quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ATIVIDADE COMPLEMENTAR: MÓDULO 10 "Trabalho Escolar e Teorias Administrativas"

Na Escola D. Pedro I, em um dia de entrega de notas tumultuada a equipe da secretaria estava eufórica, com isso gerando um desconforto entre secretário e auxiliares. Mediante isso, os auxiliares foram até a Direção reclamar da situação que estavam vivenciando. De acordo com os fatos acima, como você resolveria esta situação, já que a ÉTICA deve estar presente em todas as organizações sociais, particurlamente na escola.

112 comentários:

Anônimo disse...

Nesta situação nós entrariamos em um acordo com a direção para maiores transtornos com os pais, para que os próprios professores entreguem as notas aos pais, assim seriam atendidos com mais rapidez.

Tutora: Auxiliadora
Cursistas: Dalzenir e Sandra

Naurelino disse...

Primeiramente ,devido a situação, quem tem que comunicar com a direção é o secretario, pois neste caso quem manda na secretaria é ele, devido a ieranquia dos setores não podemos atropelar quem deve solucionar os problemas. Aos auxiliares cabe informar a situação,demostrar indignação e discutir soluções. Se a situação já acontece a muito tempo, creio que falta organização a direção escolar pois entrega de notas deveria ser feita numa reunião com os pais ou em sala de aula (o que não é aconselhavel).
Cursista:Naurelino
Tutora:Rosângela

SUELLEN VINCI disse...

Nesta situação, eu como funcionária da secretaria tentaria conversar primeiramente com o secretário e os demais colegas para tentar sanar o problema ocorrido,sem maior necessidade de levar o casao até a direção.
Cursista:Suellen Vinci
Tutora:Rosângela

cida colombo disse...

CIDA COLOMBO DISSE...
As diversas situações que surgem no dia a dia devem ser resolvidas na secretaria entre seus membros, para o bem estar de todos.
A secretária geral tem a função de passar para a direção todos os prós e os contras visando o bem comum e assim estabelecer a perfeita ordem.
Cursista:Cida Colombo
Tutora:Rosângela

Unknown disse...

É necessário que pessoas que trabalham com o público estejam preparadas para manter a calma em qualquer situação,principalmente em entrega de notas que é uma rotina nas escolas, esta preparação se dá através de cursos e também do interesse do próprio funcionário em servir bem o público e ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho, lembrando sempre que somos educadores.
A escola precisa criar mecanismos para dar um atendimento de qualidade aos pais e alunos, como por exemplo, solicitar ajuda da coordenação pedagógica na entrega de notas.
Acontecendo desconfortos na secretaria é importante que a equipe do setor faça uma reunião para esclarecer as dificuldades encontradas e expor suas opiniões, para tentar soluciona-las, entre secretário e auxiliares, visando o bem comum e harmonia no setor.
Cursista: Cirlei Rodrigues Ferreira
Tutora: Rosangela

Anônimo disse...

Bom!! Já que a ética deve estar presente em todas as organizações sociais e particularmente na escola, eu não vejo razão de levar ao conhecimento da Direção assuntos advindo da secretaria, porque na escola temos a Secretária Geral na qual uma de suas funções é justamente resolver todos os assuntos pendentes da secretaria e da escola para depois informar à Direção.E seria uma falta de ética e coleguismo com a secretária, pois ela é uma autoridade dentro da hierarquia escolar o que deve ser lembrado pelos auxiliares não é mesmo!E é claro que através de diálogo tudo se resolve e se chega a um acordo, e para trabalhar com o público em geral deve-se estar muito bem preparado e manter a calma sempre, não adianta se desesperar, ainda mais na entrega de notas. Na verdade temos que manter um ótimo relacionamento com os colegas de trabalho, sermos gentis,afinal somos uma equipe de educadores, temos mais é que manter a paz, harmonia, companheirismo,tranquilidade, afinal estamos na escola cuidando justamente de nossas crianças, não devemos passar uma imagem negativa e sim totalmente positiva, quanto a entrega de notas os coordenadores cada um em seus turnos, ou seja,matutino,vespertino e noturno devem se reunir com os pais e entregar as notas sem problemas.
Tutora: Ivina
Cursista: Joseane

angela disse...

Eu acredito que essa situação só ocorreria se você não eficiente em sua função, quando se trabalha com distribuição de serviço, cada um é responsável pelo seu trabalho, então deveria se chamar apenas quem não deu conta do serviço e solicitar a ajuda dos colegas.Sempre se deve manter a calma na secretaria e tentar resolver os problemas sem fazer tumulto.
Tutora= Rosângela

Cursista= Angela Maria

Unknown disse...

Nós funcionários da secretaria escolar, sempre que temos algo para resolver devemos conversar com a secretária geral da escola, que repassa tudo ao senhor diretor, que toma as devidas providencia, e assim se resolve tudo.
E referente à entrega de boletim, seria bom se os professores e coordenação escolar, que fizessem a reunião com os senhores pais e entregassem os boletins, e assim os pais já saberiam como seus filhos estão se socializando na escola.
Cursista: Graziela.
Tutora: Rosângela Baird.

Marcia disse...

Concordo com a colega Cida Colombo, na minha opinião a secretária vendo o problema deveria reunir sua equipe de trabalho e tentar resolver as dificuldades na própria secretaria.
Os auxiliares tomando essa atitude de ir direto à Direção, faltou ética profissional.
Cursista: Marcia Gomes
Tutora: Valéria.

Patrícia Paniagua Cardoso disse...

Quando se faz uma reunião de pais na escola , já deve estar presuposto qual atividade cada funcionário da secretaria ficará responsável. O correto seria ver qual dos funcionários não desenvolveu sua parte.
Não vejo necessidade de ir a direção fazer comentários deselegantes.
Tudo deve ser resolvido na própria secretaria.
Tutora Rosangela

Anônimo disse...

Em tal situaçao o que deve prevalecer é o dialogo, pois é conversando e que se chega a um denominador comum e num ambiente de trabalho todos devemos ter ética e profissionalismo.
Cursista: Aparecida de Fatima Ferreira
Tutora: Rosangela

Anônimo disse...

Sempre que tentamos definir o que é ética, esbarramos em um problema muito comum, a subjetividade. Todavia, como o foco principal é a presença da ética em todas as organizações sociais, em particular nas escolas, buscarei então, um conceito mais genérico e consensual, pois entendo que ética precisa existir não somente entre os servidores públicos da educação mais em tudo e entre todos.
Quanto ao fato abordado, eu acredito que tenha faltado tanto os princípios éticos quanto relações humanas, pois ficou evidente que faltou entre as colegas de trabalho o que chamamos de contato de amizade ou amor, profissional e social, que comumente as pessoas mantêm entre si, de modo a estabelecer um intercâmbio de comunicação e de valores que visa saciar os interesses dos assuntos relacionados à educação.

Cursista:Enilza Maria Ferreira
Tutora:Rosângela

Anônimo disse...

Boa Tarde!
Em primeiro lugar, vendo o andamento do que esta acontecendo no momento, o que se precisa é encontrar uma saída, então neste caso, poderiamos pensar em separar por turmas os boletins e reorganizar o modo da entrega e se for o caso solicitar que a equipe pedagógica ajude na entrega dos boletins e, para a próxima entrega de boletins se faz necessário um planejamento visando de que forma será esta entrega para não causar maiores problemas tanto com os funcionários como para os pais, sem a necessidade de chegar a direção como um ponto negativo, mas pode acontecer uma reunião para exposição de idéias para solucionar o problema e a direção se quiser pode fazer parte.

10 de setembro de 2010 17:42

TUTORA: IVINA
CURSISTA: MIRIAN

Jeová disse...

É fundamental que haja um planejamento antecipado para estas situações. A entrega de notas sempre gera um fluxo maior de pessoas em busca dos resultados obtidos pelos estudantes durante o decorrer de cada bimestre. Não podemos permitir que esta alteração na rotina da secretaria venha trazer problemas deste nível.
Como trabalhamos em uma escola com média de 2500 alunos, optamos em imprimir as notas somente para os responsáveis que venham nos solicitar.Para isso dispomos de pessoal treinado, com listagem para requerimento e computadores equipados para pronto atendimento. Agendamos uma data para que os pais possam consultar a equipe de professores sendo que os Coordenadores ficam de plantão munidos com um mapa onde constam informações de todos os alunos. Mantemos constantemente uma lista atualizada com o número de mátrícula de todos os alunos e o endereço eletrônico para que os alunos ou responsáveis, tenha acesso as notas pela internet em qualquer época do ano . Com isto agilizamos o atendimento, facilitamos o acesso as informações e ajudamos no controle e economia de papel, toner e demais materiais usados na impressão. Graças a Deus não temos tido problemas de relacionamento no quisito atendimento e cremos que com a ampliação do quadro funcional e a capacitação que a equipe tem adquirido com o auxilio do curso Profuncionário, a tendência será cada vez melhorarmos mais a qualidade e o bom atendimento público.
Vejo o diálogo e o entendimento como a melhor forma de se resolver qualquer divergencia. O consideração pela hierarquia é fundamental porém as sugestões são benvindas independente de de quem sugeriu. Somos membros de um corpo administrativo onde dependemos uns dos outros. Cada um tem uma função da qual todos dependem dela.
Cursita: Jeová Moreira.
Tutora: Rosângela

Cris Oliveira disse...

Penso que esta situação deve estar prevista nos planos de trabalho da secretaria, afinal todo bimestre as unidades escolares vivenciam esta rotina. Portanto, penso que cabe a secretária juntamente com seus auxiliares discutirem a melhor forma em atender aos pais no que tange a entrega de notas.Na escola em que trabalho, quando não há reunião com a Direção, os pais assinam uma lista de presença e ali mesmo já informam o ano e nome do aluno e, em seguida, são encaminhados à coordenação pedagógica que os deixam a par sobre a condição de seus filhos: comportamentos, faltas, entre outros. Antes de os pais irem embora, passam pela secretaria, que através daquela lista de presença, já providenciaram a impressão do referido boletim. Mas, a unidade escolar em que trabalho é uma escola pequena, então dá para montar este esquema de trabalho.
Diante ao exposto acredito que cada escola, conhecedora de sua realidade, deve pensar e planejar uma forma que facilite este tipo de trabalho, portanto, creio que cabe a secretária e seus auxiliares traçarem um plano, não havendo, a necessidade em se tomar o tempo da Direção com este tipo de assunto.
Tutora: Rosângela.

Anônimo disse...

Diante de tudo isto que aconteceu eu que cada escola é conhecedora desua realidade.cabe a secretária e seus auxilares planejar mnelhor e procurar resolver os prpblema entre si,pois não é necessário está encomodando a direção com cdertos tipos de coisas, e procurar deixar acontecer novamente,é só converssar c/ a pessoa.Rita Tutora Auxiliadora

Anônimo disse...

Diante de tudo isto que aconteceu eu que cada escola é conhecedora desua realidade.cabe a secretária e seus auxilares planejar mnelhor e procurar resolver os prpblema entre si,pois não é necessário está encomodando a direção com cdertos tipos de coisas, e procurar deixar acontecer novamente,é só converssar c/ a pessoa.Rita Tutora :Auxiliadora

Soraia disse...

Penso que esta situação chama - se falta de organização. Na escola que trabalho temos pouco funcionário mas somos organizados, no dia da entrega dos boletins e marcado reunião nos dois ultimo tempo com os pais ou responsavel pelo aluno aonde se discuti o desenpenho do mesmo direto com o Professor Regente quando e do 1º ao 5° ano, nas demais série e com a Coordenaçao que os alunos retiram os boletins, e so retiram os que estão na média, os abaixo da média e solicitado ao responsavel para vir retirar o mesmo. Foram feitos envelopes com papel pardo para cada série e deixamos a lista dos alunos em cada envelope com o boletim impresso, so não imprimimos dos alunos faltosos. E quando e solicitado o boletim do mesmo esclarecemos por qual motivo não foi imprimido, e, imprimimos na hora e entregamos ao aluno ou responsavel.Pra mim a resposabilidade da secretaria e de todos que trabalham ali naquele setor, temos que parar de dizer que fulano e responsavel por isso ou por aquilo e nosso serviço, o serviço de secretaria e um todo geral da escola, e assumir os erros, e glorificar com os acertos que são muitos, ai sim tudo vai ser diferente.

Cursista: Soraia
Tutora: Rosangela

Moacir disse...

Todos nós estamos sujeitos a uma situação semelhante a esta quer queira ou não. Diante disso, acredito eu que devemos recorrer à aquilo que chamamos de bom senso pois assim temos a possibilidade de evitar maiores conflitos em uma situação adversa como esta, e por sua vez fazer com que prevaleça a ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento); Comportamento que deve estar presente em toda e qualquer instituição seja ela privada ou publica.

Moacir.

Eliete disse...

Diante dessa situação, reuniria o grupo da secretaria para esclarecermos os pontos negativos e buscar soluções para esse empasse, pois somos uma equipe e o trabalho deve ser em conjunto, sugerindo para a direção que as notas fossem entregue pelos professores.

essnic disse...

Esta situação é rotina para todos servidores da secretaria, neste dia todos tem que estarem preparados e organizados para melhor atender os pais dos alunos.
Cursista: Eudir
Tutora: Rosângela

Maria Eglantine disse...

Discutiria primeiramente o assunto com a secretária e demais auxiliares, para colocar em pauta nas reuniões com a direção, sugestões para sanar os problemas que prejudicam o bom funcionamento da secretaria. Como exemplo de sugestões: A entrega de notas deveria ser feita pela equipe técnica e professores em reunião com os pais, onde eles poderiam discutir o desempenho dos alunos.
Cursista: Maria Eglantine
Tutora: Ivina

Anônimo disse...

Na escola que eu trabalho já é combinado no dia de entrega de nota
é feito uma reunião c/os pais.E as
notas será entregues pelo próprios professores. Ainda existe alguma coisa que fica pedente, mas sempre é resolvido entre o pessoalque ali trabalha juntamente c/ a secretária
e não será preciso levar para direção. Cursista:Ritinha.
Tutora: Auxiliadora.

Anônimo disse...

Com ética e profissionalismo tentaria resolver a situação usando bom senso e diálogo interagindo funcionários da secretaria professores e direção que também e muito importante para o nosso trabalho, sem ser necessário prejudicar o atendimento ao público, ou até mesmo o relacionamento entre os colegas.
Tutora: Valeria
Cursista: Maria do Socorro

Marcílio T. Arante disse...

Nesta situação, eu como secretario desta Escola, marcaria uma reunião extraordinária com todos os auxiliares da unidade escolar para descobrir o motivo real que causou o tal tumulto e consequentemente o desconforto entre a equipe. E após ouvir cada um, caso sentisse que não teria condições de sanar o problema sozinho, eu levaria o caso para a direção da Escola imediatamente. Pois a Ética profissional deve existir em qualquer ambiente de trabalho.

Tutora: Ivina
Cursista: Marcílio Teixeira Arante

Anônimo disse...

Esta situação deveria ser resolvida primeiramente na secretaria, mas como foi direto pra Direção, neste caso vejo que a solução seria uma reunião entre a Direção e todos da secretaria.

Tutora : Ivina
Cursista: Irlene

Anônimo disse...

Nesta situação, convocaria todos, ou seja, auxiliares e secretário para uma reunião, tentando manter a ética.

Cursita: Arlete
Tutora: Ivina

Anônimo disse...

Na escola onde trabalho a entrega de notas é feita pelos professores que aproveitam para conversar com os pais sobre o andamento escolar de seus filhos,mas analisando o caso da referida escola e levando em consideração que o tema em questão é a Ética o correto seria nos reunirmos com a secretária e propormos soluções para o melhor andamento das atividades dentro da secretaria de uma forma correta e organizada visando um trabalho de qualidade e satisfação da comunidade.

Tutora: Auxiliadora
Cursista:Josana

Anônimo disse...

Seria bom imprimir todos os boletins antecipadamente, separando-os por turma, deixando ou com a coordenação de cada turma ou com professores, para entregar aos pais ou responsáveis.

Tutora: Rosângela/Valéria
Cursista: Mª Helena

Priscilla Vitor disse...

Nesta situação procurariamos a direção em busca de uma solução que viesse a reverter a situação, como por exemplo a ajuda de professores ou até memos de outros funcionários administrativos. Em nossa Unidede a entrega das notas são feitas pelos professores em uma reunião com os pais e/ ou responsáveis, onde envolve todos funcionários da escola.

Tutora: Ivina
Cursista: Priscilla Vitor

Cátia Regina disse...

nesta situação a secretária deve reunir seus auxiliares e tentar encontrar juntos a melhor maneira de realizar os trabalhos da secretaria, visando sempre o melhor atendimento possivel a todos que utilizam os serviços da escola.
Cursista: Catia Regina
Tutora: Valéria

Anônimo disse...

É um pouco compricado.......,
mas se houvesse um planejamento antes para atender as necessidades, seria tudo de bom para ambos.
cursista: Doraci
Tutora: Ivina

Anônimo disse...

Nos aqui na escola, os professores entregam os boletins no dia que e para entregar.So quando no passar dos dias que vem para a secretaria.
Cursista Leonir
Tutora: Auxiliadora

Anônimo disse...

Bom, é uma situação atípica, até porque o texto não apresenta um problemade trabalho mas sim de relacionamento entre secretário (a) e auxiliares, acredito que a direção deva interferir no sentido de dar tranqüilidade na entrega das notas, ate mesmo estando junto e colaborando com a entrega, depois em um momento oportuno convocar uma reunião com todos os envolvidos e verificar as razões do “desconforto” procurando dirimir as contendas e buscar solução, seja esta solução planejamento, relacionamento, estabelecer responsabilidades, e se necessário envolver os outros segmentos da unidade, porque o “problema” em sua visualização é da escola como um todo, porque envolve a comunidade interna e externa e não somente da equipe técnica da secretaria.
Cursista: Ernandes Marques
Tutora : Valéria

Anônimo disse...

Bom, é uma situação atípica, até porque o texto não apresenta um problemade trabalho mas sim de relacionamento entre secretário (a) e auxiliares, acredito que a direção deva interferir no sentido de dar tranqüilidade na entrega das notas, ate mesmo estando junto e colaborando com a entrega, depois em um momento oportuno convocar uma reunião com todos os envolvidos e verificar as razões do “desconforto” procurando dirimir as contendas e buscar solução, seja esta solução planejamento, relacionamento, estabelecer responsabilidades, e se necessário envolver os outros segmentos da unidade, porque o “problema” em sua visualização é da escola como um todo, porque envolve a comunidade interna e externa e não somente da equipe técnica da secretaria.
Cursista: Ernandes Marques
Tutora : Valéria

Anônimo disse...

Ir trabalho preparada, pois será um dia cansativo. Diante de uma situação de desconforto manter a calma conversar com a secretária e com os colegas e encontar uma maneira de organizar e dividir o serviço, procurar todos que estiverem disponíveis na escola para ajuda na entrega de notas, para que todos saiam satisfeitos.

Tutora: Auxiliadora
Cursista: Jaira
15/09/2010

Anônimo disse...

No meu ponto de vista as auxiliares deveriam conversar com a secretária, e juntas se necessario iriam até a direção. Acredito que uma equipe deve estar sempre trabalhandojuntas e que o companherismo e que faz a diferença.
Cursista : Aparecida P. de Souza
Tutora Auxiliadora

Anônimo disse...

Por uma questão de ética quem deveria procurar a direção era a Secretária da escola, já que ela é a chefia imediata das auxiliares dentro da secretaria, e posteriormente buscar através do diálogo e do bom senso maneiras mais eficientes para melhorar o atendimento ao público.

Tutota: Ivina
Cursistas: Gladis Adriane e Sônia

Anônimo disse...

Conforme manda a boa ética profissional, os problemas devem ser resolvidos na secretaria da escola e entre os colegas, respeitando os limites de cada um e mantendo a organização e a coerência sempre

Anônimo disse...

Conforme manda a boa ética profissional, os problemas devem ser resolvidos na secretaria da escola e entre os colegas, respeitando os limites de cada um e mantendo a organização e a coerência sempre

Cursista: Simone Raquel
Tutora: Auxiliadora

Ronaldo Oliveira disse...

Como alguns colegas já disseram nesse ou em outros casos que envolvam a secretaria, tem que ser resolvido entre os auxiliares e a secretária geral, se achar conveniente ou necessário quem deve comunicar a direção é a secretária. Seja para pedir ajuda ou relatar o ocorrido e o que ficou decidido. A direção é que vai avaliar se marca uma reunião entre todos ou dar o caso por encerrado. 1 abraço a todos os colegas de curso.

Cursista: Ronaldo
Tutora: Valéria

Anônimo disse...

Bom, neste caso, já fato ocorrido, cabe o secretário escolar, solicitar da direção, uma reunião extraordinária envolvendo, a sua equipe, para tratar este e outros assuntos quem venha refletir no bom andamento dos trabalhos desenvolvidos na secretaria da escola, de fato, notas de alunos, eram entregue pelos administrativos, mas hoje temos uma nova realidade, já que notas envolve diretamente a parte pedagógica, isto já vem sendo feita pela equipe técnica e professores. Mas temos que colocar-nos, sempre a disposição da direção, no que se trata de organizar os trabalhos, para que não haja situações semelhantes a esta.
Cursista: Nivaldo Bandão
Tutora: Maria Auxiliadora

Douglas Marques disse...

Eu acredito que primeiramente teria que entrar em acordo o secretario e os auxiliares, e os boletins repassados para os professores entregarem as notas para os pais ou responsáveis.

Tutora: Rosangela
Cursista: Douglas Marques

Anônimo disse...

Diante de tal situação esta claro que os colegas não agiram com ética, pois o bom senso aconselha que o correto seria falar com a secretária (o), e juntos buscarem solução para o problema, haja vista que são uma equipe, jamais irem direto a direção. Agindo assim demonstraram total falta de ética e desrespeito a hierarquia que sempre deve ser respeitada por todos os seguimentos.

Ana Claudia disse...

O diálogo deve estar presente em todas as relações, no ambiente de trabalho não é diferente, a medida mais correta e mais ética, seria tentarem conversar entre si e resolver o problema, não havendo solução, todos os envolvidos deveriam marcar uma reunião com a direção escolar, e não somente uma das partes.

Cursista: Ana Claudia
Tutora: Auxiliadora

Ana Claudia disse...

O diálogo deve estar presente em todas as relações, no ambiente de trabalho não é diferente, a medida mais correta e mais ética, seria tentarem conversar entre si e resolver o problema, não havendo solução, todos os envolvidos deveriam marcar uma reunião com a direção escolar, e não somente uma das partes.

Cursista: Ana Claudia
Tutora: Auxiliadora

Anônimo disse...

Esse é um conflito comum na escola que deve ser resolvido pela direção escolar por ser o chefe imediato. Problema que pode ser evitado com o planejamento das atividades mas que geralmente é remediado com a intervenção da direção, seja auxiliando ou ainda alocando coordenadores e professores para ajudar a amenizar a situação.

Tutora: Rosângela
Cursista: Maridalva Amorim

Anônimo disse...

Primeiramente tentar resolver o problema em questão com o seretário escolar e os demais colegas presentes. Levar problemas para a Direção Escolar somente quando não houver diálogo com o secretário. Devemos entender que há uma hierárquia na escola e esta deve ser respeitada para se trabalhar num ambiente agradável e ético acima de tudo.

Tutora: Rosange

Cursista: denise maria Vicente Guidoni

Ana Claudia disse...

Na minha opinião isso deve ser resolvido na secretaria com uma reunião como os colegas pra melhorar o atendimento buscando soluções e surgiriamos para a direção que na próxima entrega de notas fossem entregue pelo professor para melhor atender os os pais que já saberiam como seus filhos estão na escola.

Tutora:Ivina
Cursista:Ana Claudia

SILVANA disse...

Em um dia tumultuado este fato nem deveria ocorrer. Mais com certeze procuraria a secretária da escola comunicando o fato e solicitando providências junto a direção.
As maneiras como as pessoas analisam um fato divergem e por isso precisamos entrar num concenso para o bom andamento do nosso trabalho.

Tutora - Valéria
Cursista - Silvana

Anônimo disse...

Essa situação só aconteceria se não houvesse um planejamento antes e não seria nada ético os auxiliares reclamarem com a direção antes de falar com o secretário e tentear resolver o problema com ele. Caso não houvesse entendimento entre ambos ai sim deveriam levar suas reclamações a diração.

Cursista: Débora
Tutora: Rosângela

penha disse...

É necessário que pessoas que trabalham com o público estejam capacitadas para desempenhar sua função.A ética deve estar presente em todas as organizações sociais.
Na verdade temos que manter um ótimo relacionamento com os colegas de trabalho, na sua individualidade, sendo gentil mantendo a cordialidade,por ter a convicção que todo trabalho quando realizado em equipe torna-se mais fácil.

Cursista:Penha
Tutora:Ivina

Anônimo disse...

Conforme o texto apresentado, vimos que faltou ética no ambiente da secretaria pois,auxiliares não respeitaram a hierarquia da escola.
Cursista:Nariman
Tutora: Auxiliadora

Anônimo disse...

Primeiramente tentar resolver o problema em questão com o secretário escolar e os demais colegas presentes. Levar problemas para a Direção Escolar somente quando não houver diálogo com o secretário. Devemos entender que há uma hierarquia na escola e esta deve ser respeitada para se trabalhar num ambiente agradável e ético acima de tudo.
Cursista: Denise Maria Vicente Guidoni
Tutora: Auxiliadora

Anônimo disse...

Na minha opinião não houve motivo para levar o caso para a direção, pois o tumulto seria maior e os pais não devem ficar esperando resolver problemas de funcionários. Acredito que faltou organização pois num dia de entrega de notas todos devem estar preparados e a propria Secretária deveria conversar com os envolvidos e resolver o problema.
Marly
Tutora Valéria

Márcia disse...

Neste caso os auxiliares deveriam ter conversado com a secretária escolar para que juntos encontrassem uma solução e logo após a secretária levasse ao conhecimento da direção,para ser colocado em prática a nova forma de entrega de notas, estabelecendo assim o respeito e a organização no ambiente de trabalho.

Anônimo disse...

No momento procuraria continuar entregando os boletins, porque nesse os pais não esperam, após se reuniriam com a secretária, auxiliares e direção para procurar uma forma de agilizar o problema.

Cursista: Zélia
Tutora: Auxiliadora

Anônimo disse...

Atividade complementar do módulo 10

Neste caso continuariamos a entregar os boletins até amenizar aquele momento, após reuniriamos com a secretária,auxiliares e direção para solucionar os problemas de outra forma.
Tutora: Auxiliadora
Cursista: Zélia

maria disse...

Concordo com a colega Cirlei.A sua opinião é brilhante!
cursista: Maria Masae
Tutora: Rosãngela/ Ivina

edinalva disse...

mPenso que essa situação não deveria acontecer porque para fazer a entrega de notas aos pais, antes deve haver um planejamento estratégico para não tumultuar.
Mas nesse caso o mais sensato seria procurar dialogar entre os colegas de trabalho e procurar um meio para anemizar a situação.

Tutora: Ivina

Tereza Cristina disse...

Nesta situação conversariamos entre nós da secretaria e apenas levariamos à direção o problema se nós mesmo não pudessemos solucionar. O que penso não ser o caso. Tutora Ivina

CELIA ROSELI disse...

TUDO QUE SE RELACIONA COM O PUBLICO ALVO- PAIS E ALUNOS- É PREVIAMENTE ESTUDADO, ORGANIZADO, PARA ISSO OS FUNCIONARIOS JA FORAM ESCLARECIDO E CONHECEM PLENAMENTE SUAS TAREFAS E ESTÃO CAPACITADOS PARA QUALQUER IMPREVISTO... NA ENTREGA DE BOLETINS, HA UMA INTERAÇÃO MAIOR ENTRE PRIOFESSOR/COORDENADOR /FUNCIONÁRIOa entrega se da mediante a uma reuniao com os paiscada um no seu referido ano cursado, assim fica bem mais produtivo,esclarecedor e os pais tem um maior acessoaos professores,sendo esclarecidos as dificuldades pelos quais os alunos tem enfrentados.TUDO ISSO SE DA MEDIANTE A UMA ORGANIZAÇÃO ,ONDE A COOPERAÇÃO PREVALECE.
TUTORA IVINA

NILCE disse...

Nós que trabalhamos na secretaria das escolas temos que trabalhar em equipe com serenidade em qualquer situação.Sabemos que há época em que o tumulto ocasiona, precisamos nos organizar para que isso não ocorra, mas se ocorrer que todos interajam na mesma sintonia evitando desconforto.e qualquer aconteciemnto tentar resolver com a secretária da escola caso não seja resolvido faça uma reunião juntamente com a direção .

Maria Jose disse...

Neste caso so o dialogo resolve, pois sem organização não se e possivel trabalhar, precisa ter sintonia entre direção, secretaria e funcionarios administrativos, e distribuindo funcões e responsabilidades só assim consegue harmonia e resultados,unidos todos da secretaria toma-se as decisoes cabiveis sem precisar recorrer a direção.

Cursista- Maria Jose
Tutora - Valeria

Anônimo disse...

Neste caso, nós secretários deveríamos tentar solucionar o problema para evitar maiores transtornos, porém, caso não for possível cabe ao secretário comunicar a direção com o intuito de estabelecer a ordem e oferecer um bom atendimento aos pais.

Anônimo disse...

Neste caso, nós secretários deveríamos tentar solucionar o problema para evitar maiores transtornos, porém, caso não for possível cabe ao secretário comunicar a direção com o intuito de estabelecer a ordem e oferecer um bom atendimento aos pais.
Tutora: Auxiliadora
Cursista: Elineuda

Anônimo disse...

Resolveria da seguinte forma: conversaria com a secretária para que fosse solicitado o auxilio de outras pessoas disponíveis para entregar os Boletins ou verificaria com a possibilidade de fazer a entrega em outro lugar. Não creio que seria necessário reclamar com a direção, considerando que o assunto poderia ser solucionado entre os auxiliares e a secretária.
Cursista: Aparecida Lemes
Tutora: Auxiliadora

Anônimo disse...

Bem pessoal!Nós sabemos que as questões tem que ser resolvidas desta forma,respeitando sempre as hierarquias.Porém,muitas vezes dependendo da delicadeza da situação,quem deveria resolver o caso acaba por complicar mais ainda.
Portanto,isso depende da equipe e o seu modo de atuar com respeito,clareza e dedicação.

TUTORA:AUXILIADORA
CURSISTA:AURINETE

Eudalia disse...

Quando há entrega de notas, normalmente, acontece em sala de aula, os professores entregam as notas bimestrais dos alunos aos responsáveis e, os mesmos ainda têm um momento para conversar com os demais professores (das outras disciplinas) e, coordenador pedagógico. Para que isso aconteça, o funcionário administrativo escolar deverá ter agilizado a conferência das notas e confeccionado os boletins no prazo estipulado pela coordenação pedagógica.
Eudalia / cursista.
Tutora: Maria Auxiliadora.

Maria Lúcia disse...

Primeiro os funcionários deverão tentar resolver o problema na secretaria mesmo entre eles, caso não seja possível o(a) secretário (a) deverá levar o caso até a direção para as soluções cabíveis.
Uma alternativa para que isso não aconteça é a entrega dos boletins no dia da reunião seja feita pelos professores. É o que acontece na maioria das escolas.
Tutora: Ivina
Cursista: Maria Lúcia

Anônimo disse...

Sendo a escola é a primeira instituição que os cidadãos ainda crianças frequentam e que tem a missão de educar. A experiência na escola pode desenvolver ou não os sentimentos de confiança e satisfação de pertencer à sociedade e de exercer a cidadania. Fatos com o que foi relatado da Escola D. Pedro I, a forma mais plausível de contornar a situação é a intervenção por parte da Direção, lembrando ao secretário que precisa ter uma postura ética, pois, na escola, além das suas responsabilidades, ele interage com muitas pessoas, como os professores, os alunos e seus pais, os demais profissionais e fornecedores, as autoridades e as pessoas da comunidade em geral.

Tutora: Valéria
Cursista: Adozinda

Edmundo disse...

Procuraria resolver do melhor jeito, primeiramente dialogando da melhor forma com os auxiliares e assistentes administrativos presentes no momento, e em último caso, se não houvesse outro caminho mesmo, levaria ao conhecimento do diretor, mas isso depois de ter tentado todos os métodos para solucionar os problemas.

Nilma Silva disse...

Nesta situação, como funcionária da secretaria tentaria conversar primeiramente com a secretária e demais colegas, dando a idéia dos professores entregar os boletis no próximo bimestre, para que os pais possam assim ser atendidos mais rápidos e depois a secretária passar para direção.

Tutora: Valéria
Cursista: Nilma

Anônimo disse...

Diante de tal situação esta claro que os colegas não agiram com ética, pois o bom senso aconselha que o correto fosse falar com a secretária (o) e juntos buscarem solução para o problema, haja vista que é uma equipe e jamais irem direto a direção. Agindo assim, demonstraram total falta de ética e desrespeito a hierarquia, que sempre deve ser respeitada por todos os seguimentos.
Cursista: Cleuza Mendes
Tutora : Auxiliadora

Anônimo disse...

Um dos principais erros dos auxiliares foi ter levado o problema a direção,eles deveriam ter tentado uma solução interna desta forma estariam respeitando a hierarquia e valorizando o trabalho em grupo...

Cursista: Edna
Tutora: Auxiliadora

Anônimo disse...

Com ética e profissionalismo tentaria resolver a situação usando bom senso e diálogo interagindo funcionários da secretaria professores e direção que também e muito importante para nosso trabalho.

Cursista: Maria Luci
Tutora: Maria Auxilidora

Unknown disse...

silvelena
surgem durante o período de trabalho várias situações, o que nos compete resolver, fazemos as outras passamos para a secretária e ela a direção, tudo tem que ter solução perante pais e alunos.
Tutora: Valeria
Cursistas:Silvelena

Anônimo disse...

Tentaria manter a calma e falar com a secretária sem precisar levar para a direção. Entrega de Boletim , sempre gera tumulto. Pais descontentes com as Notas dos filhos e apressados para voltar para seus afazeres.

Tutora: Maria Auxiliadora
Cursista: Maria J. Bacarin

Silvana C. Pereira disse...

No problema apresentado fica claro a falta de organização da equipe, faltou a distribuição de tarefas, então deve-se fazer uma reunião para organizar e dividir as responsabilidades, afinal, trabalhar em equipe é trabalhar em conjunto.
Tutora: Valéria
Cursista: Silvana C. Pereira

Anônimo disse...

Bem a principio supondo que eu faço parte destes auxiliares, conversaria com o secretário procuraria resolver de forma que isso não chega a atingir nossa clientela, o problema é entre nós e se não chegássemos a um entendimento então é claro que procuraria a Direção a mas deixando claro que não estou fazendo fofoca exigindo para a conversa a presença do secretário para uma discussão e entendimento.

Cursista: Ana Rosa
Tutora: Valéria Geraldelli

Anônimo disse...

Situação de conflitos se dá por falta de postura profissional.
Secretários
tem que fazer planejamentos com todos do setor para que as ações
sejam plenamente satisfatórias.
Percebendo algum imprevisto precisa
intervir se posicionando como a função exige.
Cursista: Josefa
Tutora: Ivina

Anônimo disse...

Primeiramente devemos manter a calma, pois imprevistos sempre ocorrem, temos sempre ter uma saída para esses casos, pode-se como uma solução
Rápida pedir ajuda na coordenação e demais setores para que o nosso público, os alunos, não sejam prejudicados e saiam satisfeitos com nosso serviço.

Cursista: Vanessa
Tutora: Rosangela

Joanice disse...

Este e um problema que tem que ser resolvido, entre os auxilares e o secretário e se não chegarem a nenhuma conclusão, devem levar ao conhecimento da direção para juntos acharem uma solução....
Cursista: Joanice
Tutora: Ivina

Anônimo disse...

Não podemos perder a paciência,e nem nos cabe o desãnimo, diante das pequenas lutas e nesta situação, junto com a secretaria, sugeríamos a direção que o boletim fosse entregue pelos professores assim, os pais estariam conversando e conhecendo melhor o desenvolvimento escolar do seu filho.
Tutora: Maria Auxiliadora
Cursista: Maristela

GISLENE disse...

Temos que respeitar a hierarquia do local de trabalho, tentando manter a acalmar e o respeito entre os colegas de trabalho e fazendo-os entender que aquele momento era momentâneo, logo teríamos que resolver entre nós mesmo.
Tutora: Valéria

Anônimo disse...

Norma disse...
Os problemas devem ser resolvidos na secretaria da escola e entre os colegas, respeitando os limites de cada um e mantendo a organização,caso a secretária não resolver é ela que deve comunicar a direção.

Cursista: Norma
Tutora: Valéria.

Norma disse...

Norma disse...
Os problemas devem ser resolvidos na secretaria da escola e entre os colegas, respeitando os limites de cada um e mantendo a organização,caso a secretária não resolver é ela que deve comunicar a direção.

Cursista: Norma
Tutora: Valéria.

Anônimo disse...

Bom, quando nos temos que entregar os boletens, ja temos uma preparação juntamente com a secretaria para nos desenvolver o nosso trabalho.
Pelos menos nisso a nossa secretaria e bem organizada.
Não ficamos com problemas com o nosso trabalho.
Não tinha entendido o que a atividade esta demonstrando em realidade do nosso trabalho.
Cursista Leonir
Tutora Auxiliadora

Clarice disse...

Como secretaria, chamaria os auxiliares para uma conversa, onde juntos entraríamos em acordo de como trabalhar dentro da secretaria.

Tutora:Auxiliadora

Sérgia Cristina disse...

Levando em consideração que o secretário representa a secretaria da escola, acredito que os auxiliares deveriam ter primeiramente recorrido ao secretário da escola buscando uma solução que amenização o desconforto criado pelo tumulto da entrega das notas, pois as vezes o diretor não esta totalmente inteirado das situações cotidianas da secretaria escolar podendo assim gerar um desconforto ainda maior.

Tutora: Valeria

Cursista: Sérgia Cristina

Simoninha disse...

Dentro de uma escola existe a Hierarquia que deve ser respeitada
se houve um problema o certo era tentar resolver com a Secretaria Geral e os Auxiliares se mesmo assim o problema não fosse solucionado deveria ser levado para a direção.

Cursista:Simone Amorim
Tutora:Maria Aulixiadora

Unknown disse...

Primeiramente deve-se manter uma postura ética perante os pais, depois, deveria haver uma coversa para possível entendimento entre os próprios funcionários da secretaria, somente se não houvesse solução é que o caso deveria ser passado pela direção.
Um outro aspecto a ser discutido é que boletins devem ser entregues pelos próprios professores para manter contato com os pais e discutirem a situação do aluno, e não na secretaria onde o número de funcionários não é reduzido.

Anônimo disse...

Neste caso não precisaria ser passado para a Direção. Deveriam se reunir discutir os pontos negativos para assim melhorar o atendimento e não tendo êxito procurar a Direção.Não acontece isso aqui, quem entrega os boletins são os professores.
Cursista: Maria Áurea
Tutora: Mª Auxiliadora

Joana Cruz disse...

de inicio passaria a situação para a secretaria tomar uma decisão e entrarmos em acordo. Caso isso não fosse resolvido levaria até a direção.
tutora Ivina

Anônimo disse...

Vera diz:
No nosso caso antes de fazermos uma reunião para resolvermos qualquer situação/problema na escola, nos reunimos antes: todos da secretaria e direção para planejarmos os acontecimentos e distribuirmos as tarefas, porém, qdo é entrega de boletins aos pais os professores entregam e a equipe da secretaria resolve as pendências que surgirem, mas cada coisa de uma vez, sem estressar, e qdo há problemas maiores com pais a secretária atende-os e se for o caso passamos para a direção e resolvemos na boa, até esclarecer tudo para todos. Qto ao relacionamento na secretaria, graças a Deus há bom relacionamento pessoal e respeito aos limites, qdo isso é violado, secretária e direção senta com a colega para resolver, conversar e procura excluir o problema da melhor forma.
Cursista: Vera
Tutora: Valéria

Claudineia disse...

Os funcionários deveriam tentar resolver o problema direto com a secretaria caso a mesma não desse uma solução para o problema o mesmo deve ser levado a direção para as soluções cabíveis.
uma solução na opinião é as notas ser entregas pelos professores e equipe técnica.
Cursista: Claudineia
Tutora: Ivina

Anônimo disse...

Não vejo motivo para tanto transtorno já que o boletim deve ser entregue pela equipe pedagógica e/ou profesor.
Se há algo além disso, sede-se tentar resolver na secretaria, e caso não seja possível a secretária deve passar o problema para a direção escolar.
Simari Costa
Tutora Valéria

Marta disse...

Neste Caso não teriamos que comunicar a direção pois estaria passando por cima da secretária que e nossa chefe imediata, na escola ja tivemos este poblema ai sentamos com a secretária resolvemo pedir ajuda a coordenação,então fizemos o seguinte arrumamos uma pasta para cada turma tiramos os boletim e a coordenação entrega aos alunos,assim resolvemos este tumuto.
Tutora:Auxiliadora
Cursistas:Marta Vandes

Cleverson disse...

Eu faria a Seguinte sugestão: que os professores de cada turma ficasse responsável pela entrega de notas, e as dúvidas seriam sanadas com a equipe técnica da escola, eximindo a secretaria deste encargo, mesmo porque a secretaria não tem meios de explicar notas e nem alterar essas notas.Desta forma opais ou responsaveis já esclarecia todas as suas dúvidas.

Cleverson disse...

Eu faria a Seguinte sugestão: que os professores de cada turma ficasse responsável pela entrega de notas, e as dúvidas seriam sanadas com a equipe técnica da escola, eximindo a secretaria deste encargo, mesmo porque a secretaria não tem meios de explicar notas e nem alterar essas notas.Desta forma o pais ou responsaveis já esclareceriam todas as suas dúvidas.

Elaine Leão disse...

A moral na escola se apresenta através de regras, normas a serem cumpridas,
expressas nos seus regimentos, planos de estudos e projetos políticos pedagógicos. A escola
ainda é o principal caminho para se discutir questões éticas uma vez que o âmbito escolar está
repleto de possibilidades que evidenciam a ética como necessária e capaz de permitir um
relacionamento mais amistoso entre os atores educacionais. No entanto, a escola não
necessariamente conseguirá responder a todas as questões levantadas quando se trata de ética,
nem deverá se considerar fracassada por não conseguir atingir tal objetivo. Pode então, insistir
na sua função fomentadora de conhecimento.


Elaine Leão

Anônimo disse...

Para evitar esses transtornos para a equipe da Secretaria, a entrega de notas deveria ser realizada em reunião dos pais com os professores. Dessa forma, as dúvidas e questionamentos sobre notas seriam melhores esclarecidas. Com relação à reclamação dos auxiliares à direção da escola, mostra o quanto essa equipe é desunida.Antes de queixarem-se à direção, deveriam conversar primeiro com o(a) Secretário(a) na tentativa de encontrar uma solução para o problema.Afinal, o(a) Secretário(a) é o responsável pela Secretaria, ou seja,responde por tudo que ali acontece.Sua função é a de organizar todos os trabalhos de escrituração escolar, em conjunto com toda a equipe de auxiliares que compõem esse setor, de forma a atender da melhor maneira possível toda a comunidade escolar.Deve estar sempre atento(a) à forma de como todo o trabalho está se desenvolvendo. A Secretaria é o coração de toda a escola, pois detém informações importantíssimas, dos quais dependem todos os outros setores da escola e a comunidade escolar. Portanto, sua organização deve ser impecável e a sua equipe de trabalho muito unida, respeitando-se, falando a mesma língua, interada de todos os assuntos que envolvem a escrituração escolar, deixando as desavenças de lado, tendo sempre em mente que o papel de todo servidor público é o de prestar um excelente serviço a toda população.
Cursista: Evanilce
Tutoras: Rosângela/Ivina

Abadia disse...

Eu acho que através de uma boa conversa e organização tudo se resolve, tem que se procurar maneiras de atendimento aos pais que não gere tumultos. Tudo que se é feito de maneira organizada, dá certo.Na minha escola não temos problema nenhum quanto a isso, pois dividimos as tarefas de forma que tudo funcione da melhor forma possível.
Cursista: Abadia
Tutora: Valéria

Anônimo disse...

Primeiramente entraria num acordo com os auxiliares da secretaria e em seguida levaria o caso a direção, propondo que as notas dos alunos fossem entregue pelos professores.
Cursista: Nice
Tutora: Valéria

Elaine disse...

Em nossa escola os professores entregam as notas, pois eles melhor que ninguem conhecem e sabem sobre a aprendizagem dos alunos e o que eles necessitam para que esta se desenvolva de forma integral e qualitativa, na falta dos prof. os orientadores e supervisores entregam as notas principalmente em horarios de pl de professores.

Zuleide disse...

Diante dessa situação tentaria resolver a ficuldade que acontedeu no momento com o secretario.

cursista : Zuleide
tutora; Auxiliadora

Anônimo disse...

Vivenciamos um caso parecido com esse e aqui por falta de servidores conversamos com a secretaria que passou o caso a direção e ficou decidido que as notas seriam entregues pelos professores o que nos auxiliou muito, temos que conversar primeiramente com a secretária e tentarmos resolver os problemas da melhor maneira possível, sempre respeitando e tendo ética profissional.

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Vivenciamos um caso parecido com esse e aqui por falta de servidores conversamos com a secretaria que passou o caso a direção e ficou decidido que as notas seriam entregues pelos professores o que nos auxiliou muito, temos que conversar primeiramente com a secretária e tentarmos resolver os problemas da melhor maneira possível, sempre respeitando e tendo ética profissional.
cursista: VÂNIA LÚCIA
TUTORA: AUXILIADORA

11 de março de 2011 08:28

Izabel disse...

Acredito que a organização deveria vir antes, porém, no caso citado os boletins devem ser entregues pela equipe técnica e professores já que eles precisam de um contato com os pais. E a escola otimizar o trabalho na secretaria para não ter mais esses inconvenientes que prejudicam o atendimento aos pais.

Cursista: Izabel
Tutora: Valeria

Janete disse...

Em primeiro lugar se está o desconforto entre secretário e os auxiliares é por que não há um bom relacionamento profissional no grupo. Neste caso o grupo deve solicitar uma reunião para esclarecer as dificuldades com o secretário que é responsável imediato pela secretaria, caso não haja acordo a direção deve então ser informada, dentro da ética primeiro deverá haver uma tentativa de solução antes das reclamações.

astrid disse...

Adorei esse módulo, relata toda parte administrativa de uma escola , sua organização planejamento do ano letivo, diagnósticos,estratégias e cronogramas.

Cursista; Astrid
Tutora: Váleria

Nariman disse...

Há muitas situações que vivemos dia a dia, principalmente na entrega de notas,há muitos casos devemos ter muito jogo de cintura para não ter discusão com os pais.Sempre devemos levar as situaçoes com a secretaria escolar para que a direção tomar ciência do problema e resolver a cada situação.Na mioria das vezes os pais já chegam na escola com muitos problemas.