soardi
Tutora:Valéria

Abadia disse...

Eu acho que ética é tudo, principalmente em nosso ambiente de trabalho. Se nós agirmos sempre com responsabilidade e competência, respeitando sempre a todos e procurando sempre colaborar com nossos colegas de trabalho, com certeza a recompensa será grande.

Cursista: Abadia
Tutora: Valéria

Anônimo disse...

Temos que ver a Escola como um todo. E para que esse TODO dê certo, devemos trabalhar com eficácia, fazer o nosso trabalho com dedicação e companheirismo. Conhecer a escola é o primeiro passo: saber como funciona cada setor, quem são os responsáveis e as orientações a seguir. Dessa forma as informações não serão truncadas. Depois, é preciso trabalhar de forma organizada, com o objetivo de prestar um bom serviço a todos. Devemos colocar-nos sempre no lugar da pessoa que vem procurar uma informação ou orientação. O que não queremos pra nós não podemos fazer a outrem. Se não podemos ajudar, ao menos um bom atendimento temos que realizar. Precisamos estar sempre atentos a tudo que acontece em nossa escola. Se podemos contribuir positivamente com o outro setor, seja com uma informação, idéia,ou outra coisa qualquer, devemos fazê-lo. Ao percebermos que algo não está correto não devemos fingir que não estamos vendo. É preciso alertar os envolvidos. Ao agirmos assim, estaremos pensando na escola como um todo, pois se um setor agir de forma incorreta será a escola que responderá e não apenas aquele setor. Manter o espírito de equipe é muito importante: Secretaria X Alimentação X Infraestrutura X Multimeios X Coordenação X Professores X Alunos X Direção, um ajudando o outro, sem separação. Trabalhar em conjunto deve ser o objetivo maior. Uma Escola que consegue formar esse espírito de equipe nos seus membros será com certeza uma Instituição de Ensino vitoriosa!
Cursista Evanilce
Tutora Ivina

Anônimo disse...

O que acontece e que em algumas organizações existem funcionários que não assumem o que fazem de errado e o que temos que fazer é colaborar com o outro, trabalhar em equipe com respeito e solidariedade...
Cursista Marly
Tutora: valéria

Anônimo disse...

PARA MIM TODOS NÓS TEMOS QUE TRABALHAR EM PROL DA NOSSA CLIENTELA MAIOR QUE SÃO OS ALUNOS, NÃO IMPORTA SE O SERVIÇO É DE RESPONSABILIDADE DE OUTRA PESSOA, SE ELA NÃO FEZ POR ALGUM MOTIVO TEMOS QUE NOS MOBILIZAR E FAZER O TRABALHO O QUE NÃO PODE É O ALUNO OU O RESPONSÁVEL SAIR DA ESCOLA SEM SER ATENDIDO.

VÂNIA LÚCIA
TUTORA AUXILIADORA

Márcia disse...

Nós pecisamos desenvolver nosso trabalho com responsabilidade e compromisso,trabalhando sempre em equipe buscando os mesmos objetivos e ajudando uns aos outros quando necessário,e quando cometermos falhas sermos maduros o suficiente para ssumir nossos atos.

Tutora: Ivina
Cursista: Márcia

Anônimo disse...

A colaboração e a parceria nunca podem
faltar dentro da secretaria. Todos devem estar atentos e saber tudo que se passa ali dentro para poder atender
bem nossos clientes. E aprender de tudo um pouco dentro da escola para poder ajudar os outros.
Cursista: Nice
Tutora: Valéria

ZULEIDE disse...

Muitas vezes deparamos com pequenas dificuldades no nosso cotidiano na Escola, temos procurar solucionar para que não se torne grandes. Desta forma devemos ter responsabilidades e atitudes visando o bem estar de todos.
Cursista: Zuleide
Tutota: Auxiliadora

Joanice disse...

Trabalhar em equipe é necessário para o bom andamento da secretaria, devemos estar sempre interados de tudo o que acontece, independente de qual a função que somos responsáveis....
Cursista: Joanice
Tutora: Ivina

silvelena disse...

Silvelena
Na nossa escola os trabalhos são distribuidos, mas nem por isso deixamos de trabalhar em equipe.
Todos nós temos que ter o bom censo, fazer a sua parte, se precisar ajudar o colega por que não.
Cursista : Silvelena
Tutora: Valéria

Jeová disse...

Como somos parte do prossesso educativo de nossa comunidade, também integramos as responsabilidades sobre tudo que acontece a nossa volta.
De forma direta ou indiretamente participamos para o desenvolvimento educativo daqueles que dependem do nosso trabalho de maneira que ninguém seja alheio aos fatos. Todos estão engajados em prol de uma finalidade e isto significa assumirmos nosso papel de forma participativa em diversas ações quando necessário para que as atividades tornem-se menos burocráticas.
É importante participar, auxiliar os demais, procurar agilizar os procedimentos, atendendo a todos sem distinção. Sejamos imparciais não excluindo nem jogando a responsabilidade para o colega.
A nossa maneira de agir ficará como exemplo podendo ser positiva ou negativa diante de todos que nos acompanham em nossa trajetória.
Cursista: Jeová Moreira.
Tutora: Valéria.

Eliete disse...

O trabalho dentro de um setor deve ser realizado em equipe, um cooperando com outro sempre. Cada indivíduo tem o seu trabalho mas quando o outro necessita de ajuda, ou por algum motivo este não consegue terminar dentro do prazo, é feito uma força tarefa e todos realizam o trabalho. O que não pode acontecer é a escola e os alunos serem prejudicados.
Cursista: Eliete
Tutora: Valéria

Anônimo disse...

Acretido que todos que trabalham em uma escola, deve saber fazer de tudo um pouco e não deixar que um aluno saia prejudicado por esse ou aquele motivo, um funcionario deve procurar fazer da melhor maneira possivel o seu trabalho sem que haja um acerta individualidade devemos trabalhar em equipe sempre, mesmo que as vezes é um pouco dificil.
Tutora: Auxiliadora
Cursista aparecida Pereira

Claudineia disse...

Trabalhar em equipe é necessário para o bom andamento da secretaria, devemos estar sempre interados de tudo o que acontece, independente de qual a função que estamos responsáveis.
Cursista: Claudineia
Tutora:Ivina

Penha disse...

A união faz a força trabalhando em equipe é necessário para o bom andamento do nosso trabalho.
Trabalhando em uma escola o funcionário não pode focar sua atenção no conhecimento e exercício de sua função temos que integrar e relacionar com toda escola.

Cursista Penha
Tutora Ivina

Anônimo disse...

Na escola não devemos encarar situações como problemas, ou seja, estamos ali para atender e fazer nosso trabalho da melhor maneira. O trabalho em equipe é importante acontecer, mas, o bom desenvolvimento do meu trabalho não dependerá do meu colega, sendo assim, todos nós temos responsabilidades, sabemos delas e, devemos colocá-las em prática, independente do lugar, das condições ou das outras pessoas.
Eudalia Gonçalves Vieira.
Tutora: Maria Auxiliadora.

Izabel disse...

É importante dividir tarefas, mas não parta do princípio que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Compartilhar responsabilidades e informação é fundamental. Também, não podemos esquecer que dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente. Então, temos que ser responsáveis pelo serviço que nos foi confiado. E trabalhar em equipe é mais divertido do que trabalhar individualmente, pois pode contribuir para melhorar nosso desempenho.

Cursista: Izabel
Tutora: Valeria

Astrid disse...

Técnica de redação e arquivo demonstra toda minha rotina de trabalho atendimento ao publico, organização das pastas de documentos dos alunos e funcionários e prestação de contas.

Cursista: Astrid Pantoja das Neves
Tutora: Váleria

Anônimo disse...

Mesmo trabalhando com cooperaçãode quando solicitados os documentos deveme ser providenciados independente de quem seje responsável pela turma. O aluno não pode ser prejudicado por motivos de problemas internos.
Cursista : Cleuza Mendes e silva
Tutora : Auxiliadora

Janete disse...

Lamentavelmente isso acontece todos os dias, não só na repartições públicas, e isso as vezes atrapalha o bom andamento do trabalho e também a reputação da instituição.

Anônimo disse...

o VIDEO MOSTRA A CRUA REALIDADE, DE QUANDO NAO NOS SEMTIMOS PARTE DE UM TODO, E ONDE PEQUENOS DECUIDO PODEM TRAZER CONSEQUENCIAS MUITO GRAVES.
TUTORA VALERIA
CURSISTA ERNANDES MARQUES

LUZIA disse...

PRIMEIRAMENTE TEMOS QUE TRABALHAR SEMPRE BEM UNIDO SEM OLHAR DE QUEM É O SERVIÇO PORQUE AS VEZES O PROBLEMA É TAÕ PEQUENO E SE NAÕ AJUDARMOS PODE SE TORNAR MAIOR SENDO PREJIDICIAL A TODOS,MESMO QUE O SERVIÇO SEJA DE OUTRO PRECISAM DE NÓS DE OUTRO SETOR.

Anônimo disse...

Dentro da instituição escolar, precisamos lembrar sempre da responsabilidade que é da nossa competência, executando de forma eficiente e interagindo com os demais profissionais, visando a resolução dos problemas apresentados no dia a dia da escola, com ética e responsabilidade.

Anônimo disse...

Dentro da instituição escolar, precisamos lembrar sempre da responsabilidade que é da nossa competência, executando de forma eficiente e interagindo com os demais profissionais, visando a resolução dos problemas apresentados no dia a dia da escola, com ética e responsabilidade.
Cursista: Edmundo
Tutora: Valéria

Nariman disse...

Todos que trabalham em determinado lugar tem responsabilidade.
Todos na escola que trabalho tem uma distribuição de serviço uns mais urgentes outros com prazo mais longo, mas sempre temos que trabalhar com muita união e coleguismo.

Sérgia Cristina disse...

O trabalho dentro de uma unidade escolar deve ser sempre voltado para o bem da comunidade interna e externa. Se somos chamados unidade devemos deixar prevalecer o espírito de equipe sem distrações ou disputas desnecessárias e sempre voltados para um excelente funcionamento.
Cursista Sérgia Cristina
Tutora Valéria