quinta-feira, 26 de agosto de 2010

26 de Agosto "Aniversário de Campo Grande"

Como surgiu Campo Grande. Certa vez um garoto de 10 anos perguntou para sua vó como surgiu Campo Grande. Sua avó, muita sábia, apaixonada por Campo Grande começou a relatar-lhe a história desde Nepomuceno , José Antonio Pereira até chegar na divisão do nosso estado. Foi quando o garoto interrompeu-a: — Vó, esta parte eu já sei. Fiz um trabalho de pesquisa na escola. O que eu quero saber é como surgiram as terras, os córregos , as plantas e todos animais de nossa cidade? De repente, sua vó ficou calada e muito pensativa. E o garoto perguntou: — Você não sabe Vó? E sua Vó suspirou e começou a lhe contar: Bem meu netinho, eu já lhe contei a história da Arca de Noé e o garoto respondeu-lhe com gesto silencioso que sim. Portanto,naquele tempo um casal de araras azuis partiram em direção as terras submersas em que se encontrava a nossa cidade. As araras perceberam lá do alto, que se tratava de um grande campo submerso a uma límpida água doce. Logo em seguida, um casal de gaviões encontrou o jovem casal de araras e ambos chegaram a uma única conclusão : deveriam transformar tudo aquilo num campo grande. As aves retornaram, depois de vários dias de viagem ,a Arca e contaram a Noé. Noé gostou muito do que ouviu e conversou com Deus. Deus lhe ordenou que deveria premiar um grupo de animais para morar no campo grande. Deus informou também, através de Noé que tudo que fosse necessário para tornar o lugar habitável seria atendido. Deslocaram-se imediatamente, como passe de mágica vários animais para o campo grande, entre eles: um casal de canários, um casal de araras vermelhas , de araras azuis, de lobos–guará, de quatis, de tamanduás, de jacarés, de capivaras, de tucanos, de papagaios, de periquitos, de sucuris e finalmente um homem e uma mulher. Aos jacarés , capivaras e sucuris ficaram responsáveis em drenar a água e formar pequenos riachos e córregos. Após esses animais cumprirem essas tarefas, as araras azuis e vermelhas pousavam sempre próximas nos dois córregos para conversarem segredos de sua espécie.Logo os animais, descobriram o esconderijo das araras, e o jacaré deram o nome de córrego Prosa e Segredo. Passado-se alguns dias, as araras juntamente com os canários, papagaios e periquitos começaram lá do alto semear sobre nossa terra. As araras azuis e os canários adoravam a cor amarela e após alguns dias, surgiram árvores com copa de cor amarela, que receberam o nome de Ipê amarelo. As araras vermelhas , resolveram dar o troco.Jogaram lá do alto, umas sementes bem azuladas, porém um forte vento fez com que as sementes retornassem sobre as penas vermelhas das aves e tornassem roxas antes de chegarem ao solo. Após alguns dias, surgiram lindas árvores com a copa roxa. Então resolveram dar o nome de Ipê roxo. Dando a continuidade a grandiosa tarefa os lobos , os quatis, tamanduás, juntamente com o homem e a mulher trataram semear plantas verdes, flores , novas espécies de árvores e capim. Para finalizar os tucanos e os periquitos semearam uma semente que transformou-se numa árvore imensa, com um lindo e suculento fruto alaranjado por dentro, que deram o nome de mangueira. Eis como surgiu o campo grande ou a nossa Campo Grande, meu neto. Fernandes, Aparecido Devanir.Campo Grande em Verso e Prosa.FUNDACT

13 comentários:

rosangela disse...

Parabéns Apdo e Ivina pela bela mensagem postada em homenagem a Campo Grande, são de pessoas assim como vocês que precisamos, parceiros e amigos. Este poema eu não conhecia, achei maravilhoso!
Bjs
Tutora: Rosângela

Patrícia disse...

Muito interessante este jeito inovador de saber como Campo Grande surgiu.
Estão de Parabéns!
Patrícia Paniagua Cardoso
Tutora Rosangela

Anônimo disse...

Leonir
Gostei da historia que avo contou para o netinh. Assim que surge o pensamento em saber. Não precisa ser letrado para contar ou explicar qualquer historia.E so ter imaginação.
Leonir
Tutora Auxiliadora

Anônimo disse...

Linda a mensagem sobre Campo Grande cidade que escolhi para amar e viver.
Aparecida de Fatima Ferreira
Tutora Rosangela.

Cris Oliveira disse...

Adorei a homenagem a Campo Grande.
Muito bem escrita.
Parabéns ao autor.
cursista: Cris Oliveira
tutora: Rosângela

Edinalva disse...

Adorei a mensagem postada de como surgiu nossa linda cidade rica em flora e fauna, muito interessante de como passar a história.
Abraços!

Tutora: Ivina

Anônimo disse...

muito importante como surgiu esta cidade linda e maravilhosa, com muita riquesa que muitas vezes nós nunca tentamos descobrirmos por quem foi fundado,e muita vezes nossos colegas professores não pas-
sa p/ seus alunos de como surgiu,e o poque de campo grande,pois é uma história longae muito importante aprofundarmais o porque desse nome e poquem foi fundado. Ritinha.
por quem foi fundado

Anônimo disse...

sobre o aniversário da cidade de Campo Grande,foi muito importante e
acho que os professores de toda rede estadual deveria trabalhar sobre estes temas, porque desperta nos alunos a curiosidade saber mais sobre a sua terra em que mora, e vive e qual a sua importan-cia. Isto eu falo porque eu vejo na minha escola.Cursista:Ritinha.
Tutora: Aixiliadora.

Anônimo disse...

sobre o aniversário da cidade de Campo Grande,foi muito importante e
acho que os professores de toda rede estadual deveria trabalhar sobre estes temas, porque desperta nos alunos a curiosidade saber mais sobre a sua terra em que mora, e vive e qual a sua importan-cia. Isto eu falo porque eu vejo na minha escola.Cursista:Ritinha.
Tutora: Aixiliadora.

Anônimo disse...

sobre o aniversário da cidade de Campo Grande,foi muito importante e
acho que os professores de toda rede estadual deveria trabalhar sobre estes temas, porque desperta nos alunos a curiosidade saber mais sobre a sua terra em que mora, e vive e qual a sua importan-cia. Isto eu falo porque eu vejo na minha escola.Cursista:Ritinha.
Tutora: Aixiliadora.

Anônimo disse...

Campo Grande, cidade morena, quando aqui cheguei me adotou como filha, fui ficando,estudei,casei e nessa querida capital tive as minhas três filhas.Parabéns mil, todos os poemas que fazerem para ti é pouco por que você é muito mais...
Tutora: Maria Auxiliadora Cursista:Maristela

Elaine Leão disse...

Lindo a verso, conta em verso em prosa, como surgiu Campo Grande.


Elaine Leão

jairo disse...

Atividade Complementar módulo 10
Trabalho escolar e Teorias Administrativas

26 de agosto e festiva porque comemoramos o aniversario da bela morena uma boa cidade para crescer e formar família não e porque nasci aqui, mas aqui você encontra cultura, muito verde na verdade a morena e um pedacinho do céu