sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ATIVIDADE COMPLEMENTAR - MÓDULO 12

A escola passou por um período de reforma tendo que ser transferida para outro espaço; com isso, a falta de disciplina dos funcionários tornou-se grande, principalmente em relação ao horário. A direção antiga da escola não coordenava conforme a necessidade da escola. As salas encontravam-se, na maioria, mal organizada, sem estrutura para o agrupamento da outra escola, devido à reforma. A forma dinâmica com a qual a nova gestora passou a agir com os funcionários contribuiu para que a situação mudasse, lembrando-lhes qual a sua verdadeira função na escola sem impor-lhes o serviço. Os funcionários indisciplinados passaram a assumir suas verdadeiras funções e hoje, de volta à escola atual, já reformada, existe uma colaboração entre os funcionários independente da função que cupam o que antes não ocorria. O que se pode compreender a partir deste relato?

117 comentários:

angela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
angela disse...

Isso mostra que quando se tem vontade de trabalhar sempre se encontra uma maneira de resolver o problema no setor de trabalho. Outro ponto importante é a valorização do trabalho, pois quando valorizamos as pessoas que se empenham no exercício da função sempre surge aquele desejo dos demais em também se sentir valorizado, e assim começam a melhorar o seu trabalho. Essa valorização não é somente financeira, mas pelo reconhecendo publicamente as pessoas eficiente e competente em sua função.
TUTORA:IVINA
CURSISTA: ANGELA MARIA

Mª Helena disse...

A nova gestora parece ter mais jeito de lidar com os funcionários, lembrando-lhes as funções sem precisar ficar cobrando serviço. Se sentindo mais valorizados pelo tratamento recebido, ficam mais motivados a trabalhar com mais eficiência.

Cursista: Maria Helena
Tutora: Valéria

SUELLEN VINCI disse...

A forma dinâmica com a qual a nova gestora passou a agir com os funcionários fez com que o profissional da educação demonstrasse, em sua prática de trabalho, conhecimento da legislação, compreendendo a finalidade de suas ações enquanto servidor público em uma escola pública, assumindo papel ativo no aprimoramento da legislação e no fortalecimento da gestão democrática da escola e da educação escolar.
CURSISTA: SUELLEN VINCI
TUTORA: AUXILIADORA

SILVANA disse...

SER GESTOR É SABER DE SUA VERDADEIRA FUNÇÃO... É TER COMPROMISSO COM O BOM ANDAMENTO DA UNIDADE ESCOLAR... E LIDAR COM SEUS COLEGAS DE MANEIRA OBJETIVA E CLARA... SE O FUNCIONÁRIO NÃO TRABALHAR CORRETAMENTE ELE PODE SER PUNIDO POR ISSO E ISTO TEM QUE FICAR CLARO NAS REUNIÕES...VALORIZAR O SER HUMANO, ENTENDER AS SUAS DIFICULDADES E MOTIVA-LO E PARA ISSO O GESTOR TEM QUE ESTAR HABILITADO PARA ISSO. POR ISSO DEVE ESTAR SEMPRE SE ATUALIZANDO.
TUTORA - VALÉRIA
CURSISTA - SILVANA

maria disse...

A escola já tinha problemas de gestão antes da reforma do prédio da escola.E a reforma só agravou a situação.
o texto nos confirma que a postura do novo gestor fez a diferença: sem imposição, respeito aos funcionários; o gestor conquistou os funcionários e eles passaram a desempenhar melhor as suas funções e a colaborar com a gestão da escola.
Cursista: Maria Masae Tutora: Ivina

Patrícia Paniagua Cardoso disse...

Podemos observar claramente dois tipos de gestores o autoritarista e o democrático, sendo assim chegamos a conclusão que não se ganha a confiança de alguém no grito e sim na valorização do servidor.

Patrícia Paniagua Cardoso disse...

Podemos observar claramente dois tipos de gestores o autoritarista e o democrático, sendo assim chegamos a conclusão que não se ganha a confiança de alguém no grito e sim na valorização do servidor.
Tutora Valéria

Anônimo disse...

Acilda disse...

Podemos observar que é importante a valorização dos funcionários que se empenha na sua funão,se sentindo mais valorizado pelo tratamento recebido da gestão ficam mais motivados a trabalhar com eficiência.

Tutora Valéria

Tereza Cristina disse...

Que Papai Noel existe? Brincadeirinha...mas o relato é algo muito raro e que demonstra a dinâmica e eficácia de uma verdadeira gestora, alguém que vê a saída, que valoriza seu potencial e o de seus colaboradores. Tereza Cristina. Tutora Ivina

Anônimo disse...

A escola a que o texto se refere já apresentava sinais de que o andamento não ia bem. A reforma do prédio escolar só veio a agravar a situação. Parece-me que a diretora não tinha controle em relação aos seus funcionários. O Gestor soube conquistar os funcionários e eles passaram a desenvolver de forma mais responsável suas funções e a colaborar com a gestão escolar.

Tutora: Maria Auxiliadora

Cursista: Denise Maria Vicente Guidoni

Anônimo disse...

Que são essas atitudes que fazem a diferença , e o compromisso com trabalho e horário deve ser levado em conta sempre pois, é um detalhe muito importante e devemos ter consciencia disso.
Tutora Auxiliadora
Cursista Aparecida Pereira

Ana Claudia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Claudia disse...

A situação relatada nos mostra que na verdade não eram só os funcionários que eram descompromissados, provavelmente a direção escolar também não tinha compromisso com o seu trabalho, na maioria das vezes a secretaria é o espelho de como a escola é gerida, tanto que quando uma nova gestora assumiu estes funcionários os mesmos passaram a ter uma nova postura , mais parecida com a da nova gestão.

Cursista: Ana Claudia
Tutora: Maria Auxiliadora

Anônimo disse...

O texto relato um grande problema de nossas escolas, construçoes feitas de forma temporária, necessitando de reformas em pouco tempo, sem condições ideias de trabalho toda a rotina fica prejudicaca, é necessário que cada um faça bem seu papel, começando pelo gestor, responsável maior pelo bom desempenho dos trabalhos, pois é ele que deve liderar e gerenciar a instituição escolar para chegar aos seus objetivos, que é oferecer um ensino de qualidade, mudanças são necessárias, reformas acontecem, mas as mais importantes são as reformas comportamentais, essas sim, colaboram em muiuto para a melhor qualidade de relacionamento entre os profissionais da Educação favorendo em tudo para uma educação de qualidade.

Ernandes Marques

Tutora: Valéria

Silvana Cristina Pereira disse...

É muito importante para o funcionário sentir que a escola onde trabalha tem disciplina, pois quando isso não acontece, todos ficam desmotivados sentindo que seu trabalho não faz nenhuma diferença. Por isso é necessário que exista a valorização do profissional não importando qual é sua função.
Cursista: Silvana Cristina Pereira
Tutora: Valéria

Anônimo disse...

Norma disse...

O texto nos mostra que a nova gestora de forma dinâmica passou a agir com respeito com os funcionários, na qual contribuiu muito para o bom funcionamneto e que melhorou muito a disciplina dos funcionários. Onde houve a valorização dos funcionários.
Tutora Valéria
Cursista Norma Herrera Ferreira.
26/10/2010.

Cris Oliveira disse...

A partir deste relato pode-se compreender que a figura da nova gestora foi muito importante, o que leva a crer que a mesma possui um espírito de liderança, respeitou as dificuldades e diferenças no espaço escolar e adotou conduta de valorização do trabalho, mostrando que o trabalho em equipe pode surtir efeitos compensadores e motivadores o que gerou bons resultados, tanto de relacionamento como no desempenho das atividades laborais.

Anônimo disse...

A NOVA DIRETORA DEMONSTROU SER UMA GESTORA COMPROMETIDA COM A NECESSIDADE DA COMUNIDADE ESCOLAR, E AGINDO COMO TAL, DISPERTOU AOS DEMAIS ATRAVÉS DO EXEMPLO, O COMPROMISSO DEMOCRÁTICO DE CADA FUNCIONÁRIO.

TUTORA: MARIA AUXILIADORA
CURSISTA: MARIA J. BACARIN

Anônimo disse...

Este texto mostra que a gestão é a base de tudo, o bom ou o mal andamento da escola depende de sua gestão, pois deve se mostrar claramente o papel de cada um e exigir de forma esclarecedora que se faça cumprir o dever de cada para o bom andamento da escola.

tutora: Auxiliadora
cursista: VÂNIA LÚCIA

Maria Eglantine disse...

A atuação da gestão se reflete no trabalho dos funcionários. Quando a direção escolar não administra o quadro de funcionários de forma satisfatória acaba se refletindo negativamente no trabalho desenvolvido na escola. A nova gestora demonstrou conhecer a legislação e passou a valorizar os funcionários, que consequentemente passaram a trabalhar com maior motivação e colaboração resultando em atitudes positivas.
Cursista: Maria Eglantine
Tutora: Ivina

edinalva disse...

Mostra que reunir e dialogar com os funcionários é a melhor solução, levar os problemas e procurar saná-los através da participação de todos, aceitar sugestões, interagir e mostrar que todos são responsáveis pela escola, ou seja, colocar em prática a verdadeira gestão democrática e participativa na educação.

Tutora: Ivina
Cursista: Edinalva

Unknown disse...

As escolas estão sempre se atualizando, criando e revendo seus conceitos; e cada gestão escolar é diferente uma das outras. Os funcionários estão começando a dialogar mais, compreendendo e aprendendo se aperfeiçoando cada vez mais nas tarefas que lhe são designadas. A dinâmica e dialogo, entre todos os funcionários e a gestão escolar é muito importante dentro de qualquer unidade escolar.
Cursista: Graziela.
Tutora: Valéria.

Anônimo disse...

Percebe-se que a postura do Gestor é fundamental para o bom andamento do serviço. É necessário dinamismo e jogo de cintura para que todos colaborem e se comprometam com o serviço.

Tutora: Valéria

Cursista: Maridalva

DOUGLAS MARQUES disse...

A atual gestora sabe lidar com todos os setores cooperando entre eles e assim tornand o clima organizacional da escola eficiente e eficaz, pois quandos os funcionários são valorizados há uma total dedicação dos mesmos nas suas funções.

TUTORA: AUXILIADORA

Enilza Maria Ferreira disse...

O texto nos mostrou que a direção anterior não coordenava conforme a necessidade da escola, sendo que esta é a figura central para promover o ganho de qualidade de que a escola necessita. E, da mesma forma que seu papel é importante, sua rotina está cada vez mais complexa. Devendo esta, cotidianamente, dar conta de diferentes "gestões": do espaço, dos recursos financeiros, de questões legais, da interação com a comunidade do entorno e com a Secretaria de Educação e das relações interpessoais com os funcionários, professores, famílias dos alunos, enfim de toda a comunidade escolar. Tudo isso, com um objetivo maior, que, se não é novo, ganhou uma importância que parecia um pouco esquecida nos últimos tempos que é a aprendizagem dos alunos.
A forma dinâmica com a qual a nova gestora passou a agir com os funcionários contribuiu para que a situação mudasse e esta conseguiu atender não somente as expectativas dos funcionários, mas sim da comunidade escolar em geral. Sendo assim, temos que ressaltar a importância de toda a comunidade escolar estar assumindo de forma consciente, participativa e ativa o papel de educador, de modo a contribuir na boa imagem e na identidade da escola.


Nome: Enilza Maria Ferreira
Tutora: Ivina Machado de Mattos Fernandes

Anônimo disse...

O texto mostra que uma gestão eficiente faz da unidade escolar um local bem melhor. Fica claro que a gestão anterior não tinha capacidade para administrar, e a nova gestora o fez com eficiencia demostrando capacidade de forma a fazer com que todos desempenhem suas funçoes.
TUTORA: Mª AUXILIADORA
CURSISTA: ELINEUDA

Anônimo disse...

Módulo 12
Através da dinâmica da outra gestora foi importante porque ela tinha outra forma de trabalhar, administrar a escola, só o fato dela ser uma nova pessoa pessoa na escola contribuiu muito devido ter imposto com respeito com os mesmos.

Tutora: Auxiliadora
Cursista: Zélia

Maria Luiza disse...

EU COMPREENDI QUE EM TODA ESCOLA,TEM DE TER UMA GESTORA DE PUNHO FIRME PARA COLOCAR OS SEUS FUNCIONARIOS NO SEU DIVIDO LUGAR SEM MALTRATAR NINGUEM
TUTORA VALERIA
CURSISTA MARIA LUIZA

Anônimo disse...

O texto nos permite identificar elementos importantes para tornar a escola um espaço democrático, onde a gestão consegue lidar com situações dificeis,mas possiveis de serem contornadas. A gestão também soube mostrar para os funcionários a importância do trabalho de cada um deles conseguindo assim um resultado positivo.

Márcia Duarte disse...

O texto nos permite identificar elementos importantes para tornar a escola um espaço democrático, onde a gestão consegue lidar com situações dificeis,mas possiveis de serem contornadas. A gestão também soube mostrar para os funcionários a importância do trabalho de cada um deles conseguindo assim um resultado positivo.

Cursista: Márcia
Tutora: Ivina

Claudineia disse...

Atraves do texto apresentado,podemos concluir que a gestão precisa saber administrar as situações diversas que ocorrem dentro da escola,buscando promover o bem a todos e valorizando os profissionais da educação.

Cursista:Claudineia
Tutora: Ivina

Anônimo disse...

Que a falta de planejamento e organização de uma gestão faz com que os funcionários fiquem indiciplinados e sem compromisso com seu trabalho. Por isso a organização em qualquer ambiente se faz necessário para que haja harmonia entre todos.
Tutora: Auxiliadora
Cursista: Dalzenir

Gislene disse...

4- Compreendo que ser gestor não que dizer ter liderança. Um gestor com liderança faz toda diferença com humildade, educação e valorização do profissional e principalmente do ser humano que ali está, consegue-se um excelente resultado.

Anônimo disse...

A falta de organização e de planejamento deixa a desejar o funcionamento dos trabalhos a ser realizados.

A nova gestora parece ter mais jeito de lidar com os funcionários, lembrando-lhes as funções sem precisar ficar cobrando serviço. Se sentindo mais valorizados pelo tratamento recebido, ficam mais motivados a trabalhar com mais eficiência.

Tutora:Auxiliadora
Cursista: Sandra

cidamamae@ig.com.br disse...

Que houve uma mudança de postura por parte da gestora, com certeza!Definindo rumos que a escola deveria imprimir às ações de todos de maneira a atingir os objetivos almejados com sucesso e permanência de todos no processo educativo.
Tutora: Maria Auxiliadora
Cursista:Cida colombo

Ronaldo disse...

O texto mostra que deve haver diálogo e respeito com todos os funcionários, independente de função ou cargo. A nova gestora usou de sabedoria e profissionalismo, para unir os funcionários e lembrar a função de cada um, com essa mudança de atitudes de ambas as partes, quem ganhou foi a educação.

Cursista: Ronaldo
Tutora: Valéria

Mirian disse...

O texto mostra a importância do gestor escolar e, que cada servidor precisa ter responsabilidade, vestir a camisa do seu ambiente de trabalho, ser valorizado, estimulado, nada de autoritarismo, mas de respeito, união, enfim uma equipe em busca do mesmo objetivo.
Cursista: Mirian
Tutora: Ivina

Naurelino disse...

Gerir algum lugar onde existe a necessidade de lidar com diversos tipos de pessoas,parte física, orçamento(pouco), tudo isso causa muito estress, pricipalmente para aqueles ,cuja formação pedagógica, os prepararam para lidar com alunos em sala de aula. Algumas pessoas já estão naturalmente preparadas para comandar mesmo num ambiente democrático(todo mundo acha que tem direitos e não deveres). Pelo fato da reforma/mudança e a antiga diretora estar para sair os funcionários indiciplinados aproveitaram, já com a nova diretora a história foi outra. Na paletra sobre legislação o promotor Sergio foi feliz ao mostrar o quanto um funcionário de escola é importante e por isso possui direitos e deveres, acredito que a forma dinâmica da nova diretora inspirou a todos.
cursista:Naurelino
tutora:Valéria

Anônimo disse...

Comentário para o Blog

Pode se compreender que a direção antiga não coordenava muito bem e com a reforma as coisas ficou pior principalmente com relação ao horário. Com a forma de a nova gestora administrar as coisas entraram nos eixos mesmo sem que ela precisasse estar impondo-lhes o serviço e os funcionários indisciplinados assumiram suas funções sem causar nenhum problema e hoje desempenham um trabalho coletivo, isso se deve a uma forma de administrar, uma vez que problemas existe para ser resolvido.

Cursista: Ana Rosa
Tutora: Valéria Geraldelli

Marcílio Teixeira disse...

Podemos compreender que, a gestão da nova escola alem de ser dinâmica era também democrática, ela soube valorizar o trabalho dos funcionários e, com isso elevou o seu auto-estima, fazendo com que eles mesmos descobrissem que cada um tem deveres a cumprir, más também tem seus direitos. E eles devem ser respeitados.
TUTORA: IVINA
CURSISTA: MARCÍLIO TEIXEIRA ARANTE

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Isso mostra que a gestão é a alma de qualquer organização social. Uma gestão competente é capaz de envolver a todos para que os trabalhos sejam feitos mesmo em situações adversas.

Karina - Tutura Auxiliadora

Anônimo disse...

Observa-se que sem colaboração, diálogo, participação,motivação, valorização e uma gestão democrática não há administração eficiente,o texto nos mostrou os dois lados da moeda, e na minha opinião as construções e reformas não foram só no prédio da escola, a nova gestão sendo dinâmica e tendo conhecimento sobre a valorização do trabalho, e respeitando as dificuldades dos funcionários e mostrando-lhes a importância do trabalho em conjunto conseguiu um resultado positivo,um bom relacionamento entre todos, com isso um ótimo ambiente na escola para uma educação de qualidade.
TUTORA:IVINA
CURSISTA: JOSEANE

essnic disse...

Um bom gestor é fundamental para dinamizar a escola, para buscar caminhos, para motivar todos os envolvidos no processo.
by Eudir
tutora Valéria

Anônimo disse...

VEJO QUE A REFORMA NÃO DEESER APENA NA ESTRUTURA FISICA MAS NUM TODO, UMA GESTÃO PARTICIPATIVA, COM VALOTIZAÇÃO DO TRABALHADOR, E COMPROMISSO SOMADO COM COMPROMETIMENTO DE TODOS, PODE SE CONSTRUIR UM AMBIENTE DE TRABALHO COM QUALIDADE NO RELACIONAMENTO E PROMOVENDO UM ENSINO DE QUALIDADE

TUTORA IVINA
CURSISTA CÉLIA ROSELI

Maria Lúcia disse...

Percebe-se que a flexibilidade é necessária no contexto atual, devemos adaptarmos a situação que estamos vivenciando e isso mostra que fica mais fácil quando cada um assuma seu papel de educador dentro da escola.

Cursista: Maria Lúcia
Tutora: Ivina

Anônimo disse...

Onde ha dialogo e comprensão há um ambiente muito melhor para se trabalhar mesmos com as mais diversas situações, seja com a escola passando por reforma ou não. Deve-se haver uma união muito grande com todos os participantes dessa unidade escolar valorizando cada um em suas funções.
Cursista: Aparecida de Fatima Ferreira
Tutora: Valeria

Anônimo disse...

Neste relato podemos observar que a nova gestão trabalha de forma democrática, respeitando e valorizando os seus subordinados (cada um na sua área). Isso faz com todos trabalhem com mais eficiência.

Anônimo disse...

Neste relato podemos observar que a nova gestão trabalha de forma democrática, respeitando e valorizando os seus subordinados (cada um na sua área). Isso faz com todos trabalhem com mais eficiência.

Cursista: Débora
Tutora: Ivina

Anônimo disse...

Campo Grande 09/11/2010
Percebe-se que a postura do Gestor é fundamental para o bom andamento do serviço. é necessário dinamismo e jogo de cintura para que todos colaborem e se comprometam com o serviço.

Anônimo disse...

Campo Grande 09/11/2010
Percebe-se que a postura do Gestor é fundamental para o bom andamento do serviço. É necessário dinamismo e jogo de cintura para que todos colaborem e se comprometam com o serviço.
Tutora Maria Auxiliadora
Cursista Zuleide

Anônimo disse...

Com a mudança da escola para outro local, mudou a rotina dos funcionários e sua disciplina a direção não soube administrar conforme a nova situação exigia, com a mudança da direção e sua nova forma de administrar a escola ela conseguiu reabilitar os funcionários indisciplinado e instaurar uma forma de cooperação mutua dos funcionários sem levar em conta a cargo que ocupava.
Tutora - Maria Auxiliadora
Cursista - Jaira

Marcia Gomes Leal disse...

O gestor que pretende educar para a cidadania, sabe que desde já terá grandes responsabilidades nos sistemas educativos, os quais devem desenvolver nas novas gerações os saberes e as práticas de uma cidadania ativa. O gestor sabe que o exercício da cidadania é sustentado por um corpo de valores e de virtudes aceitáveis universalmente: a justiça, a verdade e a liberdade,... e ela se constitui uma garantia da democracia e só se exerce em contextos democráticos.
O Gestor Escolar deve estar muito atento aos fatores de desequilíbrio do normal funcionamento da vida interna da Escola, o qual deve ser exercício e 'treino' para a vida social futura.
É, assim, importante que os agentes educativos procurem eliminar os fatores negativos prejudiciais ao franco progresso de uma cidadania equilibrada e corretamente exercida: discriminação da diferença, a humilhação, a ironia, a monopolização da palavra,... e encontrem fatores que promovam o respeito por si mesmo, pelos outros, pelo bem comum, a afetividade, manifestada no exercício de escuta e libertação da palavra do aluno, capacidade de escutar os outros, de falar de si mesmo.
Tutora: Valéria
Cursista: MArcia P. Gomes Leal

Arlete disse...

A forma dinamica da Gestora de lidar com os funcionários possibilitou o andamento correto do trabalho de cada um, mostrando assim que a gestão acima de tudo tem que valorizar o funcionário como um ser humano.

Anônimo disse...

Pode-se compreender que uma boa gestão é que faz a diferença. Pois tratando seus funcionários com respeito, os mesmos saberão desenvolver seus trabalhos.

Anônimo disse...

Percebemos que a Gestão tem o papel de interagir com seus funcionários buscando o desenvolvimento cada vez melhor de seus trabalhos.

Tutora: Ivina
Cursista: Irlene

Priscilla disse...

Um bom gestor é essencial para dinamizar a escola, para buscar caminhos, para motivar todos os envolvidos no processo, alcançando assim resultados mais que satisfatório no funcionamento da escola.

Tutora Ivina

Anônimo disse...

Podemos observar que é importante a valorização dos funcionários que se empenha na sua função, se sentindo mais valorizado pelo tratamento recebido da gestão ficam mais motivados a trababalhar com eficiência, é necessário que exista a valorização do profissional não importa qual é sua função.
Tutora:Ivina
Cursista:Penha

Unknown disse...

Silvelena
no texto podemos concluir que ha dois tipos de gestão, o novo gestor com atitudes e compromisso com a escola fez a diferença e os funcionários soube compreender que temos quer ser equipe para o bom andamento da escola.
Tutora: Valeria
Cursista Silvelena

josefa disse...

valorizar e ter comprometimento é
essencial.
O gestor precisa ser modelo de seriedade. Exercer o papel de comando
se importando com todos os aspectos da unidade escolar;reciclando sempre
os funcionários com palestras de direitos e deveres acompanhados de
auto-estima.
cursista: Josefa
Tutora: Ivina

soraia disse...

A organização em qualquer ambiente se faz necessário para que haja harmonia entre todos. Um gestor com liderança faz toda diferença com humildade, educação e valorização do profissional e principalmente do ser humano que ali está.Se sentido mais valorizado pelo tratamento recebido, ficam mais motivados e trabalham com mais eficiencia.

Cursista: Soraia
Tutora: Ivina

Anônimo disse...

Quando existe uma gestora capacidatada para exercer esta função sem autoritarismo e sim procurando junto a sua equipe ajuda e opinião de todos para desenvolver o seu trabalho.
Ai sim tera uma boa administração e cooperação de todos.
Leonir
Tutora Auxiliadora.

Anônimo disse...

Esse relato mostrou como um gestor deve ser, pois sem ser autoritário soube tratar todos e assim obteve excelência.


Tutora: Ivina
Cursista: Vanessa

Anônimo disse...

Foi possível verificar como o Gerstor deve se portar diante de desafios como esses, de forma sutil conseguiu com que todos os colegas de trabalho fizessem sua parte.

Tutora: Ivina
Cursista: Vanessa

Anônimo disse...

Foi possível verificar como o Gerstor deve se portar diante de desafios como esses, de forma sutil conseguiu com que todos os colegas de trabalho fizessem sua parte.

OBS: essa mensagem é da CXirlei e não da Vanessa.
Tutora: Ivina
Cursista: Cirlei

Maria Jose disse...

A nova gestão assumiu com mais vontade e jeito de lidar com os funcionários, fez com que cada um exercesse sua funçao sem cobranças, e sentindo-se mais valorizados pelo tratamento recebido o resultado veio, organização e eficiência notado por todos.

Cursista: Maria Jose do N. A. Santos
Tutora: Valeria

Anônimo disse...

Com determinação, habilidade, dinâmica, vontade, respeito e responsabilidade independente do cargo que exercemos sempre se conseguem resolver os problemas, são atitudes que fazem a diferença. Outra atitude louvável foi o compromisso que a gestora teve com a unidade escolar reconhecendo a eficiência e a competência dos funcionários.

Campo Grande – MS, 16 de Novembro de 2010.
Tutora: Valéria
Cursista: Maria do Socorro

Cátia Regina disse...

Isso mostra que um bom gestor é aquele que compreende a administração escolar, tem atitude, conhecimento, habilidades e competencia para diagnosticar e propor soluções as causas geradoras de conflitos nas equipes de trabalho e para a escolha de ferramentas e tecnicas que possibilitem melhoria na administração e ganhos de qualidade na prestação de serviços.
Cursista: Cátia Regina
Prof. Valéria

Anônimo disse...

O novo gestor soube conquistar os funcionários respeitando e valorizando-os. sendo assim sentiram motivados a trabalhar e assumir realmente sua função dentro da escola.
marly
Tutora Valéria

Nilma disse...

A nova gestora agiu de forma dinâmica, com respeito e valorizando os funcionários, na qual melhorou a disciplina dos mesmos na prática do trabalho.

Anônimo disse...

Isso é reflexo de uma direção dinâmica, segurança e prestigio na sua gestão, fez com que cada funcionário contribuísse dentro de suas funções, sentindo capaz, valorizado e motivado, despertando em si, o companheirismo entre os colegas de trabalho e contribuindo com o bom desempenho de suas funções, com isso, reflete e demonstra uma instituição, organizada, transparente e fortalecida, transformada por uma boa maneira de administrar.

Cursita: Nivaldo Brandão
Tutora: Maria Auxiliadora

Anônimo disse...

Campo Grande,20 de novembr de 2010.
A nova gestora não precisou impor a sua autoridade aos funcionários, demonstrou o seu comprometimento com o seu serviço,e valorizando o ser humano despertando a cada um, a sua importância dentro da escola e do bom andamento, dependia que todos tivessem o mesmo objetivos. Que a união faz a força.
Tutora: Maria Auxliadora
Cursista: Maristela

GISLENE disse...

Compreendo que ser gestor não que dizer ter liderança. Um gestor com liderança faz toda diferença com humildade, educação e valorização do profissional e principalmente do ser humano que ali está, consegue-se um excelente resultado.

Tutora: Valéri

Aparecida Lemes disse...

Acredito que houve uma mudança, para melhor na situação. Com a nova direção os funcionários sentiram-se motivados a melhorar. As pessoas preferem conversar sobre suas obrigações. Não gostam de ser mandadas. Quando a direção colabora com o funcionário, o funcionário colabora com a escola e com todos a sua volta.
Cursista: Aparecida Lemes
Tutora: Auxiliadora

AURINETE disse...

CAMPO GRANDE-24/11/2010

SABEMOS QUE LIDAR COM NÓS SERES HUMANOS NÃO É COISA FÁCIL!OBRIGAR QUE AS PESSOAS ENTÃO ,FAÇAM O QUE NÃO QUEREM É O FIM.NO ENTANTO, PARA QUE ISSO ACONTEÇA DE FORMA ESPONTANÊA E AGRADÁVEL VAI DEPENDER DE QUEM FALA ,E DE QUE FORMA SERÁ TRATADA A SITUAÇÃO.

CURSISTA:AURINETE ROCHA
TUTORA:MARIA AUXILIADORA

Anônimo disse...

Diante da situação apresentada verifica-e que sem colaboração, diálogo, participação, motivação e valorização não há administração eficiente. Uma gestão democrática interage e dinamiza as situações que surgem no dia a dia fazendo com que todos os envolvidos no processo assumam suas verdadeiras responsabilidades e saibm ainda como agilizar e suprir as necessidades dos colegas.

Cursista: Sérgia Cristina

Tutora: Valéria

Edna (tutora Auxiliadora) disse...

Ao agir com diplomacia sem prepotencia ou autoritarismo a nova gestora despertou a consciencia profissional adormecida nos servidores, que agora passavam a se dar conta da importancia de suas funções e desempenha-las com mais afinco.

Anônimo disse...

Uma boa gestão tem que ser um conjunto.Para se resolver todos os poblemas que vier acontecer dentro de uma unidade escolar, a valorização do trabalho e muito importante e o reconhecimento financeiro também e muito importante....

Cursista: Maria Luci
Tutora: Maria Auxiliadora

Anônimo disse...

A escola tem que ter uma boa gestão sempre..porque os problema são muito tem que ter jogo de cintura e trabalhar bastante...


Cursita:Maria Luci
Tutora: Maria auxiliadora

Anônimo disse...

O que se pode entender é que o problema estava na gestão, na forma como a escola era coordenada, onde não havia participação e nenhuma organização, o que ficou bem claro a mudança com a nova gestora que soube comandar a escola de uma forma dinâmica e democrática na gestão valorizando, estimulando os funcionários com respeito e sem autoritarismo, essa atitude fez com que os funcionários sentissem vontade de colaborar entre si para que a escola tivesse uma educação de qualidade.

Cursista: Josana
Tutora: Auxiliadora

DORACI disse...

CURSISTA: DORACI
TUTOTA: ÍVINA
A COMPEENSÃO, DISCIPLINA EM CASA OU NO TRABAHLO É TER UM GRANDE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE EM TODAS AS ATIVIDADES DIÁRIA, POIS TEMOS QUE PRODUZIR DE ALGUMA MANEIRA ASSOCIADOS COM A NECESSIDADE.

Simoninha disse...

Todo o problema tem solução,a nova gestora teve forma de vontade e lembrou os funcionários que sem a participação deles e o empenho a escola não funciona, ela é formada por todos por isso cada um tem que ter a responsabilidade de trabalhar de maneira correta e ètica.

Cursista:Simone Amorim
Tutora:Maria Auxiliadora

Anônimo disse...

Neste caso a gestora é que não sabia administrar. Não importa o lugar, quando a pessoa sabe administrar tudo caminha muito bem, como percebemos a nova gestora usou uma forma dinâmica e conseguiu mudar a situação.
cursista: Maria Áurea
Tutora: Mª Auxiliadora

Anônimo disse...

Imposta esta realidade que não esta fora do nosso dia a dia, tudo só caminha certo se existe uma boa administração onde é a base de tudo o alicerce da fortaleza que juntos construimos, se existe interesse,companheirismo formamos uma equipe capaz de desenvolver nossas atividades com qualidade e a certeza de que tudo acontecerá de forma correta.
SIMONE RAQUEL
TUTORA: AUXILIADORA

Anônimo disse...

Imposta esta realidade que não esta fora do nosso dia a dia, tudo só caminha certo se existe uma boa administração onde é a base de tudo o alicerce da fortaleza que juntos construimos, se existe interesse,companheirismo formamos uma equipe capaz de desenvolver nossas atividades com qualidade e a certeza de que tudo acontecerá de forma correta.
SIMONE RAQUEL
TUTORA: AUXILIADORA

Moacir disse...

compreende se que a harmonia do ambiente de trabalho e bom desempenho de todos depende e muito de ações simples e eficazes com uma boa dose de sabedoria, pois mais vale o dialogo do que excessivas e desgastante cobranças e imposições infundadas. A partir do momento em que o Gestor entende executa o seu verdadeiro papel no âmbito escolar tudo se torna mais fácil. Se tem algo que faz grande diferença , para a mudança de um ser humano, é o exemplo pessoal que se é dado.

Anônimo disse...

Entende-se que a nova gestão não impôs a sua autoridade aos funcionários, ela demonstrou comprometimento com os funcionarios, valorizando eles e dedespertando em cada um a importância deles dentro da escola, e que todos tem o mesmo objetivo, o bom funcionamento da escola.
Cursista: Alfredo
Tutora: Maria Auxiliadora

Ana Claudia disse...

PODEMOS PERCEBER O QUANTO É IMPORTANE O PAPEL DA DIREÇÃO NA ESCOLA, QUE ESTÁ SEMPRE À FRENTE DE TUDO O QUE ACONTECE. ESTA GESTÃO PRECISA SABER ADMINISTRAR E VALORIZAR O PROFISSIONAL QUE TRABALHANDO JUNTOS COM UM ÚNICO OBJETIVO E COLOCANDO EM PRÁTICA A VERDADEIRA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA, POIS TODA FORÇA SE TORNA FRACA QUANDO NÃO HÁ UNIÃO.
TUTORA:IVINA
CURSISTA: ANA CLAUDIA

Idalina da Silva disse...

O princípio central desta reflexão é o entendimento de que os profissionais da educação que exercem funções administrativas nos estabelecimentos educacionais, sejam escolas ou outras instâncias do sistema educacional, são agentes públicos viabilizadores de um direito, o direito à educação. O que implica esta profissão em certas posturas em relação ao cidadão e à percepção de sua tarefa como algo além do simples cumprimento de ações burocráticas.
Outro marco norteador deste trabalho, não menos importante que o primeiro, deriva do entendimento de que a área administrativa não se constitui por um saber único aplicável a qualquer área ou circunstância. Que a organização da educação exige mudanças na postura e na filosofia administrativa.
Compreender que quando se trata da educação escolar, mais do que adaptar as orientações da teoria clássica da administração, ainda em voga na maioria das práticas administrativas, devido às particularidades da educação ali empreendida, todo profissional que atua deve postar-se como educador. O que extrapola a aplicação de regras e propõe postura ativa na perspectiva de construção da cidadania, frente às demandas colocadas à escola.
Nesta percepção do espaço escolar, o diretor, o secretário, o encarregado, o porteiro, a merendeira e os responsáveis pelos chamados serviços gerais – manutenção – não desenvolvem os mesmos papéis que os ocupantes destes mesmos cargos em uma instituição não escolar. Pois, a função dos cargos varia de acordo com os objetivos da instituição a qual eles pertencem.

Cursista-Idalina
tUTORA- Ivina

Joana Cruz disse...

Este texto mostra que a gestão e a base de tudo,a direção deve administrar as diversas situações que ocorre no ambiente eccolar com humildade, segurança, educação e a valorização do ser humano.
Tutora: Ivina

Anônimo disse...

Uma Gestão Pedagógica eficiente é algo imprescindível na unidade escolar, percebemos isso claramente no texto quando houve a mudança de direçao na escola. Onde antes havia desmotivaçao e desordem passou a funcionar de maneira eficiente e satisfatória.

Tutora: Ivina
Cursistas: Gladis e Sônia

Joanice disse...

eu acho que o gestor tem que saber se impor desde o começo, mais também deve saber lidar com os funcioários, lembrando-lhes as funções sem precisar ficar cobrando serviço.Outro ponto importante é a valorização do trabalho, pois quando valorizamos as pessoas que se empenham no exercício da função sempre surge aquele desejo dos demais em também se sentir valorizado e assim começa a melhorar o seu trabalho.
Tutora: Ivina
Cursista: Joanice

Elaine disse...

Cursista Elaine
Turora Valéria

Mostra que este gestor exerce a gestão democrática, no momento em que não usa de autoritarismo para obrigar seus funcionários a agirem da forma como acha correto e sim orientando-os que independente do ambiente e local em que estivermos
nossa conduta profissional deverá ser concernente com nossa função, desempenhando-a com a ética que o profissionalismo exige.

Anônimo disse...

A reforma do prédio foi a gota que faltava para mostrar que a gestão estava muito mal; com a nova gestora, esta possuidora de mais tato e coordenação conseguiu agrupar novamente os funcionários em torno do bom comum fazendo cada um a sua parte.
Simari Costa
Tutora Valéria

Anônimo disse...

A reforma do prédio foi a gota que faltava para mostrar que a gestão estava muito mal; com a nova gestora, esta possuidora de mais tato e coordenação conseguiu agrupar novamente os funcionários em torno do bem comum fazendo cada um a sua parte.
Simari Costa
Tutora Valéria

12 de fevereiro de 2011 09:18

Anônimo disse...

Um ponto importante em qualquer trabalho é a valorização do trabalhador, isso faz com que a pessoa trabalhe contente e desenvolva suas atividades com vontade e serve de incentivo para os outros.

Cursista: Clarice
Tutora: Auxiliadora

Anônimo disse...

Cleuza Diz:
A nova gestora parece ter mais jeito de lidar com os funcionários, lembrando-lhes as funções sem precisar ficar cobrando serviço. Se sentindo mais valorizados pelo tratamento recebido, ficam mais motivados a trabalhar com mais eficiência.

Cursista: cleuza
Tutora: Auxiliadora

jairo disse...

Atividade complementarmódulo 12

A forma dinâmica com a qual a nova gestora passou a agir com os funcionarios fez com que o profisional da Educação demostrasse em sau prática de trabalho o papel ativo no aprimoramento da gestão democratica da escola e da Educação escolar.
cursista: jairo
Tutora:Auxiliadora

marta disse...

Bom apesar de complicado nunca passamos por uma situação dessa,mas se tivemos vontade de trabalhar em equipe encontraremos uma maneira de resolver os poblemas,no começo do ano litivo, como não tem aluno , a merendeira e a espetora de aluno se reunem com as meninas da limpeza e se ajudam.
Tutora: Auxiliadora
Cursista: Marta Vandes

Elaine Leão disse...

O papel do gestor escolar não se resume em cumprir e fazer cumprir as leis e regulamentos ,as decisões, os prazos para desenvolvimento dos trabalhos e transmitir a seus subordinados a estratégia a ser adotada no desenvolvimento desses trabalhos.
O gestor deve ser democrático, opinar e propor medidas que visem o aprimoramento dos trabalhos escolares, o sucesso de sua instituição, além de exercer sua liderança administrativa e pedagógica, visando a valorização e desenvolvimento de todos na escola.
A liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida e exercida a cada dia.


Elaine Leão

Cleverson disse...

Este fato demonstra que não bastou acontecer uma mudança de local da escola mais sim uma mudança de postura da nova diretora fazendo com que seus funcionários pudessem entender suas obrigações e responsabilidades e transformando um melhor qualidade no serviço.
Cursista: Cleverson
Tutora: Auxiliadora

Cleverson disse...

Este fato demonstra que não bastou acontecer uma mudança de local da escola mais sim uma mudança de postura da nova diretora fazendo com que seus funcionários pudessem entender suas obrigações e responsabilidades e transformando seus funcionários em melhores prestadores de serviço.
Cursista: Cleverson
Tutora: Auxiliadora

Anônimo disse...

Que todos temos que trabalhar juntos para desenvolver um tabalho tranquilo e com um colaborando com o outro.
E assim que devemos mostrar como somos em nosso local de trabalho.
Leonir

NILCE disse...

A forma de administrar uma escola reflete na ação dos fincionários.Se uma direção não cobra execução de uma função, é natural que com o tempo ela posse ou deixe de cumprir. Quando uma gestão é atuante e democratica, cada funcionário sabe o seu papel sem necessitar de grande cobrança.

Eliete disse...

O ponto vital da escola é a gestão, uma gestão determinada em suas ações, que realiza um trabalho democrático em equipe e transparente, tendo como aliado seus funcionários é forte em tudo que faz, pois é com a colaboração de todos que podemos fazer uma escola melhor.
Tutora: Valéria

Vera Soardi disse...

Bom, neste caso compreendi que os funcionários estavam mal acostumados, rebeldes...indisciplinados e esqueceram das regras legais que devem cumprir, como obedecer hierarquia, cumprir horário, etc. Realmente era necessário uma nova gestora dinâmica e que mostrasse a eles que não estavam na casa deles e sim no trabalho o qual eles optaram por fazer e cumprir legalmente,ninguém nunca os obrigou a fazer isso, "eles optaram", então que façam legalmente ebem feito ou a gestora que os coloque à disposição de outra UE que os aceitem como são, ainda bem que a nova gestora os fez lembrar qual era as suas verdadeiras funções na escola sem impor-lhes o serviço e eles assumiram, voltaram a cumprir seus papeis impostos pela lei e regimento escolar, intergraram-se novamente à equipe escolar.
Parabéns à nova gestora!
Cursista:Vera
Tutora:Valéria

Abadia disse...

Isso demonstra uma boa gestão, pois administrar com competência e organização é que faz a diferença, levando-se em conta a valorização do bom profissional.

Cursista:Abadia
Tutora: Valéria

Anônimo disse...

A postura do gestor ao fazer com que cada um assuma a sua responsabilidade é muito importante. Lidar com pessoas não é um trabalho muito fácil, pois cada um tem a sua diferença. Mas, numa Instituição de Ensino é preciso que todos saibam que ambos têm direitos e deveres. E para que o sucesso da Escola ocorra todos têm que desempenhar bem as suas funções. E o Gestor precisa conhecer os seus comandados e o serviço que cada um deve realizar para que não seja passado por relápso; estar atento a tudo que acontece; exigir o correto quando estiver errado e elogiar quando estiver certo; saber dialogar, orientar; aceitar sugestões e críticas; ser flexível e ponderado. Ser acessível e amigo. Tendo essa postura, com certeza, a equipe toda caminhará de forma correta e a escola não terá tantos problemas.
Cursista Evanilce
Tutora Ivina

Anônimo disse...

Que a nova gestora soube lidar com a situação em questão e ainda conseguiu que todos mudassem sua postura e conduta. Ela conseguiu transformar os problemas em solução porque teve competência e agilidade naquela situação de emergência.
Cursista: Nice
Tutora: Valéria

Jeová disse...

A responsabilidade sobre nossas tarefas diárias devem ser exercidas sem a necessidade de esperamos por cobranças.
Vimos que o texto expressa a falta de disciplina dos funcionários diante das mudanças que ocorrem no ambiente quando precisamos fazer novas adaptações.
É preciso estarmos prontos para as mudanças pois vivenciamos constantes inovações, sejam elas: estruturais, físicas, tecnológicas ou de comando.
Nossa função é servir e servir bem, com qualidade profissional, independente das condições oferecidas no momento. A idéia é reciclar e isto ocorre também no âmbito profissional, onde devemos oferecer o melhor de nós como funcionários públicos, mesmo quando a situação nos exige mais empenho,esforço, comprometimento e dedicação.
Quando há responsabilidade profissional, nos adequamos às necessidades independentemente de quem seja o gestor. Fazemos parte desta gestão e como o espaço é democrático, todos tem a sua parcela de contribuição.
Cursista: Jeová Moreira.
Tutora: Valéria.

Anônimo disse...

Uma boa direção refletirá sim no desempenho da escola e até mesmo dos profissionais. Devemos ter consciência que dependemos dos alunos e a escola depende de todos nós: alunos, profissionais e os pais dos alunos. Uma gestão democrática que faz com que todos se envolvam, vestindo a camisa para que a educação realmente aconteça faz com que o ensino público supere todas as dificuldades, principalmente a financeira; já que tanto do dinheiro é destinado á Família para que invistam na educação de seus filhos e, para a escola o repasse financeiro é na maior parte insuficiente para suprir suas necessidades.
Eudalia Gonçalves Vieira.
Tuta: Maria Auxiliadora.

Izabek disse...

Que ali houve realmente gestão escolar. A nova direção teve postura democrática, aonde ela consolidou o coletivo. Esse novo olhar influenciou todo o sucesso da escola, fazendo com que os funcionários agissem positivamente.

Cursista: Izabel
Tutora: Valeria

Astrid disse...

Eu gostei muito de saber sobre Legidlação escolar a História as Constituições um grande caminhos de luta que entre os séculos,mostra como contruimos uma gestão democrática isso e muito bom sabem.

Anônimo disse...

Podemos observar claramente dois tipos de gestores o autoritarista e o democrático, sendo assim concui-se que não se ganha a confiança do servidor na pressão mas sim na valorização do mesmo
Cursista: cleuza Mendes e silva
Tutora Auxiliadora

janete/tutora Auxiliadora disse...

Toda mudança por menor que seja, causa alteração na rotina de trabalho, essa situação saiu do controle a partir do momento que houve negligencia administrativa por parte da antiga gestão. Com a nova gestão e o uso de uma metodologia administrativa correta os funcionários da escola passou então a desenvolver as suas funções normamente.

Anônimo disse...

Os verdadeiros gestores estão envolvidos com toda comunidade escolar, atendendo suas expectativas, buscando soluções conjuntas para resolução de problemas e tomada de decisões, tendo obrigação de ter o conhecimento maior do que as pessoas com quem interage. “A escola tem de ser encarada como uma comunidade educativa, permitindo mobilizar o conjunto de atores sociais e dos grupos profissionais em torno de um projeto comum.” (NÓVOA, 2005, p.35)
Cursista: Edmundo
Tutora: Valéria